O seu navegador é demasiado antigo. Algumas funcionalidades poderão não funcionar.

Por favor faça download de um navegador mais recente aqui. Obrigado!

Centro Maria Pascoal02 Nov 2021

Quer melhorar a sua autoestima?

8 formas para conseguir!

Se quer melhorar a autoestima, confira o que deve fazer por si. 


  1. Nunca se compare - A comparação cria diminuição e com isso irá sentir-se inferior. Quem sofre de baixa autoestima acha sempre que as outras pessoas são melhores. Por esse motivo sofrem, sempre, quando se compararam. A beleza de alguém, não diminui a sua! Existem só diferenças nos vários tipos de beleza. 

  2. Praticar atividade física - Está comprovado que o exercício melhora a autoestima, refletindo-se tanto física como emocionalmente. Amar o seu corpo permite-lhe fazer melhores escolhas e mais saudáveis. Ter mais cuidado com a alimentação, isso já é um grande sinal de amor próprio.

  3. Melhorar a sua aparência - Passar a dar mais atenção ao que veste e ao que a(o) favorece e ao que gosta de usar. 
    Terá sempre uma boa sensação, nos momentos em que se está a sentir bem, com o que está a usar…isso terá um efeito muito benéfico em si. 

  4. Desligar-se do que é colocado nas redes sociais… onde muitas vezes tudo parece perfeito. 
    As redes sociais podem contribuir para o aumento da ansiedade, por elevarem os momentos de comparação, está provado que podem contribuir e causar depressão.
    Tente conviver mais com as pessoas presencialmente e tenha mais momentos sociais. Junte-se a pessoas que lhe acrescentam valor, afaste-se das que a inferiorizam/desvalorizam/criticam. 

  5. Dê valor às suas conquistas e ao esforço que fez para as alcançar. Assim é mais fácil atribuir-se valor. Tente fazer algo melhor amanhã e sinta as suas vitórias. 

  6. Priorizar-se! Se não gostar ou não se identificar com algo, manifeste a sua opinião ou afaste-se. 
    Se for numa relação procure analisar o que é melhor para si e repense bem no que quer. Acima de tudo nunca aceite que lhe faltem ao respeito. 

  7. Se quiser evitar comparar-se invista na sua mudança e, compare-se consigo mesmo. Tente ser amanhã melhor que hoje e será sempre a sua melhor versão.

  8. Se já tentou algumas coisas e não conseguiu melhorar a sua autoestima, procure de um psicoterapeuta que com técnicas específicas, pode ajudar a mudar a forma como se sente e elevar a sua autoestima.
Categorias Relacionadas
sobre o autor
Centro Maria Pascoal
Psicologia clínica e Psicoterapia

PSICOTERAPIA - EM QUE SITUAÇÕES PODE AJUDAR? COMO FUNCIONA?

É uma terapia que cura sintomas incomodativos, tais...

ver perfil
29
Publicações
Dicas relacionadas