Sara Santos29 Jan 2020

termas e banhos

wellness center

À procura de uma massagem? Vantagens e diferenças

O teu dia a dia nem sempre deve ser fácil! Acordares cedo, tratar de burocracias, levar os teus filhos à escola, ir às compras… mil e umas coisas para fazer! Organizar tudo pode ser bastante cansativo! No entanto, depois de dias intensos sabe bem em alguns momentos descontrair e relaxar! E que tal ir a um SPA e fazer uma verdadeira massagem dos deuses? Recupera toda a fadiga e torna o teu corpo mais revitalizado! 

O que é uma massagem? 

Uma massagem é uma prática que recorre ao uso da força nos tecidos macios do corpo que engloba os músculos, tendões e articulações para estimular a mobilidade e a elasticidade do corpo, bem como o alívio das dores corporais. Por norma, a massagem pode ser aplicada nas várias partes do corpo ou em todo o corpo com o objetivo de tratar traumas a nível físico, controlo da dor, para o alívio da tensão ou alívio de stress psicológico. Atualmente, existem massagens que podem ser realizadas de uma forma semelhante, mas apresentam resultados e vantagens distintas. São incluídas massagem para casal, massagens cosméticas e de rejuvenescimento. As mesmas podem chegar às grandes empresas, através de pacotes de incentivos para os colaboradores, funcionando como uma massagem terapêutica que ajuda a combater e a aliviar o stress e dor. Seria uma coisa a pensar para o teu local de trabalho? Vantagens e opções não irão faltar!

Descubra os efeitos de uma massagem 

Os tecidos moles como os músculos são o principal elemento que está em contacto direto quando é realizada uma massagem e a sua prática frequente poderá levar a efeitos terapêuticos como: 

·        Efeitos fisiológicos

Uma massagem relaxante consegue dar origem a um conjunto de efeitos fisiológicos significativos no que diz respeito ao fluxo sanguíneo dos tecidos que estão a ser tratados. São incluídos efeitos como: aumento do fluxo de nutrientes; alívio da dor; relaxamento local e geral; aumento dos movimentos das articulações, etc. 

·        Efeitos psicológicos 

Para quem pensa que o tratamento através de uma massagem tem sobretudo uma finalidade relaxante a nível físico, mais importante que isso é a sua função psicológica. Estares relaxado exige um esforço consciente para que o teu próprio corpo se liberte e nem sempre é fácil relaxares os teus membros. Desta forma, as massagens relaxantes atuam como forma de te estimular e produzir uma forte sensação de calma. Desta prática resultam efeitos como: redução do stress; fadiga e ansiedade; estímulo da atividade física e alívio da dor. 

·        Efeitos mecânicos 

Ao realizar uma massagem fazem com que existam movimentos de pressão, compressão ou até mesmo de fricção que acabam por exercer um impacto significativo nos tecidos. Assim, é produzida uma estimulação mecânica que pode afetar a circulação a nível arterial, venoso e capilar. Alguns dos efeitos que normalmente podem acontecer são: o alívio da dor, melhoria no movimento das articulações, aumento da circulação sanguínea, aumento do fluxo dos nutrientes e melhoria na atividade muscular, bem como do relaxamento dos tecidos a nível local e geral. 


Tipos de massagens

Ao longo dos tempos foram desenvolvidas várias técnicas de massagem. Parte delas são originárias de países de todo o mundo, como a massagem ayurvédica na Índia e a massagem shiatsu no Japão ou até mesmo a massagem sueca na Europa. Ficas-te curioso em experimentar um destes tipos? Conhece ao pormenor cada tipo de massagem!

·        Massagem Ayurvédica 

O foco neste tipo de massagem é sobretudo nas articulações recorrendo a óleos naturais que são especialmente aquecidos. É recomendada para gerar um efeito de relaxamento como forma de alinhar todas as energias do corpo sendo realizada sobre um tatami, um pequeno colchão.

·        Massagem terapêutica

Esta prática centra-se numa massagem localizada com o propósito de recuperar de forma gradual a zona afetada. Os efeitos da massagem terapêutica ajudam a prevenir certos problemas relacionados com a saúde como: o stress, entorses, tendinites e o aumento da circulação sanguínea. Esta prática fará com que todas essas situações se reduzam significativamente! 

·        Massagem shiatsu 

A massagem shiatsu é uma técnica oriental que tem como propósito o equilíbrio dos canais do corpo, aliviar as dores físicas, tratar de doenças agudas e libertar a tensão muscular. Esta massagem relaxante combina uma pressão em vários pontos do corpo recorrendo a mãos, pés, cotovelos, joelhos e até o próprio peso do terapeuta. Desta forma, consegue-se uma manutenção e recuperação da saúde e um equilibro de todas as energias do corpo. 

·        Sueca 

Deriva das antigas formas utilizadas na Grécia onde se exerce uma pressão no sentido do fluxo sanguíneo em diferentes partes do nosso corpo. Pode recorrer-se ainda a técnica de fricção com o objetivo de melhorar o retorno do sangue ao coração, de forma a obter um efeito total de relaxamento. 

Quais os seus benefícios? 

As diferenças entre estes vários tipos de massagem são visíveis, no entanto as vantagens acabam por revelar contornos muito idênticos. Também já pensaste numa ida ao SPA e fazer uma verdadeira massagem para casal? Será uma mais valia para um maior equilíbrio da vida! Os efeitos positivos da massagem ayavérdica e das restantes podem ser de origem física, mas mais importante disso é os benefícios a nível psicológico que podem tornar o teu dia a dia mais tranquilo e relaxado!

·        Redução da fadiga muscular;
·        Equilíbrio e estímulo do sistema digestivo; 
·        Ajuda no combate à pressão arterial elevada;
·        Estímulo o sistema nervoso de forma positiva; 
·        Alívio do stress;
·        Relaxamento do corpo e da mente;
·        Melhor qualidade de vida;
·        Eliminar as tensões existentes no corpo;
·        Potencia o sistema imunológico;
·        Revitaliza a pele;
·        Aumento de energia;
·        Estimula a circulação sanguínea;
 
Saiba os cuidados a ter ao fazer uma massagem

Pode parecer um processo bastante simples! Antes demais é importante encontrar um profissional à altura e ainda procurar esses cuidados, mas ter em atenção e identificar verdadeiramente os problemas e resolvê-los da melhor forma. Assim, saberás se realmente precisas de uma massagem e quais os cuidados que deves ter como:

·        Não realizar automassagem: não peças a pessoas da tua família ou amigos para te fazerem qualquer tipo de massagem, pois não têm qualquer tipo de experiência na área. O que poderá acontecer é que irás piorar o foco da dor e não será melhor para o teu dia a dia! 

·        Realiza um diagnóstico das tuas dores: as dores estão associadas a algum problema que atinge o teu corpo e é importante que as percebas para que consigas uma recuperação mais rápida. O primeiro passo será pedir um aconselhamento a um especialista, pois ele saberá exatamente como podes tornar os teus dias mais relaxados e tranquilos!

·        Não faças qualquer tipo de massagem se: possuíres casos crónicos de doenças nas articulações, insuficiência cardíaca ou renal, doenças na pele que possam levar a um contágio ou presença de coágulos de sangue nas pernas. Todas estas contra-indicações devem ser levadas muito a sério pois podem gerar efeitos inesperados. 

Depois de enriqueceres ainda mais o teu conhecimento, aproveita e desfruta de um momento agradável com uma massagem relaxante numa ida ao SPA! Porque cuidar da tua saúde e do teu corpo só dependerá de ti!

sobre o autor
Sara Santos

ver perfil
32
Publicações
Dicas relacionadas