Cenfim - Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica

Cenfim - Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica

Sobre Cenfim - Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica

O CENFIM - Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica é um centro protocolar de âmbito nacional, que promove a formação, orientação e valorização profissional dos Recursos Humanos do Sector Metalúrgico, Metalomecânico e Eletromecânico.

O CENFIM tem 13 Núcleos: em Amarante, Arcos de Valdevez, Caldas da Rainha, Ermesinde, Lisboa, Marinha Grande, Oliveira de Azeméis, Peniche, Porto, Santarém, Sines com um Polo em Grândola, Torres Vedras e Trofa; com sede em Lisboa e no Porto.

O Núcleo das Caldas da Rainha do CENFIM iniciou a sua atividade em Junho de 1990, numa fase inicial apenas com formação teórica em sala, mas com a mudança de instalações em Agosto de 1995 passou a dispor de área oficinal e a ministrar formação prática. Em Maio de 2002, o Núcleo instalou-se em definitivo nas atuais instalações, antiga fábrica de cassetes áudio da Matel, que a Câmara Municipal de Caldas da Rainha reconverteu e alugou ao CENFIM.

O CENFIM decidiu implantar-se nas Caldas da Rainha com o objetivo de apoiar e fomentar o desenvolvimento das empresas da região, nomeadamente através da formação dos seus ativos e da formação de jovens respondendo à necessidade de renovação e capacitação das empresas com pessoas qualificadas, capazes de dar sequência ao desenvolvimento tecnológico que nessa altura já estava em curso.

A cidade de Caldas da Rainha, outrora caracterizada pela predominância da indústria cerâmica, por força da crise neste sector, foi gradualmente diversificando a sua indústria e neste momento tem um tecido empresarial com intervenção em diversas áreas, sem que haja uma predominante.

Para além deste concelho, o Núcleo de Caldas da Rainha do CENFIM, intervém também nos concelhos vizinhos de Óbidos, Bombarral, Cadaval, Rio Maior e Alcobaça.

No seu conjunto, a área de intervenção do Núcleo inclui empresas das áreas da cerâmica, construções metalomecânicas, construção de equipamentos, hortofrutícola (onde se incluem as várias cooperativas e associações de produtores de Pêra Rocha e de vinho), alimentar, hotelaria, serviços de instalação e manutenção de equipamentos, e as indústrias de cutelarias, extração e transformação de pedra ornamental, calçado e marroquinaria (estas últimas com grande concentração na freguesia da Benedita do concelho de Alcobaça).

Para dar cumprimento aos seus objetivos o Núcleo tem vindo a reequipar-se e reforçar-se com recursos técnicos e humanos, pelo que neste momento temos uma capacidade formativa muito diversificada que nos permite ministrar formação nas seguintes áreas:

- Serralharia Civil;
- Soldadura;
- Serralharia Mecânica
- Manutenção Industrial;
- Programação e Maquinação Assistida por Computador (sistemas CAD/CAM/CNC);
- Energias Renováveis;
- Refrigeração e Climatização;
- Electricidade e Electrónica;
- Automação Industrial;
- Impressão 3D;
- Infraestruturas de Telecomunicações em Edifícios e Urbanizações (ITED e ITUR).

O Núcleo do CENFIM de Caldas da Rainha no estreito relacionamento que mantém com as empresas e com a comunidade local, promove formação profissional qualificante para jovens e adultos de dupla certificação (escolar e profissional), formação contínua e formação à medida de necessidades específicas das empresas.

Fotos
Publicações relacionadas