Por favor faça download de um navegador mais recente aqui. Obrigado!
Fundada em 1883
A Fábrica Mel-de-Cana Ribeiro Sêco de V. Melim, Lda com mais de 125 anos, é uma referência no setor de produção de mel-de-cana, um produto que faz parte da identidade da Ilha da Madeira.
Logo depois do descobrimento da Ilha, em 1419, esta afirmou-se entre os produtores de cana-de-açúcar, atividade fundamental para o desenvolvimento e prosperidade da Madeira. Desde então e até hoje, o brasão da cidade do Funchal guarda como armas os cinco pães de açúcar.
A produção de açúcar, mel-de-cana e aguardente atingiu o seu expoente máximo nos séculos XV e XVI, pois ainda que os 33 engenhos fossem de pequenas dimensões, muitos estrangeiros afirmavam que o açúcar da Madeira era o melhor do mundo.
No século XVIII, após um período mais difícil, apenas laborava o engenho da Ribeira dos Socorridos. Este engenho foi o “pai” da Fábrica Mel-de-Cana Ribeiro Sêco, cujos registos históricos unem por relação familiar.
O engenho do Ribeiro Sêco, pelas mãos de Aluísio César Bettencourt, nasce em 1883, mas é na direção de seu filho, Luís Vogado Bettencourt que o nome desta fábrica se confunde com o próprio mel.
Este encerra os engenhos de aguardente em 1927 e dedica-se plenamente à produção do mel-de-cana. Ficava assim a Fábrica Mel-de-Cana Ribeiro Sêco.