Sara Santos29 Jan 2020

produtos limpeza e higiene

Produtos de limpeza que não te podem faltar

A limpeza de uma casa ou de qualquer espaço é uma tarefa imprescindível, pois são locais que acumulam bactérias e outros tipos de micro-organismos pouco amigos para a saúde. Assim, ter uma casa sempre limpa e com um cheiro agradável pode ser um autêntico desafio. Ao escolheres os produtos de limpeza, a quantidade que irás encontrar é enorme pois cada um deles tem caraterísticas especificas para cada lugar onde podem ser utilizados. Cada produto tem diferentes marcas, fragrâncias e cores, no entanto na hora de proceder à limpeza é essencial ter em atenção qual o tipo de produtos a escolher e estares atento a nível de qualidade e segurança. Se desejas que a tua casa ou outro espaço esteja sempre impecável, continua a ler e fica já a saber quais os produtos que não podem faltar para uma limpeza eficaz! 

Variedade e indecisão na hora da escolha 

Na escolha de material de limpeza encontras uma quantidade enorme de produtos de várias marcas. Escolher de acordo com as suas caraterísticas e ter em conta a qualidade do mesmo será uma mais valia para a tua própria saúde e bem-estar em todo o ambiente. É importante que uma equipa de limpeza esteja pronta para intervir e nada é melhor do que fazer uma lista de todo o material de limpeza. Nesta lista que se segue encontrarás todos os materiais necessários para limpeza de casas, escritórios, lojas, restaurantes ou zonas comerciais como:

Detergente 

O detergente é um produto de base neutra sendo mais utilizado para limpezas menos profundas. No entanto, existem vários tipos de detergente como: 

·        Detergentes biodegradáveis: são produtos que sofrem uma degradação por parte dos micro-organismos que estão nas águas. Eles tornam-se biodegradáveis devido à sua quantidade reduzida de fosfato. 
·        Detergente ácido: usado em limpezas mais intensas como por exemplo: o lixo acumulado depois da realização de obras que acumula óleos ou cimentos. 
·        Detergente neutro: que é mais utilizado na limpeza diária de residências; 

É importante salientar ainda que os detergentes com cloro nunca devem ser usados em mármore, granito ou pisos com cor. Mas, deves ter em atenção a utilização desses produtos pois misturá-los com outros pode criar problemas. No geral, a utilização do detergente é realizada recorrendo a uma esponja e de seguida deve ser retirado com água. Por norma, deve ser usado para a limpeza de locais sujos e superfícies mais engorduradas.           

Desengordurante

Queres eliminar toda a gordura de uma superfície? A solução ideal é optares por um desengordurante que facilitará imenso a limpeza de fogões, panelas ou talheres, apenas basta aplicar diretamente na superfície, deixar atuar durante algum tempo e enxague logo com água. Com o desengordurante conseguirás eliminar a gordura de azulejos ou pisos sendo considerado um produto para limpar inox muito útil também nos eletrodomésticos desse tipo. 

Sabão em pó

Este produto para limpeza é recomendado essencialmente para a lavagem de tecidos. Como é de natureza alcalina deve ser usado em máquinas de lavar ou para esfregar em calçado ou roupa. Não é recomendado o seu uso para a limpeza de pisos pois corre-se o risco de danificar o revestimento. Uma característica a considerar é a formação de espuma, mas nem sempre a mesma é sinonimo de limpeza pois nem todos os produtos de limpeza que são eficazes têm de fazer espuma.  

Limpa-vidros

Limpar vidros é uma das tarefas mais chatas de fazer, mas ao usar o limpa-vidros tudo ficará mais fácil! O limpa-vidros é a solução mais indicada para manter os vidros o mais impecável possível. É considerado um produto para limpar inox, pois deixa um ótimo brilho nas superfícies e é capaz de remover aquela sujidade superficial dos eletrodomésticos. Para além disso, é um produto eficaz para limpar vidros pois com muito esforço conseguirás tornar todas as superfícies com vidros e espelhos 100% brilhantes. Para limpar vidros eficazmente é importante utilizares panos de microfibras para não ficar com manchas e remover assim toda a sujidade e gordura.

Sabão em barra 

O sabão em barra é um produto que tem a função de desengordurante, mas ao mesmo tempo de detergente. Deve ser usado sempre com água para fazer espuma para posteriormente ser retirado com água. Este produto é muito utilizado para roupas delicadas ou de cor branca, ou em caso de teres dúvidas optar sempre por usar este elemento. No entanto, não é aconselhável a sua mistura com outro tipo de produtos limpeza pois poderá afetar a sua eficácia. 

Desinfetante 

O desinfetante é muito utilizado para eliminar um odor desagradável de um determinado ambiente. Desta forma, tem uma enorme capacidade para esterilizar qualquer superfície e eliminar todos os microrganismos. Pode ser usado em instalações ou pisos e é recomendado que se faça uma limpeza atenta antes de utilizar o produto e deixa-lo atuar durante 10 minutos. No entanto, é muito importante que todos os desinfetantes sejam afastados de fontes de calor ou fogo pois são produtos inflamáveis. 

Material de limpeza para garantir um resultado eficaz 

Aliado aos produtos de limpeza é muito importante teres na tua dispensa ou noutro local material de limpeza como esponjas macias, luvas ou panos de microfibra. Estes elementos serão uma ajuda preciosa pois facilita imenso o processo de limpeza e pode ainda resolver a questão da falta de tempo, revelando-se mais eficiente. 

Saiba quais os cuidados a ter com produtos de limpeza

A utilização de produtos limpeza é uma realidade constante no dia a dia de qualquer pessoa! Pode parecer muito simples usá-los, mas é importante ter cuidado ao manuseá-los, ao guarda-los e ao deitar fora esses elementos. Segue as seguintes dicas para saberes como podes utiliza-los da melhor forma:  

·        Evita o contacto com os olhos;
·        Manter fora do alcance das crianças;
·        Se deixares atuar quaisquer produtos limpeza por algum tempo é melhor abandonares esse local; 
·        Consulta os rótulos das embalagens;
·        Ter sempre cuidado ao manusear cada produto; 
·        Guarda sempre os produtos limpeza num local adequado para que não exista a mistura com outros artigos domésticos; 
·        Ter sempre a atenção de usar luvas ou máscara sempre que seja recomendado; 
·        Caso tenhas animais de estimação, certifica-te os produtos não são prejudiciais para a saúde dos mesmos;
·        Verificar sempre se és alérgico a qualquer componente do produto limpeza que podes estar a utilizar; 

Como conseguiste verificar, o uso deste tipo de produtos nem sempre se releva fácil ou até mesmo seguro. Escolhe sempre produtos de qualidade ou pessoas especializadas nesse tipo para que tenhas um melhor resultado e ao mesmo tempo uma maior segurança!  
categorias relacionadas
sobre o autor
Sara Santos

ver perfil
32
Publicações
Dicas relacionadas