Mara Domingues29 Jan 2020

escola de futebol

Adoras futebol? Vê o que podes ser quando tiveres de escolher

De pequenino é que se forma um craque!

Para começar logo em pequeno, existem inúmeras escolas de futebol, para adquirir técnicas e método de treino.
 
Formação humana
 
Nas escolas de futebol, as crianças não aprendem apenas as técnicas do jogo. A formação começa antes, no seu desenvolvimento como indivíduos. Os valores humanos e cívicos são transmitidos aos mini atletas, para que mais tarde, em adultos, saibam estar integrados na sociedade. 
Mais do formar atletas estruturados, desenvolvem-se competências humanas.
O sentido de competitividade é incutido, a vontade de ganhar é transmitida, no entanto, também lhes é ensinado a importância do trabalho em equipa. O esforço que cada um tem de fazer para, em conjunto, atingirem um objetivo.

A humildade de aceitar as ordens do treinador e de por vezes ficar no banco.
A noção de que não chega ter talento, têm de trabalhar, de fazer cedências e de lutar pelo seu lugar na equipa. Sem nunca passar por cima de um colega, como é óbvio.
Esta aprendizagem fará destes jogadores, melhores adultos.
 
Hábitos saudáveis
Para além da prática de desporto, as escolas de futebol, fomentam nos seus atletas um estilo de vida saudável e uma preocupação ambiental.Terem acesso a mais informação sobre o que devem ou não comer, ou que tipo de comportamentos devem evitar, prepara-los-á melhor para quando tiverem o poder de decisão nas suas mãos. Sendo atletas, têm de ter vários cuidados, nomeadamente com a sua alimentação. Caso contrário, refletir-se-á no seu rendimento nos treinos e nos jogos.

O papel do jogador de futebol foi ganhando cada vez mais notoriedade na sociedade. As suas declarações e atitudes influenciam diretamente a opinião pública. Os seus comportamentos são repetidos até à exaustão pelos seguidores. Por isso é tão importante que estes atletas tenham uma visão geral do mundo que os rodeia. Não podem limitar-se ao que acontece dentro de campo. 

Têm de ser indivíduos conscientes da realidade, das preocupações globais e dar o exemplo em determinados temas. Um dos assuntos mais atuais é a questão da consciencialização ambiental. Saber que os recursos não são inesgotáveis e que existem cuidados a tomar com o ambiente. Este tipo de mensagem é igualmente trabalhado nas escolas. Um atleta tem ser mais do que aquele que marca ou defende golos.

É para o menino e para menina

Hoje em dia, o futebol deixou de ser um desporto exclusivamente masculino. As mulheres começaram a ter presença assídua nos estádios. É habitual as vermos nas bancadas como espetadoras, porém é cada vez mais comum tê-las como protagonistas do espetáculo.

O futebol feminino, ganhou cada vez mais destaque e adeptos. As competições foram-se adaptando e já podemos assistir ao FIFA Women's World, ou seja, Campeonato Mundial de Futebol Feminino. Os rankings já não se fazem só no masculino e a entrega dos mais altos prémios no mundo futebol, distinguem nas várias categorias, os dois géneros.

As escolas de futebol, acompanharam estas mudanças e atualmente é muito fácil encontrar espaços de formação com equipas femininas.

O desporto é para ser praticado com base no trabalho, no esforço e na qualidade em campo e não no facto de seres homem ou mulher.

Ocupação nos tempos livres

Para além dos campeonatos, dos torneios que decorrem em paralelo com o ano letivo, várias escolas de futebol ajudam a resolver o problema com que muitos pais se deparam nas férias. 
O que é que vão fazer aos miúdos nos períodos em que não há escola?

Desenvolveram colónias de férias recheadas de atividades lúdicas, para lá do futebol, com o objetivo de manter os seus atletas ocupados e os pais descansados.

Algumas das escolas de futebol, também organizam festas de aniversário dentro das suas instalações. Treinos divertidos, animação garantida e a coordenação do evento, são algumas das garantias para uma festa de aniversário inesquecível.

Solteiros contra casados

Apesar de associarmos a formação de futebol às camadas jovens, os adultos também foram contemplados em algumas destas academias. Os pais ou encarregados de educação, também têm a possibilidade de fazer o gosto ao pé. Aqui dispõem de treinos direcionados exclusivamente para adultos com  a oportunidade de jogar numa liga, na qual se defrontam várias escolas. A Liga Vintage. 

Para além de poder ser um elo ligação entre pais e filhos, é uma forma fantástica de colocar os adultos a praticarem um desporto e a envolve-los num projeto da escola e dos atletas. 
 
Carreira de futuro
Para os verdadeiros craques de talento e que estejam dispostos a trabalhar a sério, as escolas de futebol podem ser o ponto de partida para o futuro.
É pratica comum, mesmo nas camadas mais jovens, ter nas bancadas a assistir aos jogos, olheiros de outros clubes. E com base no desempenho no campo que, muitas vezes, surgem as grandes oportunidades de passar para um clube maior, com mais prestigio e com melhores condições para que os atletas possam atingir o seu objetivo.
categorias relacionadas
sobre o autor
Mara Domingues
Redação e criação de conteúdos

O meu nome é Mara, muitas vezes confundido com Maria, Marta ou até mesmo Lara.
E onde entra a escrita na minha vida?...

ver perfil
62
Publicações
Experiência relacionadas