Sara Santos29 Jan 2020

galhardetes

Galhardete e bandeiras no desporto

Ao longo de toda a história que as bandeiras sempre tiveram grande importância, pois representam fortemente símbolos nacionais e mantêm emblemas poderosos até hoje. Existem bandeiras no desporto, sinalizadoras na aviação ou até mesmo de organizações. Na maior parte das vezes, o conteúdo associado a este elemento representa as lutas, as convicções, clubes desportivos, histórias e esperanças. Há tempos atrás, eram originárias de insígnias e por norma eram figuras recortadas em metal, madeira ou representadas por tecidos pintados. Tanto as bandeiras como os galhardetes, seguem regras especificas quanto à sua forma, cores e maneira de hastear. Relativamente às suas cores seguem o padrão tradicional como o branco e o amarelo, podendo estar também presente prata ou ouro dos brasões de armas; o vermelho relacionado com movimentos revolucionários e o azul associado à nobreza. Ficaste com vontade de saber mais? Continua a ler este artigo e fica a saber mais sobre o que é um galhardete e todas as suas caraterísticas! 

Galhardete: o que é?

O galhardete é um símbolo decorativo responsável pela distinção de clubes, organismos, associações ou instituições e por norma é representado através de uma pequena bandeira de forma triangular. Com a popularidade destes símbolos rapidamente eles começaram a ser produzidos com diferentes materiais mais modernos e acessíveis, acabando por ser confecionados até para lembranças de eventos, fins publicitários e até contextos desportivos. 

Tipos de materiais, dimensões e formatos

O material do galhardete pode ser feito em: cetim, um tecido formado de seda e lã; tafetá também um tecido de seda que representa 100% poliéster e pode ser encontrado em várias cores ou PVC. Os mesmos sofrem por um processo denominado por serigrafia têxtil através da estampagem onde a tinta é transferida para a malha esticada num quadro ou tela. Esta é uma das técnicas mais antigas e mais utilizadas na produção de galhardetes, no entanto com o avanço tecnológico todo o processo se vai cada vez mais modernizando. Por sua vez, os galhardetes podem ter diferentes acabamentos, onde poderão ser confecionados de forma simples, forrados, duplos ou com costura lateral. Podes contar ainda com varetas em PVC, onde a haste e a respetiva base também em metal cromado. Quanto aos seus formatos podem ser disponibilizadas uma gama standard de tamanhos e pode existir a possibilidade de personalizares ao teu gosto. Os tamanhos podem variar entre: 9,5 x 12cm; 13 x 20 cm; 16 x 25cm e Honra. Como podes ver formas e feitios não faltam para personalizares os teus galhardetes!  

Bandeiras: o que são?

As bandeiras são um símbolo visual que podem representar um país, um município, uma organização ou até mesmo um clube de futebol. Podem existir em diferentes formatos sendo as suas formas mais comuns: quadrada, retangular, triangular e farpada. Este elemento é bastante atrativo e passa por um processo de impressão. O seu revestimento é em poliéster com um acabamento brilhante para permitir uma secagem mais rápida e uma maior durabilidade. 

Processo de impressão das bandeiras

A impressão de bandeiras é feita através de técnicas sofisticadas e também amigas do ambiente. Assim, o tecido sai diretamente impresso da máquina e todas as fibras do tecido ficam completamente preenchidas de cor. Desta forma, o tecido absorve a cor à base de água depois de ter escorrido numa superfície e é colocado no forno num secador de ar quente onde secará de forma rápida. Posteriormente, inicia-se a fase da produção onde a cor permanece no tecido de forma permanente e é fixada recorrendo a uma calandra. Esta máquina é semelhante a um ferro de engomar, mas de forma rotativa, onde todo o processo é realizado através dos seus rolos de metal cheios de óleo quente a 190 graus. Assim, neste procedimento:   

·        O tecido é impresso lentamente e esticado com os rolos;
·        A água e os pigmentos de cor são vaporizados pelo calor e fixados ao tecido;
·        O tecido não pode queimar e para evitar essa situação é colocado entre duas folhas de papel especial estando protegido de ambos os lados;
·        O tecido sai completamente seco e fixo;

Como conseguiste ver o resultado ficará incrível! Terás um produto resistente e podes lavar e secar sem que percas a cor original.  

Para todas as ocasiões

Como já mencionamos poderás encontrar vários tipos de bandeiras de acordo com o seu uso e respetiva ocasião. Por norma, as bandeiras de desporto são as mais utilizadas no desporto e farão a diferença seja em casa ou no próprio estádio. Se és um grande adepto de futebol e terás de escolher o modelo mais adequado, o material e ainda as hastes ou mastros. As opções são variadas resta-te escolher a que mais gostas e estás pronto para assistir a um jogo e agitar bem a bandeira para apoiar a tua equipa de coração. 

Conseguimos tirar todas as tuas dúvidas sobre o que é um galhardete? De certeza que depois de leres este artigo será muito mais fácil.
Categorias Relacionadas
sobre o autor
Sara Santos

ver perfil
32
Publicações
Dicas relacionadas