O seu navegador é demasiado antigo. Algumas funcionalidades poderão não funcionar.

Por favor faça download de um navegador mais recente aqui. Obrigado!

Nadine Gomes02 Set 2021

máquinas industriais

Cuidados essenciais com as máquinas industriais

Os cuidados a ter com a maquinaria

Em todas as atividades industriais é muito importante ter cuidado no uso e na manutenção das máquinas e equipamentos para evitar qualquer acidente de trabalho ou prejuízo.

Treine as equipas para ter alguns conhecimentos sobre cada aparelho e descreva criteriosamente os vários passos que devem ser cumpridos para que tudo corra bem e em total segurança.
Todo o cuidado é pouco com as máquinas industriais que pesam toneladas! O mínimo descuido pode provocar acidentes muito graves!

A performance e a produtividade também podem ser afetadas com a utilização errada das máquinas industriais. Aliás, o negócio pode ter um prejuízo muito grande com a falha de uma dessas máquinas, devido ao custo de um novo equipamento ou de uns simples arranjos.
Mas, outras intervenções podem ajudar na boa manutenção das máquinas, como a inspeção ou uma limpeza recorrente.

equipamentos.jpg


No setor industrial, se existe um aspecto no qual não se deve economizar é na segurança dos trabalhadores e no bom funcionamento das máquinas.
Além disso, vamos enumerar mais abaixo 3 outros cuidados que merecem toda a sua atenção e podem fazer a diferença neste aspeto:

  1. Ter um cronograma de manutenção das máquinas industriais - a manutenção e a limpeza das máquinas são imprescindíveis para o bom funcionamento das mesmas, mas também no que toca à segurança dos trabalhadores. Nunca se esqueça que a qualidade dos produtos e a reputação da empresa pode ser destruída apenas com essa negligência. Desta forma, com tantos eventos e reuniões, o cronograma será uma ajuda preciosa para não haver irregularidades na manutenção das máquinas.
  2. Treinar os trabalhadores de forma periódica sobre o uso correto das máquinas - eles devem ser sempre informados sobre os cuidados a ter com as máquinas industriais e o que fazer se existir alguma dúvida sobre um procedimento. Aqui, a comunicação deve ser clara e concisa para não induzir em erro ou parecer muito complexo.
  3. Repetir vezes sem conta as regras de segurança a adotar - com o passar do tempo, é normal ficarmos mais 'relaxados' no que diz respeito a normas de segurança. Para evitar esta situação e casos de negligência, as reuniões sobre estas regras devem ser relembradas como um ritual.

Qualquer problema com uma máquina industrial, recorre a esta lista de empresas competentes neste setor:

Portanto, fique atento a esses fatores! Se necessário, tenha pelo menos um responsável por fazer esse trabalho de supervisão e o seu negócio vai agradecer de certeza.
Categorias Relacionadas
sobre o autor
Nadine Gomes
Freelancer Marketing Consultant

Comunicar é a ‘minha praia’, quer seja em meios mais institucionais ou mais informais. Adoro um bom filme, boa...

ver perfil
23
Publicações
Dicas relacionadas