Luísa Santos28 Jan 2020

Planetários: 4 locais para ver os astros em Portugal

Fica a conhecer melhores sítios para ver o espaço.

Ver o espaço é um grande desafio e nem mesmo o telescópio que tens em casa apontado para o céu é melhor do que os planetários portugueses, devidamente equipados para te oferecerem uma experiência única.

O que é um planetário

Antes de prosseguirmos, talvez seja melhor saberes as principais características de um local como esse, assim como tudo aquilo que o distingue de outros sítios onde possa também ser possível observar todos os elementos do Universo.

Um planetário, para além de ser um local a partir do qual podes observar o espaço, é também o sítio mais indicado para assistir a apresentações relacionadas com astronomia. Os planetários são conhecidos por recriarem imagens do espaço tão próxima da realidade quanto possível, replicadas a partir de determinado dia e hora.

Normalmente, um planetário, como acontece com os planetários em Portugal, é constituído por uma abóbada (ou cúpula) equipada com um tecido próprio que permite as ditas recriações do espaço. Regra geral, todos esses espaços estão munidos de projetores especiais e também de equipamento audiovisual que melhoram a experiência dos visitantes.

Posto isto, chegamos à altura ideal para te indicar quais os melhores locais no nosso país para poderes ver as estrelas, os astros, os planetas, os asteróides e todos os elementos do Universo.

sistema-solar.jpg


4 planetários em portugal para veres as estrelas

Não precisas de ser um aficionado por tudo aquilo que se passa acima da estratosfera para gostares de ver os astros e todos os planetas do Sistema. Na verdade, esta pode muito bem ser uma experiência única e, quem sabe, responsável por te apaixonares por tudo aquilo que acontece no espaço.

Como te dissemos anteriormente, por muito bom que seja um telescópio (daqueles que podes comprar para ter em casa), esse não te irá possibilitar uma visão tão clara e distinta quanto aquelas que consegues assegurar a partir de um planetário.

Ainda que existam vários locais para observar aquilo que está para além do céu, a verdade é que nada o faz como os planetários em Portugal, onde podes, também, assistir a recriações verdadeiramente astronómicas. Fica a conhecer os sítios mais importantes do país de seguida.

1. Planetário Calouste Gulbenkian - Centro Ciência Viva
Comecemos pela capital, mais propriamente pelo Planetário Calouste Gulbenkian, localizado na Praça do Império, em Belém. Este local prima por ser um pioneiro na partilha e educação daqueles que o visitam para conhecer mais sobre o Universo que nos rodeia.

Para além da habituais sessões de planetário, onde podes assistir aos "espetáculos" de que te falámos anteriormente, este local também se encarrega de criar programas especiais que envolvam a comunidade naquele que é o mundo da astronomia.

Atividades como acampar com as estrelas, uma viagem ao buraco negro, os mistérios do Universo, entre outras, são possíveis de assistir (e participar) no Planetário Calouste Gulbenkian. A partir do site, podes consultar o horário das sessões, reservar os programas e até comprar os bilhetes propriamente ditos.

2. Museu Nacional de História Natural e da Ciência
Este museu, que alberga um dos melhores planetários em Portugal, encontra-se perto do Mosteiro dos Jerónimos e é também responsável por proporcionar experiências únicas aos seus visitantes. O local é sobretudo procurado por estudantes, mas nem por isso o público geral deixa de o visitar.

Falamos de um planetário substancialmente mais pequenos quando comparado com outros mencionados neste artigo, o que não constitui propriamente uma desvantagem - muito pelo contrário, até porque, de acordo com o Museu, a interação com o público é muito mais próxima.

São várias as atividades que este Museu proporciona, sendo que as sessões mais concorridas costumam ser “O Céu de Galileu!” e “A Astronomia dos Lusíadas”.

3. Planetário do Porto - Centro Ciência Viva
O Planetário do Porto faz parte da Universidade do Porto e é por esse motivo que organiza diversas sessões e atividades para estudantes. Sendo muito procurado nesse contexto, este planetário organiza o seu planeamento para ir de encontro a visitas feitas por escolas e universidades.

Para além das habituais sessões, o Planetário do Porto também possibilita, em dias especiais, a hipótese de realizar observações gratuitas no telescópio, intitulado "Mais Perto das Estrelas".  Este é um local que organiza vários eventos durante o ano, incluíndo formações específicas na área.

4. Planetário de Espinho
Este planetário encontra-se inserido no Centro Multimeios de Espinho, um local onde acontecem diversos eventos durante o ano e, inclusive, sessões de cinema. De todos os planetários em Portugal, este é o mais avançado de todos, equipado com equipamentos topo de gama.

O sistema de projeção digital de alta resolução é, por isso, o mais inovador alguma vez instalado no país, capaz de oferecer uma experiência única a todos os visitantes. Outro dos pontos mais distintivos do local é a projeção 360º 3D, que proporciona ao espectador uma experiência totalmente imersiva.

Ao contrário dos restantes planetários, o de Espinho não dispõe de uma cúpula exterior. Ao invés disso, instalou uma de bronze no seu interior, proporcionando um espaço distinto e dedicado às "sessões de espaço" mais sensoriais de todas.
categorias relacionadas
sobre o autor
Luísa Santos
Content Writer

A paixão pelas palavras acompanha-a desde sempre e a curiosidade por aquilo que não sabe leva-a a verbalizar todas as...

ver perfil
61
Publicações
Dicas relacionadas