Nadine Mussá29 Jan 2020

brinquedos bebés

Lojas de brinquedos, o sítio indicado para comprar brinquedos para bebés

Brinquedos para bebés devem ser comprados nos locais adequados: as lojas de brinquedos

Embora seja tentador comprar brinquedos para bebés online, num supermercado ou numa loja generalista, as lojas de brinquedos são, sem dúvida, os sítios que deves procurar. Podes, também, optar por uma loja de artigos para bebés, uma vez que são boas soluções para encontrares o que procuras.

Nas lojas de brinquedos poderás encontrar brinquedos específicos para bebés, enquanto existem lojas orientadas para o público-alvo em questão: o teu bebé, ou o bebé que merece uma prenda tua.

No fundo, qualquer bebé merece brinquedos, são importantes para ajudar ao seu desenvolvimento, existem para os mais variados bolsos e idades e as lojas de brinquedos têm uma vasta oferta com as indicações que precisas, portanto, se queres comprar brinquedos para o bebé da tua melhor amiga, ou a mais recente contratação para a tua família, já sabes onde te dirigir para encontrar exatamente o que procuras.

Deixamos-te aqui alguns benefícios e comparações para que entendas a importância de uma loja especializada em brinquedos, especialmente uma que esteja orientada para brinquedos para bebés.

 

As indicações de idade
Nem todos os brinquedos são para todos os bebés. Desde os mais pequeninos aos que já estão mais crescidos, existem brinquedos indicados para todas as idades, adequados a cada bebé e ao que ele necessita para um bom desenvolvimento. Nas mais tenras idades, no fundo, é para isso que serve um brinquedo: estimular os sentidos para que a criança cresça saudável a nível sensorial e mesmo cognitivo. Deves, portanto, prestar especial atenção à idade para a qual cada brinquedo está orientado, tanto quanto ao que está adequado para o bebé em questão. 


Brinquedo para bebé (borboleta de peluche) em primeiro plano
Brinquedo para bebé (borboleta de peluche) em primeiro plano


 A certeza nas indicações
Além das indicações de idade, tal como referimos acima, existem brinquedos orientados para o desenvolvimento de diferentes capacidades e nesse ponto existem pelo menos quatro maneiras de saber: a tua experiência a lidar com pequenos, as indicações dos recém-papás, as recomendações das lojas de puericultura e a ajuda dos funcionários das lojas de brinquedos. Isto, claro, especialmente em lojas orientadas para brinquedos de bebé. Nas lojas de puericultura encontrarás as opções mais certas a tomar para cada bebé baseadas na idade da criança, e nas indicações dos pais saberás o que o rebento necessita para completar o seu enxoval.
 


 Os materiais certos
Numa loja qualquer poderás encontrar brinquedos para bebé, mas presta especial atenção ao que estás a ver: é, de facto, uma boa escolha? Para bebés de qualquer idade, é muito importante que consideres o material ao qual o bebé estará exposto. Não te esqueças que os pequerruchos põem tudo na boca, e deverá ser algo que não seja nocivo para eles. Não negamos que em lojas que não sejam especializadas em puericultura poderás encontrar ideias perfeitas, no entanto, tens de prestar atenção a este ponto. O material é importante especialmente nos mais pequeninos. Tem de ser macio para que a criança esteja em segurança. Não te esqueças que o material também não pode ser passível de magoar a criança. Não pode ser tóxico, nem inflamável, não deve ter pontas aguçadas, por exemplo.
 
 As particularidades certas
No que diz respeito a meninos e meninas com alguns meses ou nos tenros anos da primeira infância, já se sabe que elementos que se destaquem do brinquedo poderão representar um grande perigo, como os olhos de um ursinho de peluche. Para jogar pelo seguro, quando existem peças de facto destacáveis, e com essa finalidade, certifica-te que são grandes o suficiente para não causar um acidente de asfixia. Peças de encaixar para ensinar formas geométricas básicas, como os jogos em que os bebés têm que encaixar cubos e outras formas em espaços adequados – algo importante para o desenvolvimento motor das crianças, por exemplo – são sempre boa ideia, porém não te esqueças da regra do tamanho das peças destacáveis e da questão do ruído. É tentador oferecer algo que produza música, mas existe um limite a nível de decibéis.

Fala com os pais do bebé 
Fala com os pais, se o bebé não for o teu, e percebe o que seria uma boa prenda para o pequenino. Não queremos que o bebé tenha três brinquedos iguais, e claro que o brinquedo deve estar encaixado no que os pais precisam, e aprovam, para o seu filho. Isto não acontece apenas com repetição de brinquedos, mas também com o desenvolvimento do bebé. Referimo-nos, neste caso, a bebés que precisam de brinquedos, ou roupa, que seriam normalmente indicados para uma certa idade, mas a criança em questão poderá necessitar de algo que está marcado para outra idade ou tamanho.
 
Desenvolvimento sem risco
A questão etária não tem só que ver com os perigos associados ao tamanho de peças, mas também com o desenvolvimento correto de cada bebé. Afinal, como mencionámos antes, existem brinquedos para diversas faixas etárias e nem sempre são tão lineares quanto se possa pensar. Falar com os pais, também referido anteriormente, é um passo fulcral. São eles que estão em contacto com os pediatras que conhecem exatamente as necessidades do bebé. Cada caso é um caso, e as diferentes fases de desenvolvimento no geral e particulares de cada bebé não devem, de todo, ser ignoradas. Isto acontece porque as capacidades e necessidades entre bebés podem flutuar. Decerto que os brinquedos foram desenvolvidos tendo em conta as fases do crescimento de bebés, mas o teu bebé, ou dos teus amigos ou familiares, pode ter necessidades especificas ou especiais para o desenvolvimento correto tanto a nível de crescimento como de capacidades.
 

Com tudo isto, podes assegurar que os desenvolvimentos motores, cognitivos, afetivos, morais, comunicativos e sociais do bebé são prioridades. Os bebés são acompanhados devidamente pelos pais e pediatras, razão que nos leva a aconselhar que sigas o que te é pedido, e não escolhas aleatoriamente os brinquedos para o bebé que pretendes presentear. Deste modo, sugerimos que ouças os pais, ou os especialistas, para saberes em que fase de crescimento está o bebé e o que podes comprar para ele que esteja adequado ao seu caso. Brincar e divertir é importante, mas sempre em segurança e de acordo com as necessidades do bebé.

Procura mais ideias aqui ou vê a nossa área de puericultura, que tem muitas mais informações para ti!   
 


Categorias Relacionadas
sobre o autor
Nadine Mussá
(Copy/Content) Writer

Escritora há largos anos, em vertentes desde copy a content, passando por jornalismo.

Neste projeto contribuiu...

ver perfil
14
Publicações
Dicas relacionadas