O seu navegador é demasiado antigo. Algumas funcionalidades poderão não funcionar.

Por favor faça download de um navegador mais recente aqui. Obrigado!

Centro Maria Pascoal16 Nov 2021

A separação dos pais

Não pode prejudicar os filhos!

Os conflitos entre os pais, deveriam ser encarados como um fenómeno prioritário, pois prejudica muito as crianças. Os pais podem decidir separar-se, mas não têm o direito de impedir a convivência saudável com o outro progenitor que não ficou com o poder paternal.

Muitas vezes, valem-se desta condição como arma de arremesso, para se vingarem, sem terem em conta os danos que podem provocar no seu filho. A única vítima desta separação, por não poder continuar a manter uma relação saudável com um dos pais, quando isso prejudica o seu desenvolvimento. Coloca em causa os direitos mais básicos das crianças .

Acaba por ser uma violência psicológica para a criança, pois muitas vezes, é a mais prejudicada, pois o seu crescimento emocional fica comprometido. A criança sofre pela dinâmica familiar que existe e cria-lhe um conflito interno, apesar de não ser responsável, nem de ter sido escolha sua.

É mudança necessária nas famílias, sempre que os pais decidem separar-se, existir igualdade entre as partes, nos cuidados à criança.  Esses, muitas vezes acabam por surgir, aquando do divórcio ou separação, com falha nos valores e princípios no Direito de Família . A igualdade parental ainda está por concluir na legislação e a sua aplicação também, de forma a evitar situações em que a criança continue a ter de se separar de um dos pais, pelo facto de os mesmos não se entenderem.

Se precisar de ajuda neste contexto contacte-nos! Seja para ajudar a criança a lidar com uma separação, seja para mediar o comportamento dos pais e assegurar um desenvolvimento saudável do seu filho. 
Categorias Relacionadas
sobre o autor
Centro Maria Pascoal
Psicologia clínica e Psicoterapia

PSICOTERAPIA - EM QUE SITUAÇÕES PODE AJUDAR? COMO FUNCIONA?

É uma terapia que cura sintomas incomodativos, tais...

ver perfil
16
Publicações
Dicas relacionadas