Mara Domingues29 Jan 2020

Como surgiu a Carroçaria

A roupagem dos automóveis!

É preenchida pela estrutura do carro, ou seja, envolve o compartimento do motor, a zona dos assentos dos passageiros e a bagageira.
Com a evolução da industria automóvel o aspeto das carroçarias tem se vindo a alterar para uma imagem mais apelativa.
 
Caraterísticas da carroçaria
 
Existem dois tipos de carroçarias no mercado. A primeira que se integra na estrutura do carro, num estilo de montagem que se designa como monobloco.
No segundo tipo, a carroçaria é montada de forma separada do chassi.
E o que é o chassi?
O chassi é a estrutura de aço que suporta o motor e a carroçaria.
 
Segundo o dicionário online Priberam, a carroçaria, também poder ser o nome da traseira aberta de um veículo de carga. Esta palavra está, quase sempre associada aos carros, no entanto, o seu sentido pode ser mais vasto.
 
Como surgiu a carroçaria
 
O automóvel surgiu em 1769, quando foi inventado o motor a vapor. Era desta forma que funcionavam os primeiros carros que transportavam pessoas. Com um aspeto muito arcaico, tinham um ar de carroças. Mais de 100 anos depois, em 1889, em Estugarda, Gottlieb Daimler e Wilhelm Maybach, criavam um carro desde a sua raiz. Esta criação alterou por completo o design dos carros, uma vez que esta dupla quis deixar para trás o aspeto de carroça de burros e inventaram a carroçaria. Esta carroçaria trazia já o motor encaixado.
 
Alterar ou transformar a carroçaria do teu carro 
 
Um pormenor muito importante, do qual não te podes esquecer. Apesar do carro ser teu, não podes pôr e dispor como queres, dos seus componentes ao teu bel-prazer.
Para alterar a carroçaria do teu carro, tens de pedir aprovação prévia. E terás de o fazer sempre que estas transformações sejam significativas. Por exemplo se alteres elementos estruturais ou características regulamentares. 
 Um outro motivo que obriga a um pedido de autorização, é se a segurança do automóvel for posta em causa com a transformação.
 
Atenção, se decidires avançar com a alteração sem que esta seja aprovada, ficarás em incumprimento e sujeitas-te a uma multa bastante alta. Que pode ter quatro dígitos.
 
Para avançares com este pedido, prepara alguns documentos, porque aqui vamos ter a situação típica do papel do papel do papel.
Existe um formulário próprio no IMT – Instituto da Modalidade doe Transportes I.P.
Para além deste documento, terás de entregar a memória descritiva do carro, os desenhos que exemplifiquem as alterações (se for caso disso, claro), a certificação do fabricante, confirmando que a transformação não põe em casa a segurança e que esta é amiga do ambiente. Esta certificação, também pode ser emitida por um serviço técnico acreditado.
 
Mas não é tudo...
 
Cópias dos certificados que homologam os sistemas ou componentes que sejam acrescentados com a transformação.
E por fim, a documentação dita normal, do carro (Livrete + Título de Registo de Propriedade ou Certificado de matrícula) e, como é óbvio a tua identificação.
Outra coisa, muito importante que não te podes esquecer. O cartão de multibanco. Esta autorização tem um valor associado a pagar e sem esse pagamento, o processo não avançará.
 
Fornecedores de carroçarias
 
Em Almancil encontramos a Newonedrive-Comércio de Peças Auto SA com uma vasta gama de equipamentos e artigos automóveis. Desde lubrificantes, às baterias, passando pela carroçaria. Com presença no mercado há várias décadas, esta empresa orgulha-se na vasta experiência e conhecimento nesta área e na forma como os seus clientes são recebidos.
 
Para além da loja no Algarve, esta casa, também está representada, na cidade do Porto, em Lisboa e no Seixal.
 
Com 8 distribuidores espalhados em 16 pontos de venda, também tens a Iveco Portugal-Comércio de Veículos Industriais SA.
 
No mercado há mais de 40 anos, é uma marca de referência, dentro da área automóvel. Os seus profissionais altamente especializados que prestam um serviço de competência que fideliza os seus clientes.
 
O seu catálogo e a qualidade dos seus artigos falam só por si. Aqui encontrarás tudo que necessitares para substituir ou reparar algumas das peças da carroçaria.
Para-brisas, para-choques e lâmpadas são algumas das peças que poderás adquirir, sempre apropriados ao teu carro.
 
Todas a peças são testadas com uma minúcia e um cuidado que vai para além do que as normas regulamentam.
Os faróis são fabricados com a garantia de promoverem a segurança necessária e tornar o consumo de energia mais eficiente
Esta qualidade só é possível devido às caraterísticas do material utilizado no fabrico e ao controlo dos processos de produção.
 
Para manter a estrutura da carroçaria nas melhores condições, há que ter alguns cuidados na sua manutenção.
Pequenas fissuras no para-choques devem ser vistas de imediato por um técnico bem como os danos no para-brisas. 
Também é conveniente que os faróis estejam bem limpos. Basta que passes um pano húmido para que se mantenham em plenas condições de deixar passar a luz corretamente. Não limpes com um pano seco, para evitar que se formem riscos.
Categorias Relacionadas
sobre o autor
Mara Domingues
Redação e criação de conteúdos

O meu nome é Mara, muitas vezes confundido com Maria, Marta ou até mesmo Lara.
E onde entra a escrita na minha vida?...

ver perfil
62
Publicações
Dicas relacionadas