Santos Populares 2013

Santo António, São Pedro, São João… Os santos populares vão começar a festa de 2013 e querem a sua companhia.


Santo António ainda não acabou, ou sequer começou, mas se não conseguir festejar o santo casamenteiro pode sempre aproveitar ainda o São Pedro e pedir o balão para brincar ao São João! 

Sabemos que já está a bater o pé só de pensar que vem aí mais uma ronda de santos populares e o bailarico. As festas populares são as festas em que as ruas se enchem de euforia e onde são partilhadas danças e iguarias populares. Com a nossa ajuda, escolha o sítio onde pode comer um boa sardinha assada, onde dormir, se vier de longe, e tudo o mais que precisa para viver intensamente as festas populares de 2013.

No caso das sardinhas assadas no pão com a saladinha de pimentos e dos pregos ou bifanas, de certeza que vai sempre encontrar imensas barraquinhas que estarão espalhadas pelas cidades, mas para estar mesmo bem preparado, porque não visita umas quantas casas de pasto ou restaurantes de comida típica portuguesa da zona e faz uma reserva?

Nós também somos fãs das festas dos santos populares, seja o São João, São Pedro ou o Santo António, estamos sempre na fila da frente e, daí que as nossas dicas sejam válidas para todas as cidades onde se festejam e para malta de todas as idades. 

Vale bem a pena, acredite. Por isso, além de informações sobre restaurantes e locais, ainda vamos estender as nossas sugestões a outras atividades e, como é óbvio, deixar aqui as datas para que depois não se esqueça, pois não pode perder pitada!

Datas e Locais onde se festejam os santos populares:

Santo Popular

Descrição

Data

Santo António ‘O Casamenteiro’

Feriado Municipal em Lisboa. Festeja-se em Lisboa e arredores em bairros como ‘Alfama’, ‘Santos’ e ‘Bica’, e também de outras zonas como Aljustrel, Cascais, Vila Real, etc…

13 de Junho

São João ‘do Balão’

Feriado Municipal no Porto. Festejos mais na zona histórica e ribeirinha. Nos Açores, em ‘Vila Franca do Campo,’ na ilha de São Miguel e ‘Angra do Heroísmo, na Terceira, onde a celebração é mais conhecida por Sanjoaninas. E em outras cidades do país

24 de Junho

São Pedro

Feriado no Seixal, Sintra e Póvoa do Varzim, Évora entre outras

29 de Junho



Outras atrações e informações úteis:
Nos arredores das cidades dos festejos há parques de campismo, pousadas, museus e monumentos, para que possa aproveitar ao máximo a sua estadia e ficar a conhecer a terra que o receberá em festa. Além disso nunca é mal pensado saber horários de transportes e as farmácias que existem por perto, só no caso do copinho de vinho ou sangria da noite anterior se ter transformado em 3 ou 4 e precisar de um analgésico. 

Os santos e as festas populares são uma tradição muito própria da nossa cultura. Seja de dia com as marchas populares, ou de noite com a música e a dança, seja no norte, no sul ou no centro o que interessa é celebrar intensamente tudo o que estes dias festivos têm para te oferecer. Seja no caso de fazer a simpatia ao Santo António ou de largar um balão no São João ou comprar um belo de um manjerico no São Pedro para recordação.

Se precisar de descanso pode ainda aproveitar os feriados para uma escapadinha ou fim de semana prolongado 

Então, vamos festejar os Santos Populares?