Nadine Gomes28 Jan 2020

As tendências no mundo da jardinagem

Toda a gente sabe que as plantas deixam os espaços mais zen e a arte de cultivar traz um bem-estar único . É só boas energias! Além disso, algumas plantas são comestíveis e podem dar um toque final a um prato saboroso. Mas, quais são as tendências para quer um jardim de sonho?

Hoje em dia, basta 'surfar' pelo Pinterest para passar horas e horas a ver jardins, varandas, vasos e plantas incríveis. 
Por isso, não é de espantar se, no dia a seguir, sentes a necessidade de entrar numa loja de produtos de jardinagem para iniciar uma vida mais 'verde' e mais feliz! Neste artigo, vamos entender um pouco mais sobre as tendências de jardinagem e partilhar o nome de alguns jardineiros de sucesso (que podem dar uma ajudinha de vez em quando).

plantas-flores.jpg


Além de ser um passatempo enriquecedor, vários estudos demonstram que fazer jardinagem e ter contacto com a terra tem imensos benefícios (mentais e físicos): bem-estar, alívio do stress, melhora a alimentação, aumenta a autoestima, diminui o sedentarismo, queima calorias, exercita o cérebro... em suma, fica mais saudável, mais humano, mais feliz!
Para quem não tem um pequeno terreno, existem várias soluções para ter plantas e flores nas varandas ou dentro de casa. Não há desculpas!

Mas, quais são as principais tendências na área da jardinagem?

1. Jardim urbano
Atualmente, este tipo de jardinagem tem cada vez mais adeptos: dentro de casa, nas varandas, nos terraços... A maioria são pessoas que tiveram este contacto na sua infância, sentiu saudades e voltou a plantar, semear, cultivar. Pode ser apenas ervas aromáticas, mas o passo mais importante é começar e sentir-se melhor e mais confiante. 
Uma pequena ajuda para quem não tem muita luz natural: existem sistemas de luz com LED para imitar a luz solar. As plantas mais comuns para este tipo de tendência: ervas aromáticas, cactos e suculentas.

2. Horta caseira
Devido à preocupação com os alimentos biológicos, as hortas em casa estão cada vez mais na moda. Cozinhas com jardins verticais para ocupar menos espaço, janelas semeadas de plantas,...
Mesmo não tendo muito tempo ou espaço em casa, ter alimentos caseiros, sem pesticidas, e colher para colocar nas saladas, nos sumos, é um sentimento tão bom.
Vale a pena tentar!

3. Selva urbana
Adoro esta expressão! É também uma das hashtags que conquistou as redes sociais o que toca à jardinagem. Qual é o conceito? Imitar a selva, mesmo! Plantas enormes voltaram a invadir as casas para dar um lado mais humano, mais natural à decoração. Depois, as plantas também invadiram as prateleiras, os armários, os tetos falsos, os candeeiros,... só falta mesmo uma cascata!

Precisa de ajuda? Como prometido, segue uma lista de jardineiros e empresas de jardinagem com excelentes referências:

Se eu podia viver sem fazer jardinagem? Podia, mas não era a mesma coisa!
Categorias Relacionadas
sobre o autor
Nadine Gomes
Freelancer Marketing Consultant

Comunicar é a ‘minha praia’, quer seja em meios mais institucionais ou mais informais. Adoro um bom filme, boa...

ver perfil
17
Publicações
Dicas relacionadas