Cenfim - Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica

Cenfim - Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica

Sobre Cenfim - Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica

O CENFIM - Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica é um centro protocolar de âmbito nacional, que promove a formação, orientação e valorização profissional dos Recursos Humanos do Sector Metalúrgico, Metalomecânico e Eletromecânico.

O CENFIM tem 13 Núcleos em: Amarante, Arcos de Valdevez, Caldas da Rainha, Ermesinde, Lisboa, Marinha Grande, Oliveira de Azeméis, Peniche, Porto, Santarém, Sines com um Polo em Grândola, Torres Vedras e Trofa; com sede em Lisboa e no Porto.

A importância do Sector Metalúrgico e Eletromecânico no desenvolvimento económico da Região / NUT entre Douro e Tâmega, com centralidade em Amarante, envolve elevado número de Empresas, onde trabalham aproximadamente 2000 pessoas, que produzem entre outros os seguintes produtos: Equipamentos e estruturas ligadas às pedreiras e extração de areias, construção de edifícios metálicos, “Rails” de proteção de estradas, serralharias “ferro”, alumínios e PVC, fundições de ferro fundido, ferragens em alumínio, fabrico de redes e correntes metálicas, mobiliário metálico, ferramentas forjadas, moldes para calçado etc.

O CENFIM em Amarante iniciou a sua atividade em 15 de Dezembro de 2008, para responder às empresas na promoção e na absorção das inovações técnicas e tecnológicas, de racionalizar os seus processos produtivos e de investir na qualificação técnica e profissional dos seus Recursos Humanos, pela via da Formação/Qualificação.

Sabemos, nós a importância de estimular a inovação e o desenvolvimento sustentado, garantindo a Formação Profissional – de Jovens e Adultos para permitir a adaptação às mudanças industriais e às inovações no domínio do emprego e das atividades económicas em geral, a começar pelas mais relevantes na região.

O CENFIM terá, de certeza, um papel primordial na preparação dos atuais e futuros Profissionais do Sector Metalúrgico e Eletromecânico nesta Região, para tal contamos com o apoio de todos - Empresários e seus Colaboradores, Câmaras Municipais, Centros de Emprego, Escolas, Associações representativas da Região, Formandos e Formadores e Colaboradores do CENFIM.

O futuro agradece a quem tem a responsabilidade de tomar as decisões acertadas e no devido tempo a começar por Nós pelos Empresários, Instituições Públicas e Privadas bem como a todas as Forças Vivas da Região.

Fotos
Publicações relacionadas