A Naturopatia e a Alimentação - Arroz Integral

Oryza é o nome científico do arroz, sendo Oryza sativa a espécie mais comum que depois se subdivide em índice de grão longo e japónica de grão curto. Na China foram encontrados utensílios para o cultivo do arroz com mais de 8.000 anos. 
 
Os mercadores Persas ficaram conhecidos por terem sido grandes importadores deste grão. Mais tarde, os árabes levaram-no para o Egipto, Marrocos e Espanha e, de lá, chegou a todos os cantos da Europa. Os portugueses e holandeses levaram o arroz para as suas colónias em África e de lá para a América, sendo o arroz considerado um presente do Velho para o Novo Mundo. 
 
Hoje em dia o arroz é alimento essencial em mais de 100 países em todo o mundo, com diferentes países a apresentarem diferentes especialidades de arroz, como o risoto na Itália, a paella em Espanha, a jambalaya no sul dos EUA, o arroz de coco na Colômbia, o arroz cozido ao vapor na China, o arroz com feijão no México, ou o arroz doce em Portugal, só para referir alguns. 
 
À venda podemos encontrar arroz integral que contém todas as partes do grão, incluindo o farelo rico em fibra, o germe rico em nutrientes e o endosperma rico em hidratos de carbono. Além disso o arroz integral não se limita à cor castanha, podendo também ser encontrado em tons de preto, roxo ou vermelho. 
 
O arroz branco, por outro lado, teve o farelo e o germe removidos, as partes mais nutritivas do grão, perdendo assim a maioria das vitaminas B, minerais, fitoquímicos e fibras naturais.

Artigo completo aqui
Autor
Naturopata titular de cédula profissional emitida pela ACSS – Administração Central do Sistema de Saúde. Diplomado em Macrobiótica pelo Instituto Macrobiótico de Portugal. Diplomado em Nutrição Ayurvédica e Estilo de Vida pelo Instituto Internacional de Estudos Védicos e Orientais. Prática em aconselhamento dietético naturopático, fitoterapia, suplementação ortomolecular, homeopatia, aromaterapia, auriculoterapia, iridologia.
Artigos do mesmo AutorArtigos Recomendados