Sara Santos28 Jan 2020

Aviário e condições das aves

O consumo humano é cada vez maior e com a sua evolução exigiu mudanças no setor da criação das aves. Recorre-se assim à chamada avicultura que consiste na criação de aves em aviário destinadas à produção de alimentos, destacando-se a carne e os ovos. Esta criação resulta da presença de aviários de galinhas, podendo ainda fazer parte deste processo a criação de aves em aviários como patos, perus ou até mesmo avestruzes. Se estás interessado em investir neste tipo de negócio é importante não esquecer também as questões relacionadas com o ambiente e o bem-estar de todos os animais, bem como uma correta instalação dos aviários tendo em consideração as boas condições na criação desses animais.  

O que é um aviário? 

Um aviário consiste numa estrutura construída especificamente para a criação de várias espécies como galinhas e outras aves. Este espaço é totalmente controlado de acordo com as caraterísticas de cada espécie como o seu peso e a sua idade. Com a evolução tecnológica assiste-se também a um desenvolvimento cada vez maior da vinicultura. Por isso, investires neste ramo é fundamental para conseguir uma melhor produtividade. Deste modo, surge uma grande aposta em equipamentos sofisticados, como é o caso dos sistemas de climatização, dos painéis isotérmicos e todo o material em que são construídos os aviários de galinhas. O uso destes elementos é imprescindível para controlar as condições ambientais como forma de aumentar a eficácia e ao mesmo tempo diminuir os custos de produção. Conseguirás tornar este processo muito mais rentável! 

Caraterísticas de um aviário 

O ambiente de criação dos aviários de galinhas deve estar situado num local bastante tranquilo, longe de locais com grande confusão ou até mesmo de estradas com elevada circulação de veículos. A estrutura de um aviário é fundamental para uma melhor produtividade. Assim, o mesmo deve contar com uma estrutura bastante simples, mas ao mesmo tempo funcional potenciando as condições das aves no local. Assim, a estrutura do mesmo pode ser: 

·        Estrutura Hidráulica 

A água é fundamental para manter boas condições para as aves. Assim, o aviário deve contar com a instalação de uma estrutura hidráulica presente no aviário através de bebedouros. A água pode ser ainda utilizada para manter uma boa limpeza e ao mesmo tempo tratar da desinfeção. 

·        Estrutura Elétrica 

Pode parece estranho, mas nos aviários de galinhas a iluminação também conta! Assim, as luzes do teto devem ser do tipo incandescente ou florescente através de lâmpadas LED. A avicultura carateriza-se por consumir uma quantidade considerável de energia e nada melhor do que arranjares alternativas para economizar energia elétrica. 

·        Isolamento térmico e ventilação 

Manter um isolamento térmico é fundamental para que as aves se sintam bem no aviário e é através dos painéis isotérmicos que é possível criar condições de temperatura adequadas para estes animais se manterem mais confortáveis. É através das placas evaporativas ou exaustores que é possível também fazer com que no aviário exista circulação de ar permitindo a renovação do mesmo, o que melhorará consideravelmente o seu ambiente.

Condições que deve ter um aviário 

Para uma melhor produtividade, os aviários de galinhas têm de estar bem preparados. Para isso cada aviário tem de ser construído de acordo com as especificidades e necessidades do respetivo negócio para uma melhor eficiência. Desta forma, é necessário ter em conta:               

a)      Apresentação de espaços específicos para a colocação de ninhos;                                    
b)     Existência de material impermeável;
c)      Ser equipado com um sistema de ventilação adequado ao espaço;

Ter um espaço confortável para as galinhas é essencial para que estes animais se desloquem com facilidade e ao mesmo tempo tenham um melhor bem-estar, o que se pode traduzir numa melhor qualidade na sua produção de ovos. Além disso, um espaço bem ventilado e com uma boa luminosidade criará um ambiente agradável para as galinhas. É imprescindível investires nestes dois elementos, pois para além de potenciar o negócio pode ser uma mais valia em termos de questões de saúde e ambiente. 

Cuidados diários a ter nos aviários de galinhas

Para além de toda a estrutura do aviário é importante não esquecer todos os cuidados diários que estes animais necessitam. Uma limpeza cuidada do aviário é essencial para que as galinhas estejam em ótimas condições. Deste modo, é recomendada uma limpeza frequente com o propósito de evitar o surgimento de parasitas ou ácaros que podem alterar a qualidade do ambiente. A alimentação não pode ser descurada e é também aqui que te deves concentrar, pois com o mercado cada vez mais evoluído conseguirás encontrar uma oferta diversificada de alimentos adequados especialmente para as galinhas. De acordo, com a idade de cada animal existem alimentos pré-misturados adequados às necessidades nutricionais de cada um. Os aviários de galinhas devem ter sempre este tipo de alimentação aliado também a legumes frescos ou arroz e mais importante que isso é a água. Neste sentido, os aviários de galinhas devem também estar equipados com bebedouros especiais pois é um ser vivo que necessita constantemente de água.

Como leste as condições de um aviário devem estar alinhadas para um melhor bem-estar das aves que lá habitam. É cada vez mais uma tendência e aposta-se sobretudo numa criação responsável e amiga da natureza e ao mesmo tempo a procura por alternativas sustentáveis e inovadoras!

Categorias Relacionadas
sobre o autor
Sara Santos

ver perfil
32
Publicações
Dicas relacionadas