Mara Domingues29 Jan 2020

As peixarias de Portugal

Uma peixaria ao virar de cada esquina

«Ó mar salgado, quanto do teu sal
 São lágrimas de Portugal»
Fernando Pessoa, in Mensagem

O mar é parte integrante da história e da vida dos Portugueses. Mesmo dos que moram mais afastados desta imensidão. É uma das muitas coisas que nos define como povo e como homens e mulheres. 
 
 Portugal tem costa com mais de 1700 quilómetros e por isso temos uma sorte danada! 
 A riqueza das nossas águas é incalculável e torna-nos nos maiores consumidores de peixe da União Europeia e a nível mundial conquistamos a medalha de bronze!
 
Olha ó peixe fresquinhooooo!
 
Conhecemos bem os benefícios do peixe fresco e sabemos cozinhá-lo como ninguém.
 
Temos também a sorte de dispormos de peixarias, por todo do país, onde encontramos quem melhor conhece o peixe fresco. Gente que nos apresenta peixes que até então desconhecíamos a sua existência. Pessoas dedicadas à sua peixaria, que muitas vezes nos aconselham sobre a melhor forma de cozinhar determinada espécie. Segredos de iguarias que são passados entre dois dedos de conversa na peixaria.
 
 Como acontece na José Alberto Ramos Lda, em Cascais, a Peixaria Praia Furadouro, em Ovar ou a João L Silva Oliveira, na Angra do Heroísmo. 
 
Se antigamente, o acesso ao peixe fresco era mais difícil a quem vivia no interior do país, felizmente, hoje em dia, as coisas já não são assim.
 
Quer vivas junto à costa ou dentro da serra, tens sempre peixe fresco à tua disposição. O transporte das lotas para as zonas mais interiores de Portugal, já se faz com alguma facilidade, permitindo que as peixarias estejam sempre bem abastecidas.
Por isso peixe bem fresquinho não faltam na banca de Joaquim M Rosado Dimas, em Sousel, na Peixaria Celmar, em Celorico da Beira ou em Vila Real na peixaria Jorge Rodrigues Martins.
 
Faz as tuas compras no bairro
 
As pessoas estão a voltar ao comércio de rua, ao que é tradicional e que faz parte da história dos nossos bairros.
Não há nada melhor, do que agarrar na sacola de pano e sair pelas ruas do bairro. O prazer de fazer compras perto de casa, sem precisar de andar de carro para trás e para a frente, sem stressar por não haver lugar para estacionar. Apenas caminhar e ir cumprimentando os vizinhos, sentir os vários aromas que saem de cada porta aberta e ter a certeza em saber que o que levamos para casa é o melhor.
 
A proximidade com os nossos vizinhos comerciantes, traz-nos inúmeras vantagens e benefícios para a nossa vida, para além de dar vida às nossas ruas.
Os comerciantes de lojas de bairro, são aqueles que conhecem bem os nossos gostos e se lembram de nós quando chegam os produtos de mais gostamos.
 
Que bom que é saber que ali, na peixaria do bairro, o Senhor Manel ou Dona Maria nos guarda aquele peixe fresquinho para o jantar. 
Que bom que é saber que quando formos buscar o peixe à peixaria, já vem pronto a cozinhar. Preparado e amanhado tal qual como gostamos. 
Que bom que é saber que ali o peixe tem uma origem conhecida, que foi apanhado de forma sustentável e responsável. 
 
"Olha a sardiiinha; boa, bela e fresquiiinha!"
 
Quer seja sardinha, robalo ou salmão, sabemos que o que encontramos nas peixarias, não é o peixe de véspera. Aqui não sobra e muito menos fica em saldo no dia seguinte. 
 
Nas peixarias, quem nos atende tem o orgulho de estar a oferecer ao cliente o que de melhor o mar oferece e, acabadinho de chegar da lota. Tão fresco como se ainda estivesse em alto mar.
O peixe que compras nas peixarias do teu bairro ou na vizinhança, pesa exatamente o seu peso e é isso que irás paga e não o seu peso com muita água!
 
O cuidado na escolha correta dos alimentos com os quais confecionas as tuas refeições, deve ser uma preocupação tua, no momento de ires às compras. É essencial que encontres as tuas lojas de referência, onde os produtos são de qualidade e onde podes confiar em quem te atende.
E no caso das peixarias não é diferente. Procura o teu sr Manel ou tua D. Maria, que te oferecem o melhor peixe para os teus momentos inspiradores na cozinha.
 
Um peixe por dia nem sabes o bem que te fazia
 
Quando pensamos em alimentação saudável, pensamos em peixe.
Quando pensamos em peixe, pensamos em frescura. E a frescura é uma certeza nas peixarias.
Quando pensamos na costa portuguesa, pensamos no nosso peixe. E são estas as espécies que encontramos nas peixarias!
Quando pensamos em comércio, pensamos num atendimento personalizado. E é esse o comportamento que encontramos nas peixarias!
Quando pensamos em respeito pelo eco sistema, pensamos em pesca sustentável. E é assim que são capturados os peixes das peixarias.
Já não há desculpas para não comeres peixe fresco, com a máxima qualidade e confecionado com as melhores receitas.
 
Em cada esquina, uma peixaria. A tua peixaria.
Categorias Relacionadas
sobre o autor
Mara Domingues
Redação e criação de conteúdos

O meu nome é Mara, muitas vezes confundido com Maria, Marta ou até mesmo Lara.
E onde entra a escrita na minha vida?...

ver perfil
62
Publicações
Experiência relacionadas