Sara Santos28 Jan 2020

artigos de caça

Ser caçador em Portugal

A caça desde sempre esteve ligada ao homem. Na era primitiva a caça era considerada uma prática de sobrevivência e atualmente é uma das atividades mais antigas na sociedade. Nos dias de hoje, também podes ser um caçador, no entanto não se revela tão fácil como há séculos atrás, pois exige que possuas uma carta, tenhas um conhecimento mais profundo de tudo aquilo que envolve a caça e ainda teres os artigos de caça adequados para a prática desta atividade. 

Atualmente, a caça regista moldes bastante diferentes em relação àqueles que eram praticados há muitos anos atrás. A economia começa a ficar cada vez mais dinamizada e os processos produtivos alteram-se e as preocupações por parte do ser humano também. Assim, a ideia acaba por centrar na preservação ecológica e existe uma grande controvérsia entre as práticas politicamente corretas e tudo aquilo que a caça propriamente dita implica. Se tens dúvidas de como te tornares um caçador continua a ler! 

Caça: o que é?

Antes de tudo é essencial saber o que é a caça! Esta atividade diz respeito à prática de captura de animais ou morte através da perseguição por parte dos caçadores. Por norma, numa caça os animais selvagens são o alvo principal, podendo justificar-se esta prática por questões de lazer, defesa pessoal ou de bens, alimentação, controlo de uma determinada população animal ou ainda para o comércio. O controlo de pragas é considerado pelos caçadores como um elemento imprescindível para a gestão da respetiva vida selvagem, pois fortalece a manutenção de um determinado conjunto de animais, uma vez que os seus principais predadores quase nem existem ou estão ausentes. Por sua vez, a caça excessiva pode levar a extinção de determinadas espécies e este problema deve ser tido em conta por cada caçador. No entanto, a captura de peixe para fins alimentares denominada por pesca não é considerada caça, bem como o ato de perseguir animais sem a intenção de os matar, estando aqui presentes atividades como a prática fotográfica de animais selvagens ou até mesmo a observação de aves. 

Como tornar-me num caçador?

Ser caçador não basta perseguir animais, mas sim implica a existência de certos requisitos para que te tornares num verdadeiro perito em caça! Antes de tudo precisas de uma certificação para tal, através da obtenção de uma carta de caçador. Caso seja esse o teu objetivo deves reunir as seguintes condições como: 

·        Ter uma idade mínima de 16 anos;
·        Aprovação no exame;
·        Não possuir qualquer tipo de deficiência fisiológica ou até uma anomalia psíquica, que de certa forma torne perigosa a prática de caça;
·        Não possuir qualquer tipo de proibição a nível legal ou judicial;

O exame para a obtenção da carta é fundamental para entender se cada individuo está preparado em relação a todas as matérias sobre caça. Neste sentido, o exame consiste numa prova escrita com cerca de 20 questões centradas em temas como: a legislação relativa a caça e os momentos e procedimentos essenciais a ter; higiene em animais selvagens e segurança alimentar; termos relacionados com a ecologia, a biodiversidade, a proteção do meio ambiente e a utilização de artigos de caça nomeadamente as armas que devem ser utilizadas. Depois, da aprovação neste exame o individuo torna-se um caçador e poderá caçar em qualquer meio permitido, fazendo-se acompanhar sempre com os documentos exigidos. É importante salientar ainda que a tua carta é valida até aos 60 anos e de seguida por intervalos de 5 anos. 

Algumas das espécies de caça

·        Javali de Caça

Em Portugal, o javali é uma das espécies de caça maior com um impacto significativo, não deixando também de ter uma grande relevância no continente europeu. O javali é umas das espécies que desperta uma maior atenção no caçador, pela sua quantidade e também pela facilidade de como se distribuem pelos vários tipos de terreno. Por norma esta espécie tem tendência em marcar presença em zonas de floresta mais densa. Se o teu objetivo é caçar este tipo de espécies terás de ter os artigos de caça necessários e um conhecimento mais profundo sobre as caraterísticas desta espécie pois são animais com uma dimensão considerável. 

·        Coelho-bravo 

Ao caçares coelhos bravos terás um longo desafio e tens de ter muita paciência e habilidade. Antes, de tudo nunca te esqueças de ter sempre contigo a licença que te dá a oportunidade para caçar em determinada zona. Desta forma, para uma caça produtiva ao coelho bravo recomenda-se que explores cuidadosamente toda a área envolvente, pois é importante para identificar refúgios e zonas onde estas espécies se podem alimentar. Além disso, um bom meio para uma caça mais produtiva pode ser através da ajuda dos teus cães de caça, pois conseguem fazer com que eles saiam das tocas. É importante, não te esqueceres de todos os artigos de caça para uma melhor segurança!

Técnicas e artigos de caça 

Na caça, os indivíduos sempre se revelaram astutos e com um passo à frente para conseguir o melhor resultado possível. Para isso, ao longo do tempo foram surgindo e aperfeiçoando diversas técnicas e aprimorando os seus vários artigos de caça. Esta atividade começou pela montagem de armadilhas, uso de cordas ou até mesmo armas especificas para cada tipo de caça, evoluindo para o uso de espingardas, armas de chumbo, visores térmicos, facas de caça, botas ou até mesmo de reboques para cães. Estes artigos de caça poderão ser encontrados em lojas especializadas nesta atividade para que tenha uma melhor experiência e uma melhor segurança na prática de caça. 


Como conseguiste ler, pode ser fácil fazeres da caça uma atividade presente na tua rotina! Basta seguires todas as indicações e irás tornar-te um verdadeiro caçador!

sobre o autor
Sara Santos

ver perfil
32
Publicações
Dicas relacionadas