O seu navegador é demasiado antigo. Algumas funcionalidades poderão não funcionar.

Por favor faça download de um navegador mais recente aqui. Obrigado!

Nadine Mussá23 Set 2021

pet-sitting

Será pet-sitting a solução para ti?

Desmistificar o pet-sitting

Alguma vez recorreste a pet-sitting para cuidar do teu animal de estimação? Dentro dos serviços para animais, este talvez seja o primo afastado sobre o qual pouco se sabe. Hoje tencionamos apresentar-te esta profissão e o quão pode ser útil.

O conceito de babysitting não nos é estranho, está presente em muitos filmes e séries. Existem pessoas que recorrem, ao que se chama em Portugal, amas para cuidar dos seus filhos. É uma opção viável especialmente para as crianças mais pequenas ou quando se tenciona fugir à azafama de uma creche. Numa ama, existe mais atenção, menos crianças e mais personalização, o que pode ser ideal para crianças com necessidades especiais. O teu filho fica entregue a alguém responsável e com experiência – desde que pesquises bem – então porque não usares um serviço semelhante para o teu melhor amigo de quatro patas?

Damos-te a conhecer o que fazem os pet-sitters:

Tratar dos passeios do teu cão

Hoje em dia, com as corridas do dia-a-dia, literais ou não, podes ter pouco tempo para passear o teu cão devidamente. Se não tens um quintal onde ele possa ficar à vontade para fazer as suas necessidades fisiológicas, sempre com um bom abrigo, sabes bem que ele precisa dos seus passeios para se manter calmo e feliz. Um pet-sitter pode passear o cão e poupar-te tempo precioso para o  dia-a-dia. 
                           

Colmatar alguma falha tua

Mesmo que consigas passear o teu cão de manhã, antes de seguir para o teu emprego, e ao fim-do-dia quando regressas, o intervalo entre passeios pode ser demasiado longo para o teu cão. Sabemos que a culpa não é tua, o quotidiano é frenético e quase não nos permite termos tempo para tudo. Um serviço de pet-sitting pode ser a solução. Decerto não quererás deixar o peso de passear o teu cão de acordo com as suas necessidades, mais uma ou duas vezes por dia, a algum familiar. Chama um pet-sitter! Assim podes ficar descansado sabendo que o teu cão está bem entregue e terá os passeios dos quais precisa.
 

Permitir-te ir de férias descansado

Muitas pessoas dizem que um animal de estimação é uma prisão. Apesar de haver muitos hotéis e casas de turismo que permitem a presença de animais, às vezes, a procura pelo sítio ideal pode ser complicado. Um pet-sitter visita, passeia e alimenta o teu amigo de quatro patas. 
 

A alternativa perfeita aos hotéis para cães e gatos 

Um hotel para animais poderá certamente ser uma boa ajuda, mas talvez não tenhas meios para suportar a estadia do teu bichinho durante todo o período de férias. Neste caso, o pet-sitter pode ser a alternativa. 

Cão preso por coleira e trela na rua a olhar para quem o passeia
Cão preso por coleira e trela na rua a olhar para quem o passeia

 

A alternativa perfeita para não deixar o animal com os teus amigos

Longe de nós dizer que os teus amigos ou familiares não são de confiança! O que pretendemos que penses é se eles têm uma vida que pode incluir – mesmo que temporariamente – a acomodação do teu bicho de estimação. Será que podem passeá-lo? Alimentá-lo? Talvez até acolhê-lo em sua casa? Sabemos que os teus amigos e/ou familiares também podem não ter o tempo necessário para tudo, portanto considera chamar alguém da área do pet-sitting para te deixar descansado nas férias. 

 

Dois em um

Um pet-sitter pode também ser o teu house-sitter, ou seja, cuida do teu animal e da tua casa ao mesmo tempo. É uma combinação de serviços muito utilizada por viajantes de longo curso, como nómadas digitais ou pessoas que tenham que viajar bastante em trabalho. Se conseguires um pet-sitter que também tome conta da tua casa, regue as plantas e tenha a certeza que está tudo em ordem, ficas com dois em um. Algumas pessoas optam por house-sitters que também façam pet-sitting, uma coisa não exclui a outra. Só precisas de encontrar a pessoa indicada para o emprego.
 

O teu assistente no cuidado do teu animal

Talvez tenhas tempo para passear o teu animal, cuidar dele em casa, tenhas com quem o deixar nas férias, mas tens quem te ajude a cuidar dele em alturas em que ele está doente? Medicar um animal pode ser um trabalho difícil e geralmente estas pessoas têm experiência a lidar com esses assuntos. Podem, inclusivamente, levar o teu animal ao veterinário, se não tiveres tempo para o fazer ou se for urgente. Uma outra vertente desta assistência é dar banho, levá-lo à tosquia ou outro cuidado que o teu animal necessite.
 
De que estás à espera? Cremos que encontramos a solução perfeita para algumas situações em que não tens possibilidade para tratar do teu animal de estimação. Certifica-te que encontras alguém de confiança, de preferência com experiência, mesmo que seja um serviço privado, freelance ou part-time, para que o teu bichinho fique em boas mãos. Lê mais sobre este tema aqui
Categorias Relacionadas
sobre o autor
Nadine Mussá
(Copy/Content) Writer

Escritora há largos anos, em vertentes desde copy a content, passando por jornalismo.

Neste projeto contribuiu...

ver perfil
18
Publicações
Dicas relacionadas