Sara Santos28 Jan 2020

Ser ator em Portugal

A representação faz parte da vida das pessoas que diariamente olham para o grande ecrã. Em Portugal, os profissionais dessa área até alcançarem um lugar de visibilidade passam por um caminho bastante atribulado, cheio de altos e baixos e histórias de superação. Muitas das vezes, começam por ser pequenos aprendizes passando por momentos de grande ensinamento e conhecimento. Trabalhar como ator acarreta também muitas responsabilidades e nem sempre pode ser uma carreira estável, mas faz parte do sonho de centenas de indivíduos. Esta profissão centra-se sobretudo na interpretação e representação de uma determinada ação dramática centrada em textos oriundos de um autor. Desta forma, o principal foco centra-se em transmitir ao telespetador um conjunto de ideias presentes nas várias representações dramáticas. Revela-se assim, um trabalho árduo através de ensaios constantes, muita criatividade e dedicação.

Como é ser ator? 

A arte de representar é sinonimo de paixão por aquilo que se faz e de entrega total. O ator é aquele/a que procura encarnar a personagem que está a mostrar ao público e criar uma ligação de forma a agarrá-lo ao ecrã. Todo este trabalho detém inúmeras exigências, onde tem que estar presente sobretudo muita tranquilidade, concentração e uma enorme preparação prévia. Agir com naturalidade é também um aspeto a considerar, uma vez que deve ser capaz de reproduzir de formas diferentes várias personagens e ao mesmo tempo fazer passar várias emoções e vivências. 

Como é o seu dia a dia?

Os dias deste profissional podem ser uma autêntica correria e as tarefas podem variar dependendo das particularidades do seu contrato. No entanto, as suas funções centram-se sobretudo em: 

·        Gravações de voz em contexto de spots publicitários;
·        Contactos frequentes com o seu agente; 
·        Trabalho de palco ou gravações em estúdio; 
·        Frequentar audições para dar lugar a papeis; 

Para um ator nunca existe uma rotina, pois todo o trabalho depende do projeto onde o mesmo está inserido. Muitos ensaios e uma autêntica correria! Mas se é realmente um apaixonado por esta profissão, o estudo também é essência, por isso é muito importante investir em coisas essenciais como um curso para que se torne um profissional completo! E em Portugal são várias as escolas que dão a oportunidade de aprofundar ainda mais todos os conhecimentos! No entanto, é fulcral também a diversificação de papeis, o que se releva uma vantagem, pois quanto mais coisas souber fazer mais hipóteses terá de ser chamado para um papel. Como por exemplo: dançar, cantar, praticar algum tipo de desporto ou até mesmo tocar um instrumento musical.  

O primeiro passo de como ser ator 

Hoje em dia, a arte de representar é bastante valorizada e caso seja bem acompanha acaba por se refletir em ganhos e pode fazer abrir muitas portas. Uma boa estratégia para começar é sem dúvida procurar por agências de atores e encontrar a melhor que se adequa aos teus interesses. Estes profissionais irão dar uma orientação profunda no início de carreira e assim as oportunidades de evolução serão muito maiores. O que as agências de atores procuram neste ramo da representação é pessoas desinibidas e sem problema algum de estar à frente das câmaras ou até mesmo em público. A capacidade de improvisar e uma boa dicção são caraterísticas imprescindíveis que estes profissionais mais desejam. A oferta de oportunidades também é uma mais valia que as agências de atores têm ao dispor dos atores que procuram emprego. 

Como um ator pode contornar situações mais difíceis? 

Dentro das agências de atores, ensaios, gravações pode não ser fácil lidar com momentos menos bons da sua carreira. E para um melhor bem-estar são muitos os que aliam ao seu dia a dia preenchidíssimo, tarefas para se manterem bem e com a dedicação ao máximo. Assim, é recomendado a muitos deles optarem pela prática de exercício físico, uma vez que o corpo deve estar totalmente preparado para saber lidar com toda a azafama das gravações e manter-se em equilíbrio pleno; sessões de meditação com o propósito de limpar a mente e ajudar a reduzir a ansiedade e o stress para uma melhor concentração e por último, um estudo contínuo pois o saber não ocupa lugar e é imprescindível a leitura frequente de textos para o desempenho dos papeis. 

Desafios que poderá enfrentar 

Como em todos os ramos profissionais os desafios fazem parte da vida de cada ator e tudo isto são formas de superação e alcance do sucesso. A vida por detrás dos holofotes nem sempre é um mar de rosas e esta profissão requer e exige muita concentração e dedicação plena. No entanto, em algumas vezes o cansaço físico pode apoderar-se e revelar-se o maior inimigo de um dia de gravação. Os dias longos de gravações ou até mesmo de ensaios não são fáceis e podem afetar e desgastar a nível psicológico. Outro aspeto a considerar é conseguir conciliar trabalho e a família. Este é um dos desafios que mais afetam atores em Portugal. A rotina desta profissão apesar de ter pontos positivos também se reverte de pontos negativos e pode chegar até à sua própria família! Assim, quando o trabalho de um profissional deste ramo começa a ser reconhecido e a ganhar mais visibilidade no grande ecrã pode ser muito complicado gerir toda a agenda. É aqui que a família também sofre com esta situação, uma vez que acaba por surgir um certo desequilíbrio em manter a rotina e o tempo para se dedicar à família. 

Como alcançar o sucesso 

O sucesso não se alcança de forma fácil e na área da representação nacional existem bons atores, mas com um percurso digno de muito trabalho e dedicação durante anos e anos. Não existe uma fórmula secreta, o sucesso reflete-se com muito trabalho árduo. O importante é que o ator estude cada personagem e a transporte para o seu corpo com muita entrega, esforço mental e físico. De projeto para projeto deverá se reinventar para cativar ainda mais o público e manter sobretudo uma postura de humildade e aperfeiçoamento continuo. Porque a própria vida é uma aprendizagem continua! 
categorias relacionadas
sobre o autor
Sara Santos

ver perfil
32
Publicações
Dicas relacionadas