Sara Santos28 Jan 2020

Tipos de vidro para cada espaço

Os melhores tipos vidros para casa divisão

Existem vários tipos de vidro, mas nem todos são adequados para certos espaços, pois cada um tem as suas especificidades e o seu uso deve ser feito de acordo com as suas funções principais.
Numa casa cada espaço tem as suas particularidades e até os próprios vidros variam de acordo com cada ambiente. É através dessas mesmas especificidades que permitem a visão ou até mesmo a entrada de luz natural. É aqui que também entram as janelas que podem ter vários modelos diferentes. Assim, cada janela poderá ter um tipo de vidro diferente consoante o espaço, independente do material com que a mesma seja feita. Ao longo dos tempos, a uso do vidro foi dando lugar à inovação e criatividade ganhando assim uma função muito mais estética acabando por ser usado em telhados, piscinas, casas de banho, terraços entre outros. Ao usar o vidro desta forma consegue-se um design muito mais arrojado e sofisticado para qualquer habitação. No entanto, é muito importante apostar em profissionais na área como as vidrarias para garantir o efeito ideal e a escolha certa dos tipos de vidro existentes no mercado. 
Fica atento e descobre como podes dar uma nova luz a cada espaço da tua casa!
 
Vidro comum 
Nas vidrarias é possível encontrar estes tipos de vidro, pois é um vidro padrão com um acabamento simples e liso onde não recebe qualquer tipo de tratamento. A origem deste tipo de vidro parte da criação dos restantes tipos, tornando este mais acessível a nível de preço. Tem como características potássio, cálcio, sílica, alumina e magnésio.  
 
Vidro Duplo
Existem dois tipos de vidro muito usados para o revestimento de diferentes espaços: o vidro duplo e o vidro triplo. Estes dois elementos têm em comum a existência de uma cobertura elevada de resistência térmica e uma janela extra. Os vidros duplos é uma boa escolha para quem deseja ter um bom isolamento no espaço que pretende. As duas janelas fazem com qualquer tipo de substância como ar ou até mesmo o gás seja, completamente imobilizado. Além disso, o seu material garante que não aconteça condensação nas suas janelas permitindo ainda um melhor isolamento acústico dos espaços da casa. É uma solução a ter mais em conta em relação ao vidro triplo, uma vez a sua performance é praticamente a mesma. 
 
·       Vantagens de uma janela com vidros duplos 

A utilização do vidro dupla revela-se uma alternativa eficiente para os diferentes espaços da tua casa. Conhece as suas vantagens: 

Isolamento acústico: viver numa cidade em que quase não se dorme, ou ao lado de uma estrada onde o barulho é constante pode tornar-se um autêntico pesadelo. Para isso, os profissionais têm ao seu dispor soluções para acabar com as noites mal dormidas para que tenhas uma melhor qualidade de vida e bem-estar. O ideal é escolher uma espessura maior de vidro para o exterior de forma a não deixar que se ouça todo o ruído.

Isolamento térmico: em cada estação poderás contar com o máximo conforto em toda a tua casa e as janelas com vidro duplo são uma solução inteligente para trazer uma grande poupança de energia, o que fará com que a tua conta de eletricidade também diminua. O mesmo, permite que o frio nem o calor da casa seja um incomodo para um melhor conforto. 

Antirroubo:  porque a segurança também está em primeiro lugar, as vidrarias contam também com materiais super resistentes. O vidro duplo é composto por dois vidros laminados onde em caso de choque seja ele propositado ou não o vidro não quebra. Um ladrão pode levar algum tempo a partir um vidro desta natureza em comparação com um vidro comum. 
 
·       Vidro duplo térmico: a solução para um isolamento máximo

O vidro duplo térmico reúne propriedades que permitem a redução de custos com o aquecimento de inverno e com o ar condicionado no verão o que é uma mais valia para poupar durante todo o ano. Amplas superfícies destes tipos de vidro oferecem ainda uma maior quantidade de iluminação natural em todos os espaços da sua habitação. As vidrarias pensam em soluções que acima de tudo lhe tragam conforto durante as principais estações do ano. Assim, no verão a tua casa irá aquecer muito menos o que fará com que exista um consumo menor de equipamentos de refrigeração para os vários espaços. Já no inverno, como o vidro duplo térmico tem um efeito isolador conseguirá que todos os espaços fiquem muito menos frios e irás poupar nos equipamentos de aquecimento. 
 
Vidro Triplo
Este vidro é constituído por três janelas de ar sendo uma solução eficaz para o isolamento térmico e é muito utilizado em habitações com um baixo consumo. No entanto, o seu desempenho térmico não se releva tão eficaz sendo recomendado para habitações com um bom isolamento e com espaços não tão expostos ao sol. 
 
Vidro Temperado
O vidro temperado carateriza-se na sua quebra por se dividir em centenas de pequenas peças e fragmentos o que pode ajudar no risco de acidentes, como é o caso dos cortes. Para esse efeito, os mesmos são submetidos a um processo de tratamento térmico em que provoca um arrefecimento e aquecimento do vidro muito rápido. Tudo isto faz com que o mesmo seja muito mais resistente e duradouro. O seu uso é aconselhado em situações onde não são usados caixilhos como é o caso da porta do duche. 
 
Vidro Espelhado
Os vidros espelhados podem ser utilizados para diferentes fins, quer em espaços interiores como exteriores. Os seus usos podem servir para portas exteriores, portas para duche, janelas de lojas ou escritórios ou divisórias e portas interiores. 
Estes tipos de vidro são o maior aliado para quem deseja uma maior privacidade nos diferentes espaços pois bloqueia a visão de quem está a ver do lado de fora. Para além disso, permite controlar a reflexão da luz e calor e funciona ainda como barreira contra os raios ultravioleta. 
 
Vidro Fosco
O vidro fosco é um dos tipos de vidro que sofre um tratamento bastante diferente, pois é incluído no seu processo ácido ou areia o que o torna translúcido. Os profissionais deste ramo incluem estes elementos no seu processo de fabricação o que lhe dá um aspeto mais acetinado permitindo esconder a vista e dar um pouco mais de privacidade enquanto entra na mesma luz. 
Como foi possível ver existem diferentes tipos de vidro, basta escolher as vidrarias certas e fazer magia nos diferentes espaços e criar ambientes totalmente sofisticados.
 
 
Categorias Relacionadas
sobre o autor
Sara Santos

ver perfil
32
Publicações
Dicas relacionadas