• Rua Doutor António Fortunato Rocha Quaresma
    3100-484 POMBAL
  • espombal@mail.telepac.pt
  • visitar website
  • 236 212 169
  • Ligue Grátis
Sobre Escola Secundária de Pombal

O AEP, criado em abril de 2013, resulta da agregação do Agrupamento de Escolas de Pombal, anterior Agrupamento Marquês de Pombal, com a Escola Secundária de Pombal. Localiza-se na faixa litoral atlântica portuguesa, envolvendo numa área de cerca de 380 km2. Confronta, a Norte, com os concelhos de Figueira da Foz e Soure; a Sul, com Ourém e Leiria; a Este, com Ansião e Alvaiázere e, a Oeste, com o Oceano Atlântico. O Agrupamento integra-se na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, fazendo parte, a nível sub-regional, da NUTS III Pinhal Litoral.
A sua criação remonta ao ano de 1957 e é justificada pelas condições socioculturais da região. De facto, considerando que, embora no final dos anos 50, a população do concelho de Pombal tivesse como atividade predominante a agricultura, registou-se, a partir daquela data, um importante crescimento industrial, fazendo emergir necessidades de formação técnica. Neste contexto, as entidades oficiais pombalenses (Presidente da Câmara e representantes dos estabelecimentos fabris e comerciais) solicitaram, junto do Ministério da Educação, a criação de uma escola técnica que ajudasse a superar a falta de um ensino vocacionado para o mundo do trabalho. Inicialmente designada por Escola Técnica Comercial e Industrial, foi criada pelo Decreto n.º 41258, de 10 de setembro de 1957. Esteve em várias instalações provisórias, até que a Direção Geral do Ensino Técnico e Profissional apresentou o programa de construção do atual edifício elaborado pela Junta das Construções para o Ensino Técnico e Secundário, conforme Ofício 588, de 24 de abril de 1961. A partir de maio de 1975, devido à reconversão global do Sistema Educativo, passou a designar‑se Escola Secundária de Pombal (Decreto-Lei n.º 260-B/75, de 26 de maio).

Em agosto de 2009, a empresa Parque Escolar iniciou as obras de requalificação do edifício desta escola, centradas em cinco pontos-chave: reorganização funcional da escola, demolição de estruturas obsoletas, otimização de usos de área existente e aumento da área útil para possibilitar a introdução de novos programas, aumento da eficiência energética passiva e ativa de todo o sistema construtivo e renovação de todas as infraestruturas. As obras foram concluídas em agosto de 2010, tendo as novas instalações sido inauguradas no dia 5 de outubro de 2010 pelo Senhor Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações.

As instalações escolares ocupam uma área de 22.966 m2, área de implantação de 7913,7 m2, área bruta de construção 13267,7 m2

Fotos
Características
Horário Especial
  • Aberto à Hora de Almoço
Publicações relacionadas