Miguel Arranhado15 Nov 2019

fatos de banho

Fato de banho ou biquíni? Qual a melhor escolha para ti?

Fato de banho ou biquíni?


Escolher um vestido ou uma camisola que fique bem já é um grande dilema e um pesadelo. Contudo, o que fazer, quando temos de escolher entre um fato de banho ou um biquíni?

É certo e sabido que uma mulher com um corpo equilibrado, com ancas e ombros mais ou menos da mesma largura e uma cintura estreita, pode usar, voltar a usar e abusar de todo o tipo de biquínis. Ou seja, quando o assunto é ir para a praia, estas mulheres podem escolher levar o que lhes apetecer. O problema é que isto não é a realidade para grande parte das mulheres que existem no mundo.

Seja na praia ou na piscina, quando vestimos um biquíni <link-sub-cat-biquinis-e-trikinis> ou um fato de banho <link-sub-cat-fatos-de-banho>, a ideia é desfrutar, mas, acima de tudo, sentirmo-nos bem na nossa pele. Para além disso, hoje em dia é completamente errado pensar que os fatos de banho estão fora de moda, porque eles voltaram em grande força, com novos designs, novas abordagens e uma elegância nunca vista. São uma excelente opção para esconder um pouco daquela gordurinha extra que temos, sem comprometer o estilo que pretendemos ter na praia. No entanto, se o que gostas é de usar biquíni, então, não hesites por um segundo em usar um. O que interessa é que, no fim, confiante contigo mesma e com as tuas opções.

Fato de banho ou biquíni?


Quando chega o Verão, quem é que nunca pensa: “Já devia ter começado a fazer a minha dieta”? Visitas lojas de roupa vezes sem conta e, mesmo assim, não encontras a escolha perfeita para levares vestida nos teus banhos de sol e mar? É um momento assustador para qualquer pessoa, que leva muitas mulheres a investirem em idas ao ginásio ou em corridas em parques perto de casa. 

No entanto, se este ano já não vais a tempo de ter o corpinho Danone que gostarias de ter para poderes brilhar no areal, não fiques desanimada. Encara este desafio de forma leve e descobre algumas das melhores estratégias para conseguires escolher o biquíni ou o fato de banho perfeito para ti e para as tuas curvas.

Seios pequenos? Barriga saliente? Anca larga? Pouca cintura (ou nem a consegues ver)? Ao olhares para ti, achas que não faltam defeitos no teu corpo – que insistes em destacar constantemente – e, infelizmente, a oferta de roupa para ir para à praia que encontras parece não ser capaz de te ajudar? Enganas-te! Existem, sim, vários modelos para todos os tipos de corpos e, se prestares um bocadinho de atenção na hora de fazeres a tua escolha, irás encontrar aquele look que te irá favorecer este Verão. 

Para poderes fazer a tua escolha, começa, antes de mais, por definir qual é o teu tipo de corpo.

Silhueta Oval


Se és dona de uma silhueta oval, recomendamos que a tua escolha recaia por fatos de banho, para que consigas camuflar as gordurinhas e, ao mesmo tempo, dares o devido destaque às tuas curvas. Tenta escolher um modelo que não seja muito cavado, uma vez que, desta forma, irás conseguir disfarçar também a zona das coxas. 

Lembra-te que, tal como dissemos antes, se o que gostas é de usar biquínis, podes e deves continuar a usá-los.

Silhueta em forma de ampulheta


Dos biquínis aos fatos de banho, podes usar o que quiseres, desde que tenhas cuidado em não escolher algum com a parte de baixo não muito cavada. O objetivo com este conselho é o de evitar dar ênfase às coxas. 

Fora isto, podes usar soutiens caicai ou com alças, que ambos te irão ficar bem.

Silhueta retangular


Caso seja este o teu tipo de corpo, usa e abusa de cuecas cavadas e de triquínis. Desta forma, irás conseguir criar uma definição à tua cintura e criar a ilusão de curvas para quem te encontrar na praia.

Silhueta em forma de triângulo invertido


Neste tipo de corpo, o objetivo é claro: disfarçar a parte de cima. Por essa razão, tens de optar por modelos de soutien simples, enquanto que, na parte de baixo, o melhor é escolheres cuecas bem cavadas. Assim, irás conseguir dar mais ênfase à tua cintura.

Se tens um peito grande


O melhor é escolheres fatos de banho ou biquínis com a parte de cima bem estruturada, para que o peito fique bem sustentado e que te consigas sentir confortável. 

Cores neutras também é uma boa opção a seguir. Porém, se quiseres usar padrões, opta por algo bastante sóbrio e em tons escuros.

Se estás grávida


Se o que pretendes é ter conforto, o melhor é mesmo escolheres um fato de banho. No entanto, se gostas mesmo é de biquínis e queres que toda a gente veja a tua barriguinha de grávida, podes continuar a usá-los.

Ou seja, no momento de escolheres entre um fato de banho ou um biquíni, o mais importante é o teu gosto pessoal e a autoconfiança que qualquer um deles te faz ter. Contudo, escolher modelos que favoreçam o teu tipo de corpo é meio caminho andado para te sentires bem contigo mesma. 
categorias relacionadas
sobre o autor
Miguel Arranhado
Consultor de Marketing Digital

Já fui chamado por muitos nomes. “Editor”, “Chato”, “Chefinho”, ou (o meu preferido) “Mini-Chefe”. Sou amante das...

ver perfil
45
Publicações
Dicas relacionadas