Lar Vila Assunção
Sobre Lar Vila Assunção

O Lar Vila Assunção iniciou a sua atividade no ano de 1956 pela iniciativa de D. Amélia Bianchi Giorgi e da Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias.

O edifício, conhecido por Palacete, denominava-se então de Vila Figueira, e havia sido mandado construir pelo senhor José Figueira, no ano de 1924, com todos os requintes de luxo, arte e bom gosto. No ano de 1955, edifício foi adquirido pela D. Amélia Bianchi Giorgi e doado à Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias com a finalidade das Irmãs aqui cuidarem senhoras idosas.

No dia 16 de Fevereiro de 1956 chegaram a esta casa as Irmãs Coleta, Pascoal e Mª das Dores a fim de acompanharem as obras limpeza, de adaptação e de pintura exterior do edifício, que era azul e branco. As Irmãs auxiliavam também na catequese paroquial.

A escritura definitiva do edifício foi lavrada a 19 de Abril de 1956.
A Inauguração oficial da casa teve lugar no dia 08 de Dezembro de 1956, dia da Imaculada Conceição, pelo Rev. Do Padre Orlando Moisés de Freitas Morna, professor do Seminário.
Com a falta de verbas e de condições decorrentes do insuficiente financiamento e da elevada degradação do edifício, a Província Coração de Maria das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias, chegou a ponderar o encerramento do Lar na década de oitenta, mas tal não foi a vontade de Deus. Perante as dificuldades surgidas e com o consentimento do Governo Geral da Congregação, foi determinado uma reparação profunda do edifício. As reparações eram de tal ordem que as Utentes e as Irmãs tinham de sair do edifício, pelo que se decidiu em primeiro lugar fazer de raiz um novo pavilhão para acolher todas estas pessoas e depois recuperar o antigo edifício. As obras tiveram início a 02-06-1992 e ficaram concluídas em Dezembro de 1994.
A reinauguração da casa aconteceu em 12 de Dezembro de 1994, com a bênção do edifício e a Eucaristia presidida por D. Teodoro de Faria, então Bispo do Funchal.

Sendo imperativo um novo modelo de gestão, o Lar foi oficializado como Instituição Particular de Solidariedade Social. Em Dezembro de 1995 os Estatutos foram aprovados pelo Sr. Bispo D. Teodoro de Faria e foi estabelecida a personalidade jurídica da Instituição como Fundação Mary Jane Wilson.
A gestão da instituição está à responsabilidade da Província do Coração de Maria, das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias e os serviços são coadjuvados por outro pessoal técnico e não técnico.
A assistência Espiritual é realizada diariamente pelo capelão e também pelas Irmãs através da distribuição da comunhão e da recitação do terço com os idosos, da realização de vigílias e da adoração ao Santíssimo Sacramento, do diálogo e do acompanhamento diário.

Que Nossa Senhora da Assunção, padroeira da Instituição, nos abençoe e nos ajude na concretização da nossa missão.

Fotos
Publicações relacionadas