O seu navegador é demasiado antigo. Algumas funcionalidades poderão não funcionar.

Por favor faça download de um navegador mais recente aqui. Obrigado!

Centro Maria Pascoal26 Jan 2022

clínicas de psicologia

Podemos mudar o que sentimos?

Negar ajuda?

Podemos mudar o que sentimos? Podemos compreender ou não as nossas emoções?


É muito difícil lidar com as nossas emoções, mas é preciso assumi-las! Na maioria das vezes, não sabemos o que fazer. Às vezes nem sequer sabemos porque sentimos o que sentimos. Temos até dificuldade em dar nome ao que sentimos.

Quando a emoção é positiva - está tudo bem! O problema é quando o que sentimos dói, incomoda ou nos faz sofrer. A nossa tendência é tentar fingir ou negar. Ficamos ali, perdidos e paralisados com o que se passa dentro de nós. Mais uma vez fingimos que está tudo bem e tentamos seguir em frente, mas não resolve!
A negação pode durar algumas horas, dias. Esse truque serve para facilitar uma fuga. O que sentimos continua lá. Há um mal-estar e não conseguimos digerir a emoção e sentimo-nos inseguros e inquietos. Como fingir que está tudo bem se não funciona? Persistimos na fuga de nós mesmos? E procuramos comportamentos compensatórios com comida, álcool, compras,relacionamentos e até o consumo de ansiolíticos e antidepressivos.

O melhor seria pedir ajuda de um psicoterapeuta para nos ajudar lidar com as emoções para que deixem de incomodar e evitar todos os comportamentos compensatórios. 

@centro.mariapascoal há 22 anos a ajudar pessoas. 
Categorias Relacionadas
sobre o autor
Centro Maria Pascoal
Psicologia clínica e Psicoterapia

PSICOTERAPIA - EM QUE SITUAÇÕES PODE AJUDAR? COMO FUNCIONA?

É uma terapia que cura sintomas incomodativos, tais...

ver perfil
29
Publicações
Dicas relacionadas