Cenfim - Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica

Cenfim - Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica

Sobre Cenfim - Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica

O CENFIM - Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica é um centro protocolar de âmbito nacional, que promove a formação, orientação e valorização profissional dos Recursos Humanos do Sector Metalúrgico, Metalomecânico e Eletromecânico.

O CENFIM tem 13 Núcleos: em Amarante, Arcos de Valdevez, Caldas da Rainha, Ermesinde, Lisboa, Marinha Grande, Oliveira de Azeméis, Peniche, Porto, Santarém, Sines com um Polo em Grândola, Torres Vedras e Trofa; com sede em Lisboa e no Porto.

Em fevereiro de 1987, altura em que o Núcleo foi criado, iniciámos a nossa atividade com as primeiras formações direcionadas especificamente à área dos moldes.

A implementação do Núcleo nesta zona geográfica deve-se à existência de um elevado número de empresas metalomecânicas, dedicadas principalmente ao fabrico de Moldes, e à consequente necessidade de mão-de-obra qualificada e especializada para satisfazer os seus altos níveis de rigor e exigência técnica.

Muitos anos volvidos, desenvolvemos agora a nossa formação em áreas mais abrangentes, formando técnicos em diversas profissões ligadas à indústria em geral e, particularmente, à Metalomecânica, através de formação de longa duração direcionada a jovens e adultos, nas modalidades Aprendizagem, EFA – Educação e Formação de Adultos e CET – Cursos de Especialização Tecnológica, e de formação de curta duração, nas modalidades Formação Modular e Formação à Medida.

O Núcleo de Oliveira de Azeméis do CENFIM tem contribuído em quantidade e qualidade para a mão-de-obra qualificada na indústria da região, compromisso que pretendemos manter e elevar.

Estão na zona de intervenção do Núcleo os Concelhos de Aveiro, Oliveira de Azeméis, Ovar, Santa Maria da Feira, S. João Madeira, Vale de Cambra e Viseu.

O nosso objetivo é evoluir tecnologicamente, acompanhando, tanto quanto possível, a evolução das empresas, para que possamos apresentar uma oferta formativa ajustada às suas necessidades, bem como oferecer ferramentas de aumento de competitividade para os ativos da região.

Fotos
Publicações relacionadas