Junta de Freguesia de Carregueiros

Junta de Freguesia de Carregueiros

  • Rua São Simão 2
    2305-204 CARREGUEIROS
  • jfcarregueiros@mail.telepac.pt
  • Custo de chamada para rede fixa nacional
  • Custo de chamada para rede fixa nacional
  • visitar website
Sobre Junta de Freguesia de Carregueiros

Carregueiros é um dos mais velhos nomes de origem romana que parece vir de Caricarius, (figos passados) e, realmente, fica numa região de figueirais o que poderá indicar a existência de passas de figo com alguma abundância que justificasse o nome da aldeia. ROSA, Amorim, (1971), História de Tomar, Vol. I, pág.68, Gráfica de Tomar, Tomar.

Reza a tradição que, por existirem na Aldeia de Carregueiros depósitos de carvão, os seus habitantes transportavam-no em burros, e vendiam-no nas regiões circundantes, especialmente em Tomar.

Ora acontece que por vezes o carvão se esgotava sem que a clientela ficasse satisfeita, na sua totalidade. E, após perguntarem ao transportador do carvão (o carregueiro) se lho poderia ainda arranjar, este respondia “o carvão acabou-se mas se quiser esperar, poderei ir buscá-lo ao meu carregueiro”. Como eram vários os carregadores, eram vários os carregueiros e dai a origem do nome desta aldeia – Carregueiros.

É provável que esta versão quase lenda, tenha algo de verdade pois nos livros “Anais de Tomar” encontra-se muito o nome de “Aldeia dos Carregueiros”.

Publicações relacionadas