É realmente possível um patinho feio tornar-se num cisne ou é só nas histórias de encantar?

Sempre fui uma menina extremamente magra, durante toda a minha infância chegando ao ponto de ter de tomar vitaminas para me abrir o apetite!
Foi, na pré-adolescência, num verão que as coisas começaram a mudar… a percebi-me que, na praia, as pessoas olhavam para mim de maneira diferente.
Como que a pensarem para si mesmas e a comentarem com quem as rodeava “olha para aquela…coitadinha…o que será que lhe aconteceu? Se eu fosse como ela tinha vergonha de tirar a roupa.”
Foi nessa altura que percebi que as pessoas estavam a olhar para as minhas pernas… 2 cicatrizes enormes em cada uma das coxas devido a um problema de nascença.
Foi nessa altura crítica, de já não ser criança nem ainda adolescente, que percebi pela primeira vez, o que era ter vergonha do meu corpo. Até aí era uma criança como outra qualquer…feliz, brincalhona, adorava andar de biquíni, a fazer a roda na areia…
A partir desse momento o meu corpo começou a mudar… uma criança que era muito magrinha começou a engordar, engordar, engordar… lembro-me de dizerem que era a passagem para a adolescência, que estava prestes a tornar-me mulher e o corpo estava a fazer o seu trabalho!
Mas não…eu sabia que não era!
Era a vergonha, os complexos, a frustração de não ter umas pernas normais… de não ser normal! De ser uma aberração!
Todos esses sentimentos acompanharam-me durante toda a minha adolescência e idade adulta.
Cada vez me refugiava mais na comida, nas roupas largas, no trabalho…
Tornei-me numa mulher gorda, triste, envergonhada, frustrada, insegura…durante muitos anos o meu maior inimigo era o espelho!
Tentei várias dietas, mas nada fazia efeito. O que perdia voltava a engordar logo de seguida!
Até que um dia, nos meus 22 anos, ainda a tirar o meu curso, resolvi procurar ajuda… andava a ser seguida em nutrição e ao mesmo tempo em psicoterapia já há alguns meses… até que chegou um ponto que a pressão era tanta em casa para eu perder peso e o porquê de ter tantas consultas de psicoterapia, que comecei a desenvolver bulimia… talvez assim emagreça mais rápido e estou a agradar aos meus pais, pensei eu…Tudo o que comia (e na altura era pouco), voltava para fora…foi pior a emenda que o soneto!
Na altura consegui emagrecer, mas logo de seguida voltei a engordar ainda mais, tal como todas as outras vezes!
O que estava a fazer a mim própria, ao meu corpo era a pior coisa que poderia fazer!
Ainda por cima carregava a culpa de estar a tirar o curso de Naturopatia onde iria ajudar o cliente a ter mais saúde e equilíbrio na sua vida! Mas que raio de profissional iria ser eu se nem eu própria conseguia cuidar de mim!

Seguiram-se anos tristes, angustiantes, depressivos, sem me conseguir olhar ao espelho pois era gorda, feia, culpada e frustrada pois já nem provocando o vómito adiantava…mas continuava a fazê-lo.
Já no caminho do meu desenvolvimento pessoal, em 2018 resolvi dar o grito de guerra e dizer “Já chega!”
Não podia viver mais assim! Foi quando decidi colocar-me em primeiro lugar, trabalhar em mim, , no meu amor-próprio e ser Facilitadora do método Heal Your life da Louise Hay!
Antes de me tornar facilitadora quis passar por todo o processo do curso de 12 semanas e depois sim fazer o curso de facilitadora.
Durante aquelas 12 semanas mais 5 dias de formação, tive uma transformação incrível! Consegui voltar à infância, ser feliz e brincalhona novamente… consegui olhar-me ao espelho, sem vergonha e gostar de mim tal como era…com cicatrizes…gordinha.
O mais incrível que aconteceu foi que, a 25 setembro de 2018, deixei de vomitar tudo o que comia e não fiz mais dietas malucas a partir daquele momento!
Substitui o vazio que sentia por amor, aceitação e perdão e a transformação aconteceu! Libertei 12 kg de vergonha, raiva, medo, insegurança e falta de amor-próprio.

Percebi que amar-me e aceitar-me exatamente como era foi a chave para as minhas emoções e mente trabalharem em conjunto no sentido de o meu corpo encontrar um equilíbrio!
Comecei a ter mais confiança em mim, no meu relacionamento comigo mesma…deixei de me esconder atrás de uma capa… comecei a gostar de mim tal como sou, pois, sou a pessoa mais importante da minha vida!
Consequentemente, no bom sentido, a nível profissional, as minhas clientes diziam que tinha um brilho diferente no olhar…na minha forma de comunicar com elas, diziam que eu sabia exatamente pelo que elas estavam a passar!
Sim sabia e sei…pois eu estive lá, passei e senti o mesmo que elas estavam a sentir… colocava-me sempre em último lugar, não gostava de mim!
Finalmente encontrei a minha voz…a voz do amor!
Passei de ser o patinho feio para ser o cisne mais lindo que existe!

E esta é uma de muitas das minhas histórias de superação!
Se de alguma forma a minha história te tocou ou te identificaste de alguma forma, acredita que SIM É POSSÍVEL!
Se precisares de ajuda em voltares a ser o cisne mais lindo que existe eu posso ajudar-te!
Marca uma Sessão de Transformação TOTALMENTE GRATUITA durante 30m comigo através deste link AQUI e vamos perceber como e se te posso ajudar!
Ama-te, aceita-te tal como és e serás feliz! 🌟🥰😘
Ama-te, aceita-te tal como és e serás feliz! 🌟🥰😘
Susana Dias