O seu navegador é demasiado antigo. Algumas funcionalidades poderão não funcionar.

Por favor faça download de um navegador mais recente aqui. Obrigado!

Luísa Santos28 Jan 2020

serviços de informática

Queres criar um site? Sabe tudo sobre a compra de domínios

Não podes ter um site sem um domínio

Hoje em dia é cada vez mais fácil criar um site, mas a verdade é que existe uma série de etapas que devem, impreterivelmente, ser cumpridas para que tudo funcione em conformidade.

O Papel Dos Domínios Na Criação De Sites

Para criar um site é preciso, antes de tudo, comprar um domínio, isto é, o local onde estará localizado o dito site - dessa forma, qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo, poderá aceder ao mesmo.

O facto de, atualmente, existirem vários serviços de venda de domínios facilita todo o processo, uma vez que esses se encarregam da “parte complicada”, pelo que, o cliente, só tem mesmo de pagar o serviço.

Antes de mais, é importante saber o que é um domínio, porque é que ele é imprescindível para um site e onde é mais seguro comprá-lo.

O que é um domínio

Em poucas palavras, um domínio é um nome de fácil memorização, que tem como função principal localizar e identificar computadores na Internet - mas, na verdade, a sua definição é mais complexa do que isso.

Quando se abre um browser para navegar na Internet, o computador precisa de saber a localização do servidor onde se encontram as páginas a pesquisar - só assim é que é possível aceder ao conteúdo das mesmas, caso contrário seria impossível.

A localização desse servidor está alojada noutros servidores (também conhecidos como “servidores de nomes”). Estes, são responsáveis pelo envio da informação correta ao teu computador. Assim, a página que pesquisaste aparece corretamente, ao invés de aparecer uma outra página (que nada tem a ver com a pesquisa inicial).

Antes da página chegar ao teu computador, ela é convertida para o respetivo nome de domínio (www.pai.pt) a partir de um endereço de IP, responsável pela localização de computadores na Internet.

No entanto, o nome do domínio é aquilo que chega ao computador na sua versão final, isto é, depois de convertido a partir de um conjunto de números (por exemplo 123.456.7.891), ou seja, de um endereço de IP.

Imagina, por isso, teres de pesquisar números ao invés de palavras facilmente memorizáveis, como é o caso do endereço de cada site. Assim, a pesquisa é muito mais fácil para qualquer pessoa.

No entanto, este é um processo complexo, na verdade ainda mais do que explicámos. Os domínios são essenciais para tudo o que acontece na web, até mesmo para enviar e receber emails, pelo que a sua existência é imprescindível.

dominios.jpg


Como e onde comprar domínios

Por esta altura, já terás percebido que, a compra de um domínio, é o primeiro passo a dar na criação de um site. Hoje em dia, a tarefa está muito mais simplificada, até porque pode ser feita diretamente na Internet.

A verdade é que, antes da existência dos serviços de venda de domínios, era necessário dirigires-te a uma loja de reparações e assistência técnica e pedires a ajuda de um profissional - algo que, apesar de tudo, ainda pode ser feito caso não te familiarizes com o processo de compra de domínios.

É importante que, antes de comprares uma dessas localizações na Internet, saibas onde o fazer. Infelizmente, são muitos os serviços que, falsamente, vendem domínios para conseguirem as informações pessoais dos compradores - nomeadamente o número do cartão de crédito.

Os serviços de venda de domínios que hoje em dia existem responsabilizam-se por todas as etapas da criação de sites, pelo que não estás a comprar só um domínio. Na maior parte das vezes, podes (e deves) também comprar as seguintes valências:

  • Alojamento web: fundamental para guardar o teu site na Internet, no qual poderás escolher o espaço que pretendes (quanto mais memória, mais caro será);
  • Conta de email: personalizada com o nome do teu domínio e muito útil caso estejas a criar um site pessoal, de negócio ou uma loja online;
  • Assistência e ajuda: está incluída no preço e pode ser essencial caso encontres algum problema durante a compra do domínio ou noutra etapa que lhe preceda;
  • Criação do site: há serviços que também oferecem esta opção, onde podes escolher um template já criado para a construção do teu site.

Neste sentido, há algumas empresas onde podes comprar um ou mais domínios (os que entenderes e/ou precisares), que são seguras e credíveis, como é o caso do Dominios.pt, .PT, Amen ou GoDaddy.

Os preços são diferentes consoante o serviço que escolheres e o tipo de domínio que queres comprar.

Tipos de domínios

Existem dezenas de domínios que podes comprar e, de facto, tudo depende daquilo que será o teu site - nacional ou internacional, loja online, referente a uma organização/projeto sem fins lucrativos, informativo, pertencente a um nicho de mercado, entre tantas outras opções. Por esse motivo, é importante que saibas quais os tipos de domínio mais conhecidos nos dias de hoje:

  • Domínios .COM: são os tipos de domínios mais conhecidos na Internet e são utilizados para fins comerciais, por qualquer pessoa ou entidade;
  • Domínios .PT: identificam o código do país, neste caso Portugal. Não podem, contudo, ser registados por qualquer pessoa/entidade - para isso, é necessário cumprir determinadas regras e, por esse motivo, estes são dos domínios mais seguros;
  • Domínios .ORG: derivam de “organization" e identificam entidades ou organizações sem fins comerciais/lucrativos, que qualquer pessoa pode comprar;
  • Domínios .NET: derivam de “network” e relacionam-se com sites de especialidade, nomeadamente redes informáticas e outros serviços semelhantes. Podem, também ser criados por qualquer pessoa;
  • Domínios .INFO: derivam de “information" e identificam sites informativos, que podem ser comprados por qualquer pessoa.

Antes de partires para a compra de um domínio, certifica-te de que comparas todas as opções que estão à tua disposição, de forma a conseguires o melhor preço - que pode oscilar entre 1€ e 20€, consoante o serviço que escolheres.
Categorias Relacionadas
sobre o autor
Luísa Santos
Content Writer

A paixão pelas palavras acompanha-a desde sempre e a curiosidade por aquilo que não sabe leva-a a verbalizar todas as...

ver perfil
62
Publicações
Experiência relacionadas