Mara Domingues29 Jan 2020

Paddle - Tudo o que precisas para começares

A descoberta do Paddle

Paddle, SUP ou Stand-up Paddleboarding, como se chama oficialmente, é um dos desportos aquáticos em grande ascensão e que tem ganho cada vez mais adeptos. A oportunidade de deslizar na água, é uma sensação fantástica e inesquecível. E está ao alcance de qualquer pessoa que goste de atividades desportivas dentro de água.
 
Mar, rio, lago, barragens ou rias
 
Uma das grandes vantagens na pratica do paddle é a possibilidade de o poder fazer nos mais variados locais.
Poderás levar o teu equipamento até à praia e usufruíres da vista a partir do mar. O rio também é uma possibilidade já que não precisas de ondas para praticar paddle. As outras opções são os lagos, as barragens e as rias.
Seja qual for a tua escolha, este desporto aquático, permite-te desfrutar do ambiente que te rodeia e aproveitar para observares as paisagens fantásticas em teu redor. 
 
Prancha, colete, remo e leash
 
Para poderes praticar Paddle, terás de te equipar a preceito. 
Irás necessitar de uma prancha própria para este tipo de desporto. Tens pranchas rígidas e pranchas insufláveis. Estas últimas tornam-se muito práticas, pois podes ter o kit guardado no carro e aproveitar sempre que a oportunidade surja.
Os outros fatores que deves considerar quando fores escolher a tua prancha, são o teu peso, o nível de prática que já tens e em que tipo de águas irás navegar.
 
Para além da prancha, precisarás de um remo ou uma pagaia. Também para este artigo, dispões de várias opções. 
Existem pagaias integrais, ou seja, a sua estrutura é fixa e quem as adquirir, terá de o fazer segundo a sua altura. 
Se optares por uma pagaia regulável, esta é ajustável a várias alturas, o que pode ser muito rentável para partilhar em família.
E como podes validar qual o comprimento ideal da tua pagaia?
Coloca a pagaia à tua frente e levanta o braço. Se a pega da pagaia ficar ao nível do pulso, então encontraste a certa.
 
Para te ligar à prancha, tens de usar um leash. 
Não é mais do que uma corda elástica feita de borracha que une o tornozelo à prancha. É muito útil em caso de quedas, já que evita que a prancha seja puxada pela corrente ou que se afaste demasiado. Desta forma recuperarás rapidamente a prancha e podes retomar a pratica do Paddle.
 
Existem mais dois artigos essenciais para levares contigo para a água. 
Um deles é o colete de flutuação, porque a tua segurança está acima de tudo. Um bom colete permite-te manter fluidez nos movimentos, no entanto tens de saber escolher o que melhor se adequa às tuas necessidades. Escolhe-o com base no teu peso, na tua experiência e no tipo de utilização que lhe vais dar. Existem coletes mais indicados para distâncias mais curtas e outros para os aventureiros de percursos longos.
O outro artigo que é indispensável, deves colocar antes de entrar para a água. Pode parecer básico, mas não te podes esquecer, em circunstância alguma de colocar protetor solar.
 
Se estiveres indeciso sobre esta modalidade e por isso não te faz sentido investir em material, podes recorrer ao aluguer dos artigos, disponível em quase todas as escolas. 
Desta forma, tens a oportunidade de experimentar, perceber se te adaptas, se gostas e decidir posteriormente sobre a compra do equipamento.
 
Aprender
 
Não é um desporto difícil de praticar, no entanto, o mais indicado é encontrares uma escola e aprenderes com os melhores professores.
A Surf N Paddle, em Cascais está aberta a todos. A quem nunca experimentou e quer aprender e a quem já é praticante, mas quer desenvolver e melhorar as suas competências e técnicas.
Para quem já é pró e praticante assíduo desta modalidade, tem a oportunidade de participar em visitas guiadas pela costa, nas quais irá conhecer melhor a área circundante, descobrir a história e explorar a vida marinha.
 
A prancha de Paddle serve para passeares e deslizares sobre a água, mas pode ter outras funções. Nesta escola, funciona igualmente como tapete para a prática do yoga.
As posturas de Yoga são ajustadas à condição física, experiência e nível de conhecimento de cada participante. 
Os benefícios são mais do que muitos. 
Tonifica e alonga o corpo. A serenidade da água aliada aos movimentos suaves do Yoga vai deixar-te completamente relaxado e revigorado. A experiência é absolutamente mágica, numa conjugação perfeita entre a natureza e o Homem.
Esta atividade pode ser realizada por crianças ou pessoas com mais idade. Não há limite de idades para o divertimento.
 
Diversão
 
Muitas escolas e associações de Paddle, oferecem um serviço muito alargado de eventos. 
Tens a possibilidade de organizar as tuas festas de aniversário ou das tuas crianças, nas quais todos experimentarão esta modalidade aquática com o apoio de monitores. 
E quem diz festa de anos, também diz despedidas de solteiros para tirares o maior proveito deste momento.
Este desporto pode fazer parte, igualmente, de uma atividade de empresa, numa Team Building. Nestes casos, a atividade é estruturada consoante os objetivos que a empresa pretende alcançar e as competências que quer trabalhar com os seus colaboradores.
 
Agora, que já conheces bem o Stand-up Paddleboarding, é desfrutares da paisagem e deslizares pela água fora.
Categorias Relacionadas
sobre o autor
Mara Domingues
Redação e criação de conteúdos

O meu nome é Mara, muitas vezes confundido com Maria, Marta ou até mesmo Lara.
E onde entra a escrita na minha vida?...

ver perfil
62
Publicações
Experiência relacionadas