Sara Santos28 Jan 2020

autocaravanas usadas

autocaravanas para venda

autocaravanas novas

acessórios autocaravanas

Viajar de autocaravana: dicas e ideias

Viajar não tem necessariamente de ser de avião! Estás com ideias em organizar a viagem mais inesquecível da tua vida? E que tal andares com “a casa atrás” numa autocaravana”? Há cada vez mais famílias que optam por viajar de autocaravana e quem começa nesta aventura, depois não quer mais outra coisa. O turismo de caravana tem aumentado substituindo o turismo de hotel, pois proporciona uma forma mais dinâmica de viajar onde terás a oportunidade de ir à descoberta de locais bem mais diferentes daquilo que encontrarás quando ficas hospedado num hotel. Não saias daí e fica a saber tudo o que precisas para organizar a melhor viagem da tua vida!

Porque devo adquirir uma autocaravana?

O principal motivo para adquirir uma autocaravana deve-se sobretudo ao tipo de viagens que este meio de transporte pode proporcionar. É possível viajar de autocaravana para vários locais, sem ter preocupares em reservar antecipadamente alojamento ou fazer um plano rigoroso da viagem em que tem que se cumprir vários passos, onde um deles é andar de avião. Com as caravanas terás a verdadeira sensação de liberdade de horários, de refeições e dormidas quando e onde quiseres. Além disso, é uma opção a ter mais em conta pois proporcionará além de grandes viagens a oportunidade de nos tempos livres ou até mesmo ao fim de semana de ires com toda a tua família aproveitar estes momentos. 

Tipos de autocaravanas 

Por norma, uma pessoa que deseja fazer grandes viagens sobre rodas tem um gosto enorme em adquirir autocaravanas novas. Existem vários tipos como: 

·        Integral 

Este tipo é considerado como uma das verdadeiras caravanas. É nestas autocaravanas que a cabine de condução pode ser integrada ao próprio espaço, fazendo uma espécie de sala de convívio. Terás um espaço maior e de grande conforto!

·        Perfilada

Caso desejas viajar apenas com a tua cara metade, este tipo de autocaravanas é ideal pois detém uma configuração ideal para uma casa de casal, um perfil mais aerodinâmico, melhor comportamento na estrada e consequentemente um consumo mais baixo. 

·        Furgões transformados 

Deste tipo fazem parte os veículos de transportes de mercadorias ou passageiros que são adaptados através de uma melhoria do isolamento térmico e acústico, bem como a colocação de mobiliário e outros elementos que lhe darão um aspeto idêntico ao de uma casa! Assim, terás um espaço mais confortável. 

Como viajar de autocaravana 

A escolha adequada de uma autocaravana nova é essencial para uma viagem sem sobressaltos. No entanto, é importante ter em conta outras situações importantes ao viajar de autocaravana. Fica a conhecer todas as dicas úteis para tornar a tua viagem memorável.

1.      Capacidade para conduzir: Conduzir uma autocaravana não é o mesmo que conduzir um carro. Para isso, é importante ter a certeza se és capaz para conduzir um veículo que é de maior dimensão para que corra tudo bem em estrada. 
 
2.      Conhecer bem a autocaravana: Cada vez mais as autocaravanas novas oferecem múltiplas comodidades e por isso é importante conhecer este veículo muito bem para viajar com segurança. Elementos como a eletricidade, a água e o gás são limitados, e no caso da água, o deposito deve ser abastecido de água potável numa área de serviço, e por sua vez proceder à descarga do reservatório das águas sujas e sanitárias. Além disso, viajar de autocaravana é agora muito mais cómodo, pois, as mesmas já podem vir equipadas com baterias onde a energia é armazenada, bem como painéis fotovoltaicos. O acesso a energia torna-se mais fácil mesmo quando a autocaravana se encontra estacionada. 

3.      Delinear todo o percurso: A viagem que estás a pensar fazer pode ser uma verdadeira loucura, mas mesmo que seja uma grande aventura é necessária alguma preparação. Numa fase inicial é importante fazer uma espécie de esboço com os locais que mais te interessa visitar e estruturar numa espécie de itinerário. Uma alternativa que durante a viagem pode ser muito útil é ter um GPS, mas mais importante que isso é levar mapas físicos pois nem sempre existe ligação à internet. 

4.      Planeie os bens essenciais e as refeições que terá de fazer: Viajar de autocaravana implica ter de adquirir certos utensílios que serão muito úteis para o quotidiano. É recomendado que verifiques todos os elementos que é necessário acrescentar numa autocaravana. Para que não te esqueças de nada e não tenhas de parar organiza uma lista de bens, bem como a comida que irás precisar.
 
5.      Segurança: As autocaravanas podem ser um alvo desprotegido em países que não conheces, principalmente em locais sinistros. É importante que as caravanas nunca estejam estacionadas em locais mais escondidos, pois em caso de assalto pode ser necessário estarem todos preparados para sair. Assim, antes de estacionar em qualquer lugar é imprescindível que olhes bem ao teu redor para tentar perceber se estás seguro ou não. Para uma melhor segurança é aconselhado não mostrar objetos de valor ou deixar documentos na autocaravana. Instala também um GPS Tracker ou um alarme caso seja necessário em situações de emergência. 

6.      Escolha sempre um local para pernoitar: Encontrar um local agradável e com uma paisagem de cortar a respiração pode ser possível para passar uma noite tranquila. É importante ter em atenção a segurança de todos os espaços para descansar a mente e refrescar as ideias. O mais indicado é pernoitar em parques destinados a autocaravanas, parques de campismo ou parques de estacionamento na condição de respeitar as regras do Código de Estrada.
 
Apontaste todas as dicas e estás preparado para começar a organizar a tua próxima viagem de autocaravana? A aventura começa aqui!

Categorias Relacionadas
sobre o autor
Sara Santos

ver perfil
32
Publicações
Dicas relacionadas