Luísa Santos28 Jan 2020

Estes são os museus e monumentos com entrada grátis

Espreita a lista para não pagares nada.

A rede portuguesa de museus e monumentos é extensa em número e em cultura. São muitos espaços espalhados pelo país que encerram pedaços da história portuguesa e que convidam a que conheçamos melhor cada um desses espaços. Melhor ainda se o fizermos de forma gratuita, certo?

Museus e monumentos grátis em portugal

A iniciativa é relativamente recente e partiu da Direção-Geral do Património Cultural. Há muito que esta medida era pedida, sobretudo por aqueles que defendem que os preços associados à área da cultura deveriam ser mais reduzidos ou, muitas das vezes, grátis.

E é precisamente nesse sentido que alguns dos museus e monumentos portugueses implementaram a possibilidade de os visitares gratuitamente. No entanto, não o podes fazer quando quiseres ou quando tiveres um espaço livre na agenda, mas sim nas datas e horários definidos pelo espaço a visitar.

Fica a conhecer, de seguida, a lista dos museus e monumentos nacionais mais conhecidos que podes visitar gratuitamente.

Museu Nacional Soares dos Reis
A norte, encontramos um dos museus nacionais mais importantes, o Museu Nacional Soares dos Reis. A sua importância justifica-se pelo facto de ser o museu público de arte mais antigo do país. Conta com exposições ligadas às Artes Plásticas e às Artes Decorativas.

Este museu pode ser visitado gratuitamente aos domingos, entre as 10:00 e as 14:00 horas.

Museu de Arte Contemporânea de Serralves
A coleção de Serralves é uma das mais respeitadas, e visitadas, em Portugal. A contemoraneidade reina neste espaço, que apresenta exposições de pintura, esculturas, fotografia, entre outras. A entrada é gratuita no primeiro domingo de cada mês, entre as 10:00 e as 13:00 horas.

Mosteiro dos Jerónimos
Quando falamos dos monumentos de Portugal mais importantes, falamos obragatoriamente do Mosteiro dos Jerónimos, uma obra que remonta ao século XVI. O Mosteiro está classificado como Monumento Nacional e foi também reconhecido como Património Mundial da UNESCO.

O Mosteiros dos Jerónimos pode ser visitado gratuitamente aos domingos, das 10:00 às 14:00 horas.

Panteão Nacional
É no Panteão Nacional que se encontram os túmulos das personalidades portuguesas mais célebres da história, como é o caso de Amália Rodrigues. Classificado como Monumento Nacional, o Panteão é merecedor de visita não só pela sua história, como também pelas vistas que oferece sobre a cidade.

A entrada é grátis em todos os domingos, das 10:00 às 14:00 horas.

Torre de Belém
É sobre o Tejo que encontramos outros dos maiores ex-líbris dos monumentos de Portugal, a Torre de Belém. Outrora utiliza como defesa da barra do Tejo, a Torre ainda mantém a Sala do Governador, a Sala dos Reis, a Sala de Audiências e a Capela de traços quinhentistas.

Visitar a Torre de Belém é grátis aos domingos, entre as 10:00 e as 14:00 horas.

torre-de-belem.jpg


Museu Calouste Gulbenkian
É no Museu Calouste Gulbenkian que se encontra a maior coleção de arte moderna e contemporânea portuguesa, com origem no final do século XIX. Podes visitar este museu aos domingos, a partir das 14:00, de forma gratuita. Aproveita e passeia, também, nos jardins adjacentes.

MAAT
Com vistas privilegiadas sobre o Tejo, nasceu o MAAT, um dos museus nacionais mais recentes. Nele, podem ser visitadas coleções que liga a Arte à Arquitetura e Tecnologia. As visitas são totalmente gratuitas no primeiro domingo de cada mês.

Museu Berardo
O Museu Berardo é casa de uma das maiores coleções privadas do país, ligada à Arte Moderna e Contemporânea. Nele, podem ser vistas obras de nomes conceituados, como é o caso de Paula Rego, Pablo Picasso, Marcel Duchamp, Max Ernst, Piet Mondrian, Joan Miró e Andy Warhol.

A entrada no museu é gratuita aos sábados.

Museu do Oriente
A entrada neste museu é gratuita às sextas-feiras, das 18:00 às 22:00 horas e nele é possível encontrar-se aquilo que de melhor as tradições asiáticas têm para oferecer.

Museu do Dinheiro
Este é um dos museus nacionais mais "tecnológicos" do país, graças às atividades interativas de que dispões para envolver ainda mais os visitantes. A sua programação é extensa e merece uma visita, sobretudo de for feita de quarta a domingo, entre as 10:00 e as 18:00 horas, uma vez que é gratuita (tal como as atividades interativas).

Museu Nacional do Teatro e Dança
Tudo aquilo que esteja relacionado com estas áreas pode ser encontrado neste museu, como é o caso de trajes, fotografias, bilhetes, desenhos, cartazes, elementos de cenografia, entre tantos outros. A entrada é gratuita aos domingos, das 10:00 às 14:00 horas.

Museu Nacional do Traje
Na lista de museus e monumentos que aqui mencionamos, este talvez aquele que melhor retrata e expõe a história portuguesa no que toca às tradições e formas de vestir ao longo dos séculos. A entrada é grátis aos domingos, entre as 10:00 e as 14:00 horas.

Palácio Nacional da Ajuda
Sempre quiseste visitar um palácio real? Esta é a oportunidade ideal de o fazeres, sobretudo se quiseres mergulhar nos aposentos reais e na sala do trono que remontam ao século XIX. A entrada é gratuita aos domingos, das 10:00 às 14:00 horas.

Museu Nacional de Arqueologia
Um dos mais interessantes e com a coleção mais vasta a nível de arqueologia, etnografia, escultura, antropologia, entre tantas outras áreas. Os períodos romano, árabe e medieval são o grande foco deste museu, que pode ser visitado gratuitamente aos domingos, entre as 10:00 e as 14:00 horas.

A lista é extensa e o melhor é que planeies a tua visita antecipadamente, porque assim podes, até, visitar mais do que museu ou monumento no mesmo dia. Outros dos espaços abrangidos pelo programa da Direção-Geral do Património Cultural espalham-se de norte a sul do país.
categorias relacionadas
sobre o autor
Luísa Santos
Content Writer

A paixão pelas palavras acompanha-a desde sempre e a curiosidade por aquilo que não sabe leva-a a verbalizar todas as...

ver perfil
61
Publicações
Dicas relacionadas