Domótica - o que é, e qual a sua importância

Abre-te Sésamo!

Mara Domingues29 Jan 2020
A palavra domótica, possivelmente faz parte daquela lista de termos, que não usamos com recorrência, provavelmente não conhecemos o seu significado e, no entanto, utilizamos o seu conceito todos os dias.
 
O que é domótica?
 
De uma forma muito reduzida, é o resultado da junção de “domus”, que significa casa com a robótica.
Ou seja, é a tecnologia utilizada nos mecanismos habitacionais, que nos permite satisfazer algumas necessidades do dia a dia. Sem que para isso tenhamos de recorrer um grande esforço físico ou mental.
Esta nova tecnologia, trouxe consigo o conforto, mas não só.
Se hoje temos mais mecanismos de segurança em casa, à domótica o devemos. 
Uma das grandes vantagens na forma como esta tecnologia foi desenvolvida, é o facto de ser de manuseio simples e acessível a qualquer pessoa. Não é necessário um curso técnico ou uma especialização em tecnologia para poder manejar objetos criados pela domótica.
Dos mais novos aos mais velhos, na cidade ou no campo, qualquer pessoa está preparada para tirar o maior proveito destas invenções.

O crescimento da domótica na área habitacional é bem patente nos pormenores extra que as casas têm hoje em dia.
 
Onde encontramos a domótica?
 
A domótica está presente em todo lado e nas coisas mais simples do dia a dia.
Por exemplo, lembraste daquele dia em que chegaste a casa e chovia a potes? Paraste o carro em frente à garagem e clicaste no botão do comando do portão da garagem, certo?
A porta, como que por magia, abriu. Estacionaste o teu carro no lugar e subiste para casa, sem que uma única gota te tenha caído em cima.
Que bom, não é?
 
Pois então, e se não existisse a domótica?
Tinhas parado o carro em frente à garagem. Saías do carro para abrir a portão manualmente, enquanto, das duas uma, ou fazias malabarismos com o chapéu de chuva ou tomavas um banho daqueles!
Voltavas a entrar no carro, molhando tudo lá dentro. Estacionavas enquanto continuavas a rabujar. Subias até casa, pingando as escadas e o elevador ao mesmo tempo que disparavas queixas e palavrões. Que noite de sonho se avistaria, não?
 
Entendeste agora a importância da domótica?
 
Existem dois tipos de funcionamento da domótica, um passivo e um automático.
Neste primeiro, o objeto só funciona se o utilizador se manifestar primeiro. 
Vejamos o exemplo do portão da garagem. Este só abriu porque tu carregaste no botão.
Os teus estores são automatizados, ou seja, já não precisas de puxar a fita para os subir ou descer, porém, em alguns casos, se não fores tocar no interruptor nada acontecerá.
Nestes casos a robótica só funciona em resposta a uma ação tua.

Casas inteligentes
 
No caso da domótica automática, esta questão já não existe. 
Ou seja, o tipo de tecnologia utilizada no fabrico do objeto é de tal modo avançado, que este já se encontra preparado para reagir sem as tuas ordens.
Tem a capacidade de atuar se na leitura dos seus sensores detetar circunstâncias fora dos parâmetros lhe foram embutidos
Esta funcionalidade pode tornar-se muito útil na segurança da tua casa.
Por exemplo, esta manhã saíste a correr e nem te apercebeste que a janela da cozinha ficou aberta.
O sensor do alarme irá detetar esta abertura e tu receberás uma notificação no telemóvel. Muito benéfico, não?
 
Outra situação que facilmente pode acontecer. 
Organizaste uma festa em tua casa e para tornar o ambiente mais confortável, ligaste o aquecimento.
Lá fora está, efetivamente muito frio, porém com a chegada das pessoas o calor dentro de casa começa a ser excessivo. 
Estás a abrir a porta, a receber os convidados que vão chegando, a repor a comida, não tens tempo para andar preocupado com o comando do aquecimento. Se sobes a temperatura, uns terão calor, se desces, alguém se queixa do frio….
A domótica permite programar o aquecimento para uma determinada temperatura. Quando é atingida, ele entra em standby e quando a temperatura da sala começar a descer, ligar-se-á sem que tenhas de ir carregar no botão.

Os amigos da robótica

O mercado tem uma enorme oferta de empresas que trabalham com domótica, às quais podes recorrer.

O Grupo Jota, na cidade de Braga, no mercado há vários anos, tem ao teu dispor uma equipa altamente profissionalizada, para dar resposta às tuas necessidades em variadíssimas áreas.
Domótica, automação, circuitos de segurança, são alguns dos serviços que poderás descobrir nesta empresa.
Se sempre quiseste ter um cinema de verdade em casa, esta é a empresa certa para concretizar o teu sonho.
 
O atendimento é altamente personalizado.  Cada cliente é analisado individualmente e com base nas suas condições e necessidades. 
Só desta forma será possível conhecer as necessidades reais de cada cliente e apresentar a melhor solução.

O Grupo Jota, também dispõe de opções empresariais. Sistemas de segurança, deteção de incêndios e de vigilância são alguns dos serviços disponíveis. Aqui também poderás encontrar cofres com a mais alta tecnologia para garantir a sua proteção e segurança.
Autor
O meu nome é Mara, muitas vezes confundido com Maria, Marta ou até mesmo Lara. E onde entra a escrita na minha vida? Está comigo desde sempre. A satisfação de dar azo à imaginação e deixar fluir as letras é o que me realiza. Fui-me provendo de ferramentas que me permitam ser uma profissional cada vez melhor. Hoje tenho a sorte de criar conteúdos para algumas empresas subordinados a várias temáticas e comunicações internas. No entanto, redação de textos de ficção, transcrições, pesquisa para livros e ghost writing também fazem parte do meu dia.
Artigos do mesmo AutorArtigos Recomendados