Sara Santos29 Jan 2020

Brinquedos: ideias e dicas

Os aniversários dos mais novos começam a chegar e não sabes quais os brinquedos ideais que deves oferecer? A certeza é que a maior alegria das crianças é passar a maior parte do seu tempo a brincar! No entanto a compra de brinquedos nem sempre se revela uma tarefa fácil, pois é preciso entender que para cada faixa etária existem diferentes caraterísticas sejam elas para brinquedos de bebé ou para crianças com uma idade superior a 6 anos. Na hora de chegar à loja podes sentir dúvidas em escolher qual o brinquedo mais adequado para o teu filho, pois a variedade é imensa. Poderás encontrar desde brinquedos para bebé que são essenciais para o seu crescimento ou desenvolvimento. Com tanta escolha provavelmente ficaste ainda mais indeciso com o que escolher, mas deixamos-te as melhores dicas e ideias de brinquedos de acordo com as diferentes faixas etárias! Uma coisa é certeza, diversão nunca irá faltar! 

Tipos de brinquedos para cada faixa etária

É importante mesmo no momento de compra teres em atenção que certos brinquedos contêm caraterísticas distintas de acordo com a idade e o próprio desenvolvimento da criança. Normalmente, os brinquedos para bebé têm elementos para que os mesmos não corram o risco de sofrer algum tipo de acidente, principalmente com peças! 

·        Dos 0 aos 12 meses: nesta fase os bebés são grandes adeptos de brinquedos com bastante cor, várias texturas e sons! São nestes meses que se desenvolvem sentidos como a visão, a audição e o tato e recomenda-se o uso de brinquedos para bebé como: chocalhos, blocos para empilhar, livros com sons, mordedores e até bolas pequenas e leves. Eles vão adorar!
 
·        1 ano aos 3 anos: Nesta idade, as crianças já revelam uma maior dependência e tudo é muito novo e diferente para eles. Deves comprar brinquedos que ajudam a potenciar a criança cada vez mais a nível motor, mas também intelectual e nada melhor que jogos de memória com imagens bem grandes e fáceis de entender. Os brinquedos aqui devem ser de material resistente como por exemplo: livros, bolas, triciclo, casinhas de brincar, blocos de construção, cozinha de brincar ou até bonecas.
 
·        Dos 3 aos 6 anos: É a partir dos 3 anos que as crianças são mais comunicativas, super curiosas e não param um momento quietas. Vai ser um autêntico desafio para ti pois terás de ensina-los a andar de triciclo, a montar blocos de encaixe para construções muito mais avançadas, a brincar com carros e aviões ou até jogos de tabuleiro. O importante é que tenhas a noção que neste momento os brinquedos devem ser realmente educativos para um melhor desenvolvimento das crianças, pois elas vão adorar e tu também. É a partir daqui que a aventura começa! 

Brinquedos para bebé: quais devo comprar? 

Até ao 1 ano de idade os bebés devem ter brinquedos e jogos lúdicos que estimulem o seu desenvolvimento e potenciem também o seu crescimento. Porque a melhor alegria é vê-los a crescer, mas deves ter em atenção certos aspetos como: 

·        Comprar brinquedos que não magoam e que estimulem os sentidos: com esta idade os bebés começam a usar muito a boca e as mãos nos brinquedos. Por isso, é melhor comprares jogos de montagem de várias cores, mordedores ou chocalhos. Aproveita os melhores momentos com eles pois irão adorar e não vão querer estar parados! 
 
·        Idade indicada: em todas as embalagens de brinquedos para bebé vêm a respetiva indicação da idade recomendada bem como todas as indicações de segurança para cada tipo de brinquedo. Desta forma, é muito importante que na hora da compra estas indicações sejam respeitadas para que sejam evitados certos riscos. Porque a segurança está sempre em primeiro lugar!

·        Evitar sons altos: como as crianças ainda estão na sua fase de desenvolvimento são ainda muito sensíveis. Assim, aconselhamos que optes por brinquedos para bebé com sons bastante suaves e não muito altos pois, pode prejudicar o desempenho auditivo dos mais pequenos. Compra casinhas de brincar ou carros que não tenham sons muito agressivos para que não afetem as capacidades do teu filho. 

·        Cuidado com as peças pequenas: Existem muitos jogos e brinquedos que contem peças minúsculas e muitas das vezes as mesmas podem soltar-te. Por isso, para que não corras riscos tem atenção a esse aspeto pois a criança poderá entalar-se ou engolir uma dessas peças, pois com esta idade é frequente quererem levar tudo à boca. No entanto, nunca deixes de estar perto delas e acompanha todas as suas brincadeiras! 

As grandes aventuras começam com um escorregador infantil 

Um escorregador infantil é um dos brinquedos que mais diversão e adrenalina provocam nas crianças. Desde sempre estiveram presentes em áreas de lazer ou espaços públicos como escolas ou centros comerciais. E que tal teres um escorregador infantil para os teus filhos na tua própria casa? A escolha pode não se relevar fácil, mas na hora de compra tens de ter em conta factores como: 

·        Tamanho

Existem em vários tamanhos desde modelos infantis a médios. Na hora da compra é fulcral verificares todas as caraterísticas do produto e o espaço para a instalação. 

·        Tipo de material

Ao comprares um escorregador infantil é muito importante saber qual o material que é feito. Poderás encontrar modelos feitos de plástico adequados para colocares em casa, no entanto se estás a pensar instalar num ambiente exterior o ideal é que sejam metálicos e com superfícies lisas para uma melhor proteção e resistência ao sol e à chuva. 

·        Peso suportado

De acordo com o tamanho e material do escorregador infantil o peso suportado pode variar. Assim, os modelos infantis suportam entre 20 a 70 kg ao contrário dos adultos que podem chegar a suportar até 150 kg ou mais. É muito importante ter em atenção este factor para não correres o risco de o quebrar!


Desde pequenos a cuidar da sua “casinha”! 

Os mais pequenos gostam da verdadeira sensação de liberdade e que tal começarem a ter responsabilidades e cuidar da sua própria casa? Com as casinhas de brincar as crianças terão o seu próprio lar onde poderão brincar sozinhos. Eles vão querer decorar a sua própria decoração e  ter uma cozinha de brincar. 

As crianças divertem-se a ser adultas e nada melhor que casinhas de brincar totalmente equipadas para se transformarem em verdadeiros donos de casa! Os acessórios que poderás comprar são incríveis como uma fantástica cozinha de brincar. Ela permite que as crianças brinquem às atividades do quotidiano e que tenha uma vida imaginária, mas real ao mesmo tempo! Estes brinquedos são um verdadeiro sucesso para as crianças porque: 

·        São do tamanho de cada criança: uma cozinha de brincar tem o tamanho ideal para elas e permitem viver a realidade;
·        Possuem várias cores: cores vibrantes, um design e material bastante chamativo, eles adoram!
·        Têm vários cenários e compartimentos: as várias divisões são ideais para as crianças pois elas adoram guardar objetos, lavar pratos, cozinhar ou abrir e fechar gavetas! Quanto mais espaço melhor!
·        Fazem com que se sintam velhas e independentes: ao fazem as tarefas que os seus pais fazem vai torna-las um pouco autónomas! É ótimo para o seu crescimento!

Depois de todas estas dicas já escolheste os brinquedos ideais para os teus filhos ou outras crianças? Agora a escolha será de certeza mais fácil! 
Categorias Relacionadas
sobre o autor
Sara Santos

ver perfil
32
Publicações
Dicas relacionadas