Mara Domingues29 Jan 2020

Conforto em Casa

Ar puro em qualquer lado!

Independentemente se for um escritório, uma fábrica ou uma loja. 
E a sua relevância divide-se em três vertentes, todas elas de extrema importância humana, ecológica e económica. 
 
Conforto térmico 
 
Das coisas mais desagradáveis pelas quais podemos passar, é estar a trabalhar o dia inteiro cheios de calor, num ambiente abafado, que nos suga a energia. 
Ou pelo contrário, a tremer de frio com a sensação de que a qualquer momento iremos congelar. 
Para podermos desempenhar as nossas funções corretamente é fundamental sentirmo-nos confortáveis. O nosso desempenho e produtividade são afetados por este tipo de fatores externos. E pouco importa se as nossas funções, têm um cariz mais intelectual ou manual. 
 
O nível de conforto térmico depende de vários fatores. Nomeadamente da temperatura interior e exterior, do grau de humidade, do tipo de vestuário (obrigatório ou não) e dos métodos utilizados para desempenhar as funções. 
 
Por exemplo, em locais, cuja a utilização da farda é obrigada, há que ter em conta o material com o qual esta é fabricada e o tipo de climatização programada. Deste modo evitar-se-ão situações desconfortáveis para os trabalhadores. 
 
Este tipo de questão pode ser facilmente solucionado se encontrares uma empresa qualificada que irá analisar as caraterísticas do teu escritório, empresa, armazém, o que seja, e descobrir a melhor solução. 
Um espaço que tem janelas pequenas, não poder ter o mesmo sistema de ventilação e climatização que uma sala com janelas do chão ao teto. Existem uma série de condicionantes a serem tidas em conta. 
A Ventilnorte III-Equipamentos p/ Tratamento do Ar Lda. de Leiria, para além de ter uma equipa de profissionais prontos a ajudar-te, trabalha com uma lista de parceiros de renome e por isso não será difícil encontrar o que necessitas. 
 
Ar livre de gases e vapores 
 
No caso de algumas industrias, uma boa ventilação é determinante não só nas questões de temperatura da área, como na qualidade do ar que se respira dentro das fábricas. 
Num espaço ventilado corretamente não existe o risco de uma contaminação e concentração de gases no ar. 
 
Ao longo dos anos, as regras na construção dos edifícios industriais, foram se tornando mais exigentes, de modo a garantir uma ventilação adequado do espaço. 
Também aqui, são vários os aspetos a ter em conta. O tipo de máquinas a utilizar, a poluição que podem gerar no seu funcionamento, e a inclusão de janelas, que permitam que o ar circule de forma natural, são alguns deles. 
 
As matérias primas e os materiais a utilizar, são outros. 
As industrias, estão cada vez mais despertas para as questões ambientais e de saúde. 
E para os impactos que a sua indústria causará em seu redor e aos seus colaboradores. 
Tem existido uma preocupação em encontrar materiais menos tóxicos e nocivos e em simultâneo, ter instalado um sistema de ventilação adequando ao tipo de fabrico. 
Principalmente em fábricas em que o material necessário no processo de produção, tem uma base química ou contém gases poluentes. 
O mesmo se aplica em áreas de fabrico de tintas, produtos de limpeza ou qualquer artigo que contenha materiais sintéticos. 
 
É de extrema importância que o projeto de ventilação dos espaços com este tipo de caraterísticas seja entregue a uma empresa certificada, que consiga entender a complexidade e a importância de ter um ar respirável e de qualidade. 
 
O mercado tem muita oferta, como é o caso da Bonar Ville-Sistemas de Ventilação Lda, em Vila Nova de Gaia. 
Um dos grandes objetivos desta empresa é criar um ambiente de trabalho confortável e saudável nos seus clientes. Por isso, orgulham-se de apresentar os melhores produtos, em termos de qualidade e uma equipa sempre disponível. Aqui encontrarás as melhores soluções de ventilação, não só para ambientes industriais e comerciais como para casas particulares. 
 
Amiga do ambiente e da carteira 
 
Apesar da importância de a ventilação ser indiscutível, a instalação e manutenção de um bom sistema de climatização, extração de gases e renovação de ar, pode ter um peso significativo nas contas de uma empresa. 
Para além disso, muitos ventiladores, pelas suas caraterísticas, causam um impacto real no ambiente. 

Para tentar contornar, estes dois temas, estão a ser estudas no mercado, alternativas que sejam mais económicas e ecologicas, mas que não alterem a qualidade de ventilação. 
 
Na Sodeca Portugal Decflex-Equipamentos de Ventilação Lda, com representação por todo o país, essa preocupação já vai dando frutos. 
 
Esta empresa, com mais de 30 anos de existência, tem levado a cabo vários estudos para conseguir fabricar, modelos de ventilação que promovam a preservação do ambiente. 
Estes novos equipamentos, também irão possibilitar uma poupança energética real. 
 
Umas das mudanças, passa pelo consumo de energia que os ventiladores assumem quando estão a funcionar com a máxima potência. 
O departamento de engenheira energética da Sodeca, tem trabalhado para atingir esta eficiência energética, que beneficiará o meio ambiente e promoverá uma redução de custos.
categorias relacionadas
sobre o autor
Mara Domingues
Redação e criação de conteúdos

O meu nome é Mara, muitas vezes confundido com Maria, Marta ou até mesmo Lara.
E onde entra a escrita na minha vida?...

ver perfil
62
Publicações
Experiência relacionadas