Luísa Santos28 Jan 2020

pintura decorativa

Pintura decorativa: 5 ideias originais

Decora a casa de forma original.

No âmbito das Artes Plásticas e Decorativas, a pintura (decorativa) é uma das que mais se destaca, não só pela facilidade com que pode ser feita, como também pelo toque original que confere a qualquer divisão da casa. Fica a conhecer as ideias mais originais para renovar o quarto, a sala ou qualquer outro espaço de casa.

O que é a pintura decorativa

Se procuras uma forma original de decorar determinada divisão da casa (ou outro qualquer tipo de habitação), que possas fazer em casa e que não represente um grande investimento, a pintura decorativa pode muito bem ser a solução ideal.

Quando falamos de Artes Plásticas e Decorativas que possam, até, ser feitas em casa sem a ajuda de profissionais, a pintura decorativa é a área que mais facilmente se adapta às necessidades de quem quer renovar uma divisão da casa (pode até ser só uma parede).

Isto acontece porque os materiais necessários à dita "redecoração" são acessíveis à compra e possibilitam combinações muito divertidas e originais, que facilmente se adaptam ao gosto de cada um. A pintura decorativa é ideal para pintar paredes de salas, escritórios, quartos de crianças e até de adultos.

A prática assenta em materiais específicos que, consoante a utilização, permitem diferentes combinações de formas, texturas e cores. É por esse motivo que te damos a conhecer as formas mais originais de pintar uma parede (ou uma divisão) de forma decorativa.

pintura-decorativa.jpg


As ideias mais originais de pintura decorativa
No fundo, falamos de pintura de paredes ou, então, da aplicação de determinados materiais que, por sua vez, resultam na ideia de decoração inicialmente pensada. A principal função desta prática, inserida nas Artes Plásticas, é "dar vida" a determinada divisão, pelo que pode ser feita numa só parede ou, então, em todas elas.

Antes de tudo, é preciso muita imaginação e criatividade e é precisamente nesse campo que podemos ajudar-te a ter ideias diferentes e que vão dar mais cor e vida à divisão que escolheste. Podes pintar uma parede com quadrados, flores, frases, entre outros elementos.

Fica a conhecer as ideias mais originais para aplicares em casa, no teu local de trabalho ou, então, onde bem te apetecer.

1. Pintar riscas
Ou "listas", como lhe preferires chamar. Pintar uma parede com riscas (horizontais ou verticais) de diferentes tamanhos e/ou espessuras pode dar um aspeto muito divertido a determinado espaço. Podes pintá-las numa ou em mais cores, dependendo do teu gosto.

De facto, pintar riscas numa parede dá a sensação de que aquela divisão é maior do que, efetivamente, é. A sensação de largueza e ampliação é uma mais-valia para aqueles espaços que são mais pequenos.

2. Usar fita crepe ou washi tapes
Esta é uma técnica ótima para aqueles que não têm muita destreza para trabalhos manuais, mais propriamente para Artes Plásticas e Decorativas. É uma ótima ideia para decorar quartos de crianças, por exemplo, pela quantidade de formas que podem ser feitas com esses materiais.
 
Por um lado, podes construir formas ou escrever letras colando fita crepe na parede. Depois, só precisas de pintar a parede com a cor que pretendes e sobrepor, assim, as formas que fizeste com a fita colada. Deixa secar e retira a fita. Vais ficar surpreendido com o resultado final.

Podes também recorrer às washi tapes caso procures uma solução mais colorida e divertida, já que essas fitas existem em diferentes combinações e servem, propositadamente, para serem coladas na parede - em diferentes formas, por exemplo. Neste caso, não precisas de passar nenhuma tinta por cima. O material para artes plásticas deste género é vasto e podes encontrá-lo facilmente.

3. Pintura em ziguezague
Hoje em dia, esta é uma das formas mais utilizadas de pintura decorativa. A ideia é decorar uma parede inteira (ou parte dela) com linhas em ziguezague que, geralmente, têm uma cor mais contrastante em comparação com a cor base da parede.

4. Colar papel de parede
A aplicação de papel de parede também pode ser uma forma de pintura decorativa e é capaz de conferir uma textura totalmente diferente a uma parede (quando comparada com as restantes da divisão, claro está). Há imensas opções à venda, que podem ser encontradas nas lojas da especialidade, como é o caso da Leroy Merlin, por exemplo.

5. Usar stencil
O stencil é uma técnica muito comum e, na verdade, uma das mais simples de fazer em casa. O que queremos dizer é que não precisas de ir comprar um stencil próprio para decorar as paredes lá de casa. Podes, ao invés disso, usar um cartão como molde, com a forma que pretendes pintar.

O objetivo principal do stencil na pintura da parede é replicar determinada forma quantas vezes quiseres. Só assim garantes que todas as formas replicadas são exatamente iguais e a verdade é que podes pintar o que bem te apetecer.

Pega num pedaço de cartão, desenha a forma que queres pintar e utiliza uma tesoura para recortar o seu interior. Depois, só precisas de segurar o molde contra a parede de forma firme e pintar o interior do mesmo - repete o processo as vezes que quiseres.
categorias relacionadas
sobre o autor
Luísa Santos
Content Writer

A paixão pelas palavras acompanha-a desde sempre e a curiosidade por aquilo que não sabe leva-a a verbalizar todas as...

ver perfil
61
Publicações
Dicas relacionadas