Sara Santos28 Jan 2020

proteção animal

Maus tratos animais: o que fazer?

Os animais são um dos grandes amigos do homem, mas nem sempre isso acontece. Uma realidade bem visível nos dias de hoje são os maus tratos animais. A quantidade de animais maltratados e abandonados nas ruas tem sido cada vez maior e a sua maioria não tem casa e precisa de ajuda. Os maus tratos animais são considerados por lei um crime e em caso de assistires a alguma situação deves fazer uma denuncia maus tratos animais. São consideradas situações bastante complicadas, mas nem sempre existe um procedimento correto a seguir para a sua resolução. O abrigo de animais é muitas das vezes a solução encontrada para resolver situações graves como estas. Estes espaços acabam por dar uma nova vida a estes bichinhos e até a oportunidade de lhes dar um novo lar. Já te deparaste com uma situação destas e queres saber como podes resolver o problema? Fica a saber o que é um abrigo de animais e ainda como podes realizar uma denuncia em caso de maus tratos! 

O que são abrigos de animais? 

Um abrigo de animais é um espaço em que animais domésticos como cães, gatos ou até aves são levados quando são abandonados ou alvo de maus tratos. É considerado maus tratos também quando os animais nascem na rua e não têm um lar ou quando são deixados nas ruas pelos próprios donos. Estes locais são espaços que dão um novo lar e vida a seres indefesos dando-lhes condições de higiene e alimentação adequadas. A rua nunca foi nem será um local para os animais, mas muitas das pessoas não param para pensar um pouco nisso! A rua acaba por ter imensos perigos deixando estes seres serem alvo de atropelamento ou acidentes. Os abrigos de animais acabam por servir para animais que são abandonados na rua e que se encontram em situações delicadas. Eles acabam por cuidar dos mesmos que chegam às instalações doentes, ou porque já estão com uma idade avançada ou simplesmente são considerados como um fardo na vida dos seus donos. A maldade acaba por tornar a vida destes seres um autêntico pesadelo. 

Dê um novo lar e ganhe um amigo 

Gostarias de ter um animal de estimação para alegrar ainda mais os teus dias? Um abrigo de animais é a solução para adotares e fazeres um novo amigo! Cada animal que lá encontrares tem a sua história e não deve ser nada fácil! Lá existem várias raças de cão e gato que esperam ansiosamente por um novo dono. Muitos deles podem estar a precisar da tua ajuda e a melhor de todas será dar-lhes uma nova vida! Não precisas de pagar para ter um animal de um abrigo apenas precisam de ajuda e basta trata-los com todo o amor e carinho. O acompanhamento de cada animal é essencial assim como um bom local, uma boa alimentação e muita brincadeira que vão dar conta do recado!

Já conheces as associações de proteção animal?

A maior parte das pessoas podem não saber, mas existem associações de proteção animal em várias zonas do país. De norte a sul, a questão da proteção animal é muito importante e a presença de locais como estes são essenciais em situações mais preocupantes, pois podem ser uma ajuda muito útil. Sempre que conheças ou vejas uma situação onde um animal é maltratado, abandonado em condições de higiene preocupantes ou outra situação de sofrimento deves de imediato denunciar e dar conhecimento do sucedido às entidades competentes. 

Denuncia maus tratos animais: o que fazer?

Podes nem estar atento aos números, mas são várias as situações de maus tratos animais e de abandono em Portugal. No entanto, não existe um procedimento específico para a resolução deste problema. Mas é imprescindível seguires passos como os seguintes: 

·        Entrar em contacto com os indivíduos que causaram maus tratos ao animal, com o propósito de o informar e chama-lo a atenção sobre o sofrimento que o mesmo está a passar e os seus próprios sentimentos. Apesar de serem animais, todos eles sentem!
·        Aconselhar os responsáveis pela situação em causa a doar os animais para adoção de forma a atenuar a situação e conseguir que os mesmos consigam uma nova casa e melhores condições de vida;
·        Realizar uma queixa-crime pelos maus tratos animais junto de entidades competentes como: Polícia Municipal, PSP (na esquadra mais próxima), um Médico Veterinário Municipal do concelho onde se encontra ou até mesmo o SEPNA (Serviços de Proteção da Natureza e do Ambiente da Guarda Republicana.

Aconselhamos-te ainda a: 

·        Acompanhar e documentar toda a situação através de fotografias ou vídeos, pois serão uma ótima forma de comprovar a situação quando for necessário;
·        Ter em atenção o estado dos animais, pois pode ser imprescindível para que a situação seja realizada da forma mais rápida; 

Deste modo, as autoridades ao receberem a respetiva denúncia têm o dever de aparecer no local, onde será confirmada a ocorrência de maus tratos animais, no sentido de evitar todos os atos de violência ou neglicência aos animais que são vítimas. Os autores que por sua vez praticaram tais infrações devem ser de imediato identificados como forma de responderem aos atos criminalmente. 

Porque é importante reportar estes casos? 

Ao observares qualquer situação de maus tratos deves de imediato denunciar pois trata-se de uma situação de crime. Com o elevado número de crimes cometidos é cada vez mais importante combater estas atrocidades e preservar acima de tudo o bem-estar e o direito à vida destes seres vivos. Não hesites e denuncia sempre situações como estas! Com o teu apoio irás ajudar a combater a crueldade e fazer com que a lei seja cumprida preservando o bem-estar desses animais e os seus valores! Porque eles também são humanos. 

Categorias Relacionadas
sobre o autor
Sara Santos

ver perfil
32
Publicações
Dicas relacionadas