Luísa Santos27 Jan 2020

sofás cama

puffs

poltronas

chaise longue

4 tipos de sofás e cadeirões para divisões pequenas

É possível manter o conforto em espaços mais pequenos

É difícil encontrar o sofá ideal e perceber que, afinal, ele não cabe na sala. Na maior parte das vezes, até temos a noção do espaço e das medidas da mobília que precisamos, mas a verdade é que achamos sempre que, à primeira vista, não vão existir quaisquer problemas de espaço.

No entanto, essa é uma situação que acaba sempre por acontecer e, para evitar futuras trocas ou devoluções, o melhor é pensar de outra forma, isto é, uma que aproveite o espaço da divisão de maneira inteligente. Quando o assunto são sofás e cadeirões, o melhor é avaliar todos os tipos que existem antes da decisão final.

É por esse motivo que reunimos quatro boas opções no que toca a tipos de sofás e cadeirões para divisões mais pequenas - que podem ser a sala, o escritório ou até o quarto. Existem opções que oferecem igual conforto e um toque decorativo mais original.

Sofás e Cadeirões Para Divisões Pequenas

A oferta é vasta, sabemos, e distribui-se por um sem número de lojas. O tamanho é diferente, há vários materiais, o conforto nem sempre é garantido e o preço difere de loja para loja. O que importa é que, antes de tudo, saibas quais são as melhores opções que substituem os sofás e cadeirões tradicionais.

1. Chaise longue

Está frequentemente acoplada a um sofá, mas é preciso não esquecer que, uma  chaise longue é um tipo de mobília que existe sozinho. Não precisas, por isso, de correr para as lojas à procura de qual das chaises pode ser afastada do sofá sem parecer "estranha" ou "perdida" no meio de uma divisão.

Não vale a pena, porque deves procurar por outro género de chaise longues, isto é, aquelas que são fabricadas sem fazer parte de um sofá - ou seja, individuais, que normalmente oferecem mais espaço para uma pessoa se deitar. Podes encontrar várias opções em lojas como a JOM ou a IKEA.

Este é um tipo de sofá flexível em termos do espaço em que é colocado, podendo estar junto a uma parede ou não. A verdade é que substitui um sofá com o tamanho tradicional e oferece, ainda assim, o conforto necessário.

2. Sofás cama

Esta é uma boa opção para habitações que não disponham de quarto, para divisões que não tenham espaço suficiente para um sofá de dimensões normais ou até para divisões que já tenham uma cama, mas queiram ter também a opção de sofá cama - isto porque, regra geral, os sofás cama são mais pequenos em comprimento.

Têm a vantagem de servir dois propósitos diferentes e de poderem ser utilizados (só) sob a forma de sofá ou (só) sob a forma de cama, oferecendo um maior espaço de organização no caso da cama não ser utilizada.

poltrona
poltrona


3. Poltronas

Se o que falta na tua sala é um tipo de cadeirão que possa ser encostado, por exemplo, a um dos cantos da divisão, então as poltronas são a melhor opção. Assemelham-se a sofás, ainda que bem mais pequenas, e podem também ser colocadas em escritórios ou quartos.

A possibilidade de acrescentar, ainda, um apoio de pés, pode ser útil no caso de, por exemplo, o preço de uma chaise longue ultrapassar o orçamento que tinhas definido. Dessa forma, é possível estender as pernas sobre mais um elemento de mobiliário que pode, a qualquer altura, ser retirado e servir outras finalidades, noutras divisões.

4. Puffs

Os puffs são o elemento mais recente e, com o passar dos anos, têm conhecido diferentes formas, já que não se limitam, apenas, à forma circular tradicional. Hoje em dia, há puffs para todos os gostos - e, claro está, para todos os cantos da casa.

Em primeiro lugar, importa escolher o tamanho, decidir se dá para uma ou mais pessoas e qual o tipo e tecido que o vai forrar. Há tecidos mais baratos, mas também há aqueles em couro, que por norma se traduzem num maior investimento.

Para além dos puffs tradicionais, podes encontrar à venda outros quadrangulares. A oferta aumenta se falarmos em puffs de exterior, cuja escolha aconselhamos a ser guiada por um profissional de uma loja, para que o tecido não se estrague com facilidade.

Hoje em dia, são cada vez mais comuns as divisões pequenas, que não permitem uma grande margem de manobra no que toca à disposição de mobiliário. Ainda assim, nada está perdido, até porque, se chegaste até aqui, percebeste que há várias opções que substituem os sofás e cadeirões tradicionais que, normalmente, ocupam muito mais espaço numa divisão.

A verdade é que, as opções que sugerimos, permitem outra abordagem à decoração, uma vez que estão disponíveis em cores e formatos diferentes, o que permite uma disposição bem mais original.

Hoje em dia, a facilidade com que se encontram chaise longues, sofás cama, poltronas e puffs é tanta que podes, até, comprar qualquer uma das peças online e esperar que a encomenda chegue a casa.
Categorias Relacionadas
sobre o autor
Luísa Santos
Content Writer

A paixão pelas palavras acompanha-a desde sempre e a curiosidade por aquilo que não sabe leva-a a verbalizar todas as...

ver perfil
61
Publicações
Dicas relacionadas