Sara Santos28 Jan 2020

Como aprender a tocar piano

Aulas de piano ou aprender online?

O piano é um dos instrumentos musicais mais versáteis e muito utilizado para vários estilos de música. Grandes músicos fazem autênticos espetáculos recorrendo por exemplo a um piano de cauda, mas, todo esse trabalho é fruto de muito esforço, dedicação e acima de tudo de aprendizagem. 
Não existe um método infalível e a melhor maneira de aprender é praticar, praticar e praticar. Podes sempre ter um apoio de um professor, ir para uma escola de música ou até ser um verdadeiro autodidata. A escolha pode não se revelar fácil, mas é comum questionares-te quando queres começar a estudar um instrumento musical. Tudo dependerá dos teus objetivos, da tua forma de trabalhar, do conhecimento que já tens sobre música e também do teu orçamento disponível. Caso o teu desejo seja progredir rapidamente e conseguir tocar obras muito mais complexas é recomendado a procura de um profissional especializado. Tudo dependerá daquilo que queres alcançar! 

Antes de tudo o que precisas? 

Aprender a tocar piano pode levar algum tempo, mas não é necessário considerar um "bicho de sete cabeças". No entanto é preciso: 

·        Ter um piano ou alguém que te deixe utilizar um. Caso seja um piano de cauda ou um teclado musical, numa primeira fase é muito importante conhecer bem a zona onde se encontram as teclas para rapidamente saber onde estão as notas. Um piano de cauda tem uma forma horizontal e são indicados para grandes salas ou grandes ambientes como teatros. Os mesmos têm tamanhos diversos, bem como o número de pedais e a quantidade de peças. Já o teclado musical é composto por um conjunto de teclas adjacentes pretas e brancas que produzem sons;
 
·        Começar por exercícios simples para conseguir uma maior coordenação;
 
·        Ter sempre uma postura correta, para evitar lesões e fazer com que toque melhor;
 
·        Saber ler partituras. Caso não saiba é recomendado que aprenda a lê-las para que consiga entender as notas na pauta, pois é como se fosse uma segunda língua. 
 
Aulas de teoria também são importantes

Antes de tocar em qualquer teclado é importante perceber tudo o que está por detrás de cada partitura e tudo começa com o estudo da teoria e do solfejo. Existem casos em que não precisas desses dois elementos, mas com o passar do tempo torna-se mais complicado e fica bastante reduzido em termos de conhecimento. Estudar solfejo pode não parecer motivador, mas encontrarás benefícios como: 

·        Maior autonomia na prática do piano;
·        Progressão nos conhecimentos básicos;
·        Facilidade na leitura de partituras, o que não causa entrave na escolha das obras para estudar;
·        Uma maior experiência poderá compor e escrever as tuas próprias músicas;

Quaisquer que sejam os instrumentos musicais, tudo passa por uma boa teoria e poderás conseguir tudo isso com um bom professor ou uma boa escola, através da execução de exercícios no início de todas as aulas e uma prática regular. 

Ser um autodidata resulta? 

Nada é impossível e podes de facto aprender a tocar piano de cauda, teclado musical ou até piano online. O importante é não desistir e principalmente nos dias de hoje, em que a internet disponibiliza ao utilizador o acesso a uma centena de recursos gratuitos, pode aprender a tocar piano. No entanto, não é considerado o ideal, pois irás ter de imprimir a maior parte dessa informação e terás de organizar imensa papelada. Ainda assim, existem também vídeos em plataformas como o Youtube com sugestões e imensos tutoriais ou aulas com professores, bastante intuitivos e de fácil compreensão. É um ótimo complemento para os teus estudos!

Mas aprender sozinho pode não ser assim tão fácil como parece, pois, o principal ponto negativo é a falta de orientação, uma vez que ninguém está a aconselhar-te sobre a teoria musical ou como deves tocar. Além disso, não terás a opinião de um professor ou profissional da área para te dizer se estás ou não a progredir ou se estás a seguir tudo bem como a postura corporal ou leitura das notas e acabará por ser um pouco frustrante. Ainda assim, ao aprenderes sozinho podes criar maus hábitos o que numa fase posterior irá revelar-se muito complicado para corrigir esses erros. É importante acrescentar que, a qualquer momento podes bloquear, e é inevitável e normal que isso aconteça e assim é muito mais complicado ultrapassar sem ajuda externa. 

Para além disso, para tocar piano sozinho é preciso estar 100% motivado e ser persistente. A maior parte das pessoas acaba por desistir quando tomam a iniciativa de aprender a tocar instrumentos musicais. Pode ser em lazer, mas aprender exige esforço e força de vontade e tornar-se fácil desistir! Nesse sentido, pode-se concluir que aprender a teoria de forma autónoma é possível, mas a prática pode tornar-se um pouco bem mais complicada, principalmente se desejas progredir e adquirir um bom nível. 

Aprender piano online é possível? 

A internet pode ajudar complemente na tua aprendizagem ou até ser mesmo ser uma escola real. Os cursos online existem em plataformas digitais e podem ser a solução para quem não consegue pagar para aprender piano numa escola ou por não encontrar outra alternativa existente no meio onde está inserido. No entanto, um curso deste tipo exige concentração e dedicação para não desistir. É extremamente fácil pois pode através do recurso a um portátil é possível usar o próprio teclado para tocar. O piano online acaba por ganhar mais espaço na vida dos indivíduos, uma vez que substituirá o piano de cauda ou até o teclado musical, que por norma são instrumentos musicais que detêm maior dimensão. 

Aprender a tocar piano com um professor 

Se o teu desejo é investir em aprender piano com um professor será sem dúvida uma experiência única pois contarás com um ensino totalmente personalizado. O professor será um autêntico guia ou mestre que te dará a melhor formação e aconselhamento pois pode ser complicado a interpretação de partituras complexas ou executar melodias sem a intensidade que é necessária. Todas estas situações que podem revelar-se obstáculos podem ser corrigidas recorrendo a um professor. Além disso, manter-se motivado também é muito importante, e esta figura será essencial para que não deixe que desistas das suas aulas, pois nem sempre os sonhos se realizam sozinhos!

Será esse o teu verdadeiro sonho? Caso seja terás de avaliar qual o melhor método que funcionará contigo ou experimentar uma aula com um profissional. O importante é nunca desistir! 

categorias relacionadas
sobre o autor
Sara Santos

ver perfil
32
Publicações
Dicas relacionadas