Por favor faça download de um navegador mais recente aqui. Obrigado!
Alvaiázere, vila e concelho, deve o seu nome aos árabes. Com efeito, quando esses povos invadiram a Península Ibérica, no ano de 711, logo se apoderaram de grande parte do actual território nacional. Foi o caso de Alvaiázere, a quem baptizaram de Al-Bai-Zir ou Alva-Varze, de acordo com as diferentes opiniões expressas.
Apesar da voracidade dos séculos, o concelho não perdeu algumas das características que desde sempre teve. Da serra de Alvaiázere, por exemplo, obtêm-se panoramas excelentes. Uma serra altiva e repousante. Um maciço calcário coberto de urzes e pequenas orquídeas floridas. Para nascente, avista-se a planura fértil de Alvaiázere, salpicada de vinhedos, olivais, campos de milho e de alegre casario branco e ocre. Para poente, vê-se o vale do rio Nabão, antecedido de frondosos pinhais. Pelas encostas ouve-se o andar lento dos rebanhos e das cabras.
Em Alvaiázere, a natureza é intensamente verde. Vales e várzeas abraçam dois tranquilos cursos de água, o Nabão e a ribeira de Alge.