O seu navegador é demasiado antigo. Algumas funcionalidades poderão não funcionar.

Por favor faça download de um navegador mais recente aqui. Obrigado!

Centro Maria Pascoal26 Jan 2022

clínicas de psicologia

Varrer as emoções para debaixo do tapete

Não resolve!

A estratégia de varrer as emoções para debaixo do tapete, não é boa! Além de não resolver os problemas, agrava-os!

Quando não se lida bem com o que se sente, as emoções não desaparecem, perpetuam e criam raízes...além disso, perde-se a oportunidade de autoconhecimento. Quando não se resolve uma emoção que incomoda, ela irá permanecer como uma dor crónica.

É muito difícil não escolher esse caminho por parecer ser mais fácil e, também porque temos essa prática interiorizada. Desde a cedo que aprendemos a encobrir os “maus sentimentos”. Assim, quando chegamos à idade adulta, a nossa ignorância emocional é assim - somos analfabetos emocionais.

Infelizmente, o prejuízo não fica só pelo autoconhecimento. Os sentimentos, quando escondidos, passam por duas fases. Primeiro transformam-se em mágoas, raiva, angústia e ressentimentos… e depois materializam-se no nosso corpo, transformando-se em doenças.

O que podemos fazer?

Há vários caminhos possíveis, mas o melhor é fazer sessões de psicoterapia, meditação ou yoga…algo que nos ajude a resolver todos os sentimentos que não “são bons”. 

Fazer essa escolha não é fácil, porque temos tendência para racionalizar os pensamentos como “não faz sentido o que eu sinto” ou “eu não acredito que eu estou a sentir isso” ou “isso vai passar”…empurram-se as emoções para debaixo do tapete, mas nada passa, só se transforma em emoções mais dolorosas que nos impedem de viver as emoções de modo mais saudável.

Centro Maria Pascoal -A ajudar pessoas há 22 anos
Categorias Relacionadas
sobre o autor
Centro Maria Pascoal
Psicologia clínica e Psicoterapia

PSICOTERAPIA - EM QUE SITUAÇÕES PODE AJUDAR? COMO FUNCIONA?

É uma terapia que cura sintomas incomodativos, tais...

ver perfil
29
Publicações
Serviços relacionadas