Mara Domingues29 Jan 2020

Botijas e muito mais

Apesar da chegada do gás canalizado, muitas casas mantém o gás de botija e por isso é essencial ter o contato de um distribuidor de gás. As tuas costas agradecem.

No entanto, os distribuidores de gás, oferecem um roll variado de serviços, não sendo limitado à venda das botijas. E mesmo dentro do serviço da distribuição, existem variantes no tipo de botija a escolheres. Encontra o teu ponto de distribuição de referência e pouparás muitos aborrecimentos.

Marcas exclusivas

Cada distribuidor trabalha com uma marca especifica. Por exemplo a Lumigás-Distribuidora de Gás Lda, em Loures que está no mercado desde o início da década de 70, comercializa gás da BP, que atualmente, Rubis Gás. Desta forma, torna-se mais simples a escolha do teu distribuidor de gás. Evitas perder tempo a procurar a tua marca. Sabes que se fores a determinado revendedor é lá que vais encontrar o que pretendes.

Vários tipos de garrafas e de gás

As diferenças entre o gás propano e o gás butano são muito ténues.
O teu distribuidor de gás prestará todo o apoio que necessitares para encontrares a solução que melhor se adequa à tua  realidade.
O mais habitual encontrarmos nas cozinhas particulares é o gás butano. Este é o mais indicado para cozinhar, para aquecer a água e o ambiente.
Por isso requer medidas de segurança extrema bem como de limpeza.
Já as garrafas de gás propano, podem ser utilizadas em casas particulares,  no entanto é mais frequentes encontrá-las na área da restauração e da hotelaria.
Este tipo de gás está disponível em garrafas de vários tamanhos, podendo mesmo atingir os 45 kg. Desta forma torna-se o mais indicado, para situações em que o consumo é muito elevado, como em serviços de catering, aquecimento de caldeiras de grandes dimensões e espaços muito amplos.

Mini garrafas

Nas lojas de distribuição de gás, encontrarás mini garrafas de gás butano, desde 2,75 a 6 kg, que são o ideal para quando vais acampar ou fazeres um churrasco fora de casa e precisas de uma fonte de gás.
Requerem, igualmente, cuidados com a sua segurança e transporte, porém devido à sua dimensão e ao material de que são compostas, tornam-se muito fáceis de transportar.

Vasta gama de produtos à venda

Os distribuidores de gás, não vendem apenas garrafas de gás. Aqui adquirirás uma variedade de produtos dentro desta área.
Poderás encontrar peças para os equipamentos que trabalham a gás, ou material para a canalização do gás.  Óleos, lubrificantes, redutores para as garrafas ou mangueiras são alguns dos artigos que terás à tua disposição nas lojas dos distribuidores de gás. E podemos continuar. Adaptadores para os vários tipos de gás, abraçadeiras, liras, etc...

Mas não fica por aqui. Por exemplo, é muito comum estarem à venda esquentadores, aquecedores interiores ou grelhadores. Em alguns espaços podes comprar kits para não teres de te preocupar com nada, quando vais acampar. Fogareiros, lanternas a gás e cartuchos de gás para não ficares desprevenido.

Assistência e manutenção técnica

Com as questões de gás não se brinca e por isso, deves entregar a assistência técnica das instalações em tua casa, a profissionais competentes e certificados.
Os distribuidores de gás são compostos por equipas especializadas e prontas para te dar a assistência que seja necessária.
As substituições das mangueiras, dos redutores ou de equipamentos de gás deverão ser realizadas por quem sabe.
Deixa para os profissionais, as instalações de rede de gás, a reparações de equipamentos como esquentadores, fogões e outros equipamentos que funcionem a gás.
Ensaios de monóxido de carbono, análise e correção da ventilação e acompanhamento nas inspeções de gás por entidades certificadas, são alguns serviços de assistência prestados.

Seguro de casa e bens

Algumas marcas, na compra de uma garrafa de gás, oferecem um seguro para a tua casa e para os teus bens. É importante que faças as inspeções a que a lei obriga.
A responsabilidade de as pedir e de as ter em dia é única e exclusivamente tua. Em caso de existir alguma fuga com consequências mais graves, serás tu o responsabilizado.
Estes seguros não te retiram essa obrigatoriedade ou responsabilidade. Existem, apenas para te ajudar em caso de perca de bens materiais e têm um limite financeiro.

Piquete 24 horas

Muitos distribuidores de gás, asseguram um serviço de assistência todo o dia.
Se te cheirar a gás, fecha de imediato o redutor da garrafa e se puderes ou conseguires, leva-a até à varanda ou quintal. Não te esqueças de abrir as janelas e portas para que o ar circule e telefona de imediato a um piquete de gás. Apenas estes técnicos poderão indicar-te as medidas corretas a tomar.
A Termoluz-Distribuição de Gás, em Lagos, dispõe ainda de um serviço telefónico para esclarecimento de dúvidas. Qualquer questão que tenhas sobre a instalação de gás, a segurança das botijas, etc, poderás recorrer a esta Conselheira de Segurança, a qualquer hora. Este serviço está disponível 24 horas por dia.

Distribuidores de Gás e muito mais

Como podes verificar, os distribuidores de gás, ocupam um papel essencial na segurança da tua casa e a sua oferta vai muito para além da entrega das botijas.
categorias relacionadas
sobre o autor
Mara Domingues
Redação e criação de conteúdos

O meu nome é Mara, muitas vezes confundido com Maria, Marta ou até mesmo Lara.
E onde entra a escrita na minha vida?...

ver perfil
62
Publicações
Dicas relacionadas