Mara Domingues29 Jan 2020

Porque nas férias também se fazem novas amizades

Para quem gosta de passar as férias num ambiente descontraído e conhecer pessoas, os albergues são a opção ideal!

Segundo consta no dicionário, albergue é:
substantivo masculino
1. Estabelecimento que fornece alojamento a preços mais reduzidos do que um hotel. = ALBERGARIA, HOSPEDAGEM, HOSPEDARIA
2. Casa em que alguém se hospeda.
3. Refúgio para pernoitar ou pousar. = ABRIGO, ASILO, HOSPÍCIO
 "albergue", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/albergue 
 
No entanto, hoje em dia, os albergues são um dos tipos de alojamento mais utilizado, principalmente pelas camadas mais jovens mas não só. Este fenómeno deve-se ao facto dos albergues se terem vindo a adaptar a novas realidades, criando soluções de alojamento para todos os gostos. 
 
Um quarto só para mim
 
Já é possível, tal como diz o dicionário, pernoitares, num quarto privativo, com todas as comodidades de um hotel. Podes usufruir de um quarto com casa de banho exclusiva, porém por um preço mais acessível e com um atendimento mais próximo e familiar.
Por isso, se te apetece umas férias mais descontraídas, sem grandes cerimónias, mas não queres abdicar te deres o teu espaço privado para descansares, já não precisas de te preocupar. Os muitos albergues espalhados pelos país, dispõem de quartos singulares ou duplos.
 
Quarto para partilhar
 
A maioria dos albergues é composto de quartos partilhados por quatro pessoas ou mais, podendo em alguns casos, terem disponíveis dormitórios com beliches para mais de vinte hóspedes. Isto, claro, sempre respeitando o espaço e a privacidade de cada um. Por isso, quer vás sozinho, ou acompanhado, só tens de optar pela solução que mais se adequa às tuas necessidades ou vontades. Existe igualmente a possibilidade de escolheres ficar alojado num dormitório com hóspedes do mesmo género que o teu, ou podes optar por um dormitório misto.
 
Porque deves optar por um albergue
 
Sentires-te em casa mesmo estando fora          
 
Uma das grandes diferenças que vais encontrar entre um albergue e um hotel, é na forma como irás interagir com os outros hóspedes. Num hotel, por norma, o máximo que convívio que existe entre as várias pessoas que estão alojadas, é o cumprimento entre corredores ou na sala de refeições. No albergue, os hóspedes tendem a aproximar-se para se conhecerem, sem que isso seja visto como uma invasão da tua privacidade.  Numa fase inicial podes estranhar, por não estares habituado. no entanto se te deixares ir, vais descobrir o quão fantástica pode ser esta experiência.
Faz parte! As pessoas usam os espaços comuns como se estivessem em sua casa, o que gera um à vontade natural.
Trocam-se ideias, partilham-se tradições, descobrem-se outras culturas e combinam-se sítios a visitar em conjunto.
Num albergue, terás a possibilidade de conhecer pessoas de outras cidades e até mesmo de outros países, o que torna esta experiência muito mais enriquecedora e inesquecível.
 
Animação e atividades garantidas
 
Os albergues esperam que os seus hóspedes tirem o máximo proveito da sua estadia. Que se divirtam bastante, que se conheçam e que tenham oportunidades para interagirem e partilharem experiências.
De forma a garantir que tudo isto acontece, os albergues dinamizam o espaço, oferecendo festas temáticas, jantares especiais, noites de jogos, etc. Também disponibilizam atividades exteriores organizadas e adaptadas à realidade local, como por exemplo caminhadas, passeios de bicicleta ou aulas de surf. Preparam roteiros turísticos, alguns com o guia incluído, para que desta forma possas conhecer todos os encantos da região.
Muitas destas ações são gratuitas e por norma, as que têm um custo, têm um preço muito simpático para a tua carteira. Desafia-te e aproveita as oportunidades que os albergues te oferecem.
 
Comodidade e poupança
 
Ficares alojado num albergue, significa poupares no alojamento.  E esta é a melhor opção para quem quer passar o dia a explorar novos locais e apenas precisa de um quarto para descansar, tomar um banho e guardar a bagagem. Apesar de não serem alojamentos chiques e requintados, os albergues oferecem-te todas as comodidades e conforto que necessitas. Para além das inúmeras vantagens que já te falámos, ficares num albergue pode fazer a diferença. Naquelas fases em que o orçamento está mais reduzido, poderá determinar o ires de férias ou não. Ou pode igualmente significar, que com o valor que poupas no alojamento, aproveitas mais as ofertas locais. Terá mais margem financeira para experimentar os melhores restaurantes da gastronomia local, visitar museus com entrada paga ou até mesmo assistir a espetáculos.

Não fiques em casa
 
Agora que conheces esta opção de alojamento, é só procurares e escolheres uns dos muitos albergues que existem de norte a sul, passando pelos Açores e pela Madeira e ires à aventura.
Já não tens desculpa para ficares em casa.
Categorias Relacionadas
sobre o autor
Mara Domingues
Redação e criação de conteúdos

O meu nome é Mara, muitas vezes confundido com Maria, Marta ou até mesmo Lara.
E onde entra a escrita na minha vida?...

ver perfil
62
Publicações
Experiência relacionadas