O seu navegador é demasiado antigo. Algumas funcionalidades poderão não funcionar.

Por favor faça download de um navegador mais recente aqui. Obrigado!

Centro Maria Pascoal07 Mar 2022

Medo de voltar a amar?

O fim de um relacionamento

Quase todos nós já passamos pelo fim de uma relação. Nessa fase, parece-nos impossível voltar a acreditar no amor.

Não conseguimos confiar em mais ninguém, tornamo-nos insensíveis… a ferida está aberta e custa a sarar. Acreditamos que aquela dor nunca mais irá passar... tudo leva o seu tempo, mas passa! Voltar a acreditar às vezes é um processo longo.

É necessário darmos uma nova oportunidade ao amor… permitirmo-nos a sentir emoções. Não nos podemos perder, não nos podemos fechar a novos começos - Isso seria perder o AMOR PRÓPRIO.

O importante nesta fase é aceitar o que aconteceu para se poder dar uma nova oportunidade ao amor. Sei que não é fácil acreditar nisso, quando estamos a sofrer, mas para ultrapassar esta fase terá de compreender o que aconteceu e o que se passa dentro de si, refletir sobre a sua contribuição para a relação não ter funcionado.

Se queremos ter relações melhores no futuro é necessário aprender com os erros passado.

Muitas vezes o maior erro que cometemos e que leva a relacionamentos pouco saudáveis, é a projeção do nosso vazio na outra pessoa, esperar que alguém preencha as nossas faltas e que essa seja exatamente como desejamos, sem imperfeições, só que esse alguém terá qualidades e defeitos.

Uma relação é complexa. São 2 pessoas com crenças, valores e histórias de vida diferentes, apesar de terem o mesmo objetivo. Não é fácil manter um relacionamento. É preciso ter amor para dar e ser flexível para manter um relacionamento saudável.

Cuide de si e se precisar de ajuda, procure um psicoterapeuta que irá facilitar a aceitação, o voltar a acreditar no amor e a ser mais forte para criar relações mais saudáveis.

A ajudar pessoas há 22 anos. 
@centro.mariapascoal 
Sessões em Lisboa e online - 966125713
Categorias Relacionadas
sobre o autor
Centro Maria Pascoal
Psicologia clínica e Psicoterapia

PSICOTERAPIA - EM QUE SITUAÇÕES PODE AJUDAR? COMO FUNCIONA?

É uma terapia que cura sintomas incomodativos, tais...

ver perfil
29
Publicações
Dicas relacionadas