Miguel Arranhado16 Nov 2019

Praticar desportos de aventura dá saúde e faz viver

A vida é feita, entre outras coisas, de aventuras e emoções.


A prática de desporto e o contato com a natureza são, sem dúvida, duas das melhores maneiras de relaxar e esquecer a loucura do nosso dia a dia. Quando unimos as duas coisas, então, não há stress que resista. Existem diversos tipos de desporto de aventura na natureza e, cada vez mais, há um aumento na procura desta modalidade pelos turistas.

Por isso, se estás à procura de uma atividade de lazer ou um desporto para saíres um pouco da tua rotina e viver experiências e emoções novas, dá uma leitura neste artigo. Aqui, vais encontrar 5 tipos de modalidades de Desportos de aventura, com explicações sobre o que são e os benefícios que cada um traz para a saúde e para a vida no geral. Diverte-te!

TREKKING


Regra geral, este é um dos desportos de natureza mais praticado pelas pessoas que gostam de desportos de aventura. O Trekking consiste em, nada mais, nada menos, do que fazer caminhadas por trilhos. Ou seja, se escolheres praticar este desporto, tens de estar consciente que as tuas pernas serão os membros do teu corpo que mais ficaram exercitados. Por isso, prepara-te!

Quanto ao local onde o Trekking é praticado, existem para todos os gostos e condicionantes físicas: terrenos íngremes ou planos, trilhos curtos ou longos, estreitos ou largos, com mata fechada ou aberta, de solo rochoso ou arenoso.

Podermos observar fauna, a flora e as paisagens, como lagos, montanhas e quedas de água, são algumas das experiências memoráveis que fazer trekking nos pode proporcionar.

ARVORISMO


Esse desporto pratica-se literalmente no ar: cada participante tem de se mover entre as copas de árvores muito altas, utilizando equipamentos como pontes e plataformas, cabos e cordas. Alguns destes trajetos de Arvorismo têm um alto nível de dificuldade, enquanto que outros são tão fáceis que até podem ser explorados por crianças.

Este desporto é muito recomendado, se quiseres testar o teu equilíbrio, a tua concentração e superar os teus próprios limites. Regra geral, a parte final do trajeto é sempre feita através de um slide. Claro está que, seja qual for o nível de dificuldade, esta modalidade é sempre monitorizada por profissionais especializados.

ESCALADA


Outro desporto bastante popular, a Escalada tradicional é praticada em montanhas e colinas, que têm de ser subidas utilizando cordas, mosquetões e muitos outros equipamentos essenciais para a realização de uma subida de sucesso e, mais importante ainda, para a segurança do praticante.

Tal como no Trekking e no Arvorismo, existem níveis de escalada para todos os gostos, desde paredes altas, lisas e retas até outras mais baixas e íngremes.

RAFTING


Quem desejar fazer desportos aquáticos tem mesmo de experimentar de fazer Rafting. Praticado em barcos insufláveis que descem pelos percursos dos rios, no meio da exuberância da natureza até uma margem pré-definida. Por segurança, são sempre conduzidos por guias com remos que direcionam o trajeto.

Embora não seja um desporto que exija um alto nível de forma física, ele exige bastante equilíbrio e concentração. para que consiga permanecer firmemente dentro do barco, e, principalmente, ter um grande amor pela adrenalina e pela aventura.

PARAQUEDISMO


Até aqui só falámos de desportos de aventura em terra e na água. O que é que está a faltar? O ar, claro está! Se és daquele tipo de pessoa que gosta de sentir uma brisa incrível, respirar o ar de alturas elevadas e apreciar uma bela vista panorâmica, o Paraquedismo é o desporto certo para ti.

Tal como nas outras modalidades de voo livre (como, por exemplo, o Parapente e a Asa-Delta), saltar de paraquedas ajuda a trabalhar a flexibilidade do corpo e a respiração, para além de nos proporcionar momentos incríveis de elevada adrenalina.

Portanto, seja qual for o desporto (ou os desporto) de aventura na natureza que decidas escolher pera praticar, tem a certeza de que os seus benefícios são muito grandes:

  • contacto íntimo e real com a natureza, o que te vai deixar com um descanso físico e emocional;
  • fortalecimento do teu corpo, trazendo benefícios para a tua saúde de uma forma geral;
  • diversão sem limites por causa de toda a adrenalina que irás sentir.

Claro que um desporto de aventura também tem o seu desafio e, com ele, irás desenvolver capacidades específicas como coordenação motora, visão, orientação espacial, capacidade de tomar decisões rapidamente, planeamento de tempo, proatividade, equilíbrio, atenção direcionada e em vários pontos em simultâneo e saber lidar com imprevistos. É quase como se estivesses a fazer um treino para ires viver para a selva.

Agora que já sabes o que é um desporto de aventura, está na hora de saíres da Internet e colocares o pé na estrada. Não te esqueças de pesquisar bem sobre a modalidade que queres praticar, o lugar que escolheste para o fazer e todos os equipamentos que necessitas para realizares essa atividade. Fazer parte de um grupo já com alguma experiência é uma excelente forma de começares a ganhar os conhecimentos práticos de que necessitas. 
Categorias Relacionadas
sobre o autor
Miguel Arranhado
Consultor de Marketing Digital

Já fui chamado por muitos nomes. “Editor”, “Chato”, “Chefinho”, ou (o meu preferido) “Mini-Chefe”. Sou amante das...

ver perfil
45
Publicações
Experiência relacionadas