Câmara Municipal de Valpaços

Câmara Municipal de Valpaços

  • Avenida Dona Maria do Carmo Carmona
    5430-549
    Valpaços
  • municipio@valpacos.pt
  • Custo de chamada para rede fixa nacional
  • Custo de chamada para rede fixa nacional
  • visitar website
Sobre Câmara Municipal de Valpaços

Localizada numa zona onde Celtas e Romanos deixaram as suas marcas, a região de Valpaços, situada em Trás-os-Montes, é uma zona de planalto, cortada por uma intensa rede hidrográfica. O clima é caracterizado por invernos muito rigorosos e verões muito quentes e secos.
Foi uma região muito povoada desde a pré-história, como demonstram os muitos vestígios megalíticos.
Valpaços está inserido também na sub-região do Alto Tâmega, composta por mais cinco concelhos: Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena e Vila Pouca de Aguiar.

Pertence a um território de belíssimas paisagens, óptima gastronomia, termalismo, riqueza cinegética, património histórico e etnográfico singulares…

A oferta gastronómica do Alto Tâmega é vasta e a sua qualidade unanimemente reconhecida. O mel, o fumeiro, o vinho, o folar, os pastéis, o presunto, os cogumelos, o cabrito, a carne barrosã e maronesa, o azeite, a castanha são hoje imagens de marca desta sub-região.
Temos também águas cristalinas e terapêuticas, vales pintados de mil e uma cores, montanhas onde o tempo guardou riquezas e segredos, um património vastíssimo, usos e costumes ímpares. A natureza pura…um espaço turístico à sua espera.

Fotos