Herdeiros Agostinho Ferreira Medeiros Lda

Herdeiros Agostinho Ferreira Medeiros Lda

Sobre Herdeiros Agostinho Ferreira Medeiros Lda

A fundação da empresa Herdeiros de Agostinho Ferreira Medeiros, Lda deveu-se a antepassados dos seus actuais gerentes da Sociedade, ligados à execução de calçada, calçadinha e cantarias.
No anos cinquenta foram fornecidas quantidades significativas de cantarias, então aplicadas na ornamentação de Escolas do Plano dos Centenários e Edifícios Públicos em Ponta Delgada, de onde se destacam: Edifício dos Correios, Alfândega, todos os Edifícios Pombalinos da Praça Gonçalo Velho e do Prolongamento da Avenida Marginal.
A maioria destas obras foram realizadas pela Empresa Eng.º Luís Gomes, que absorvia quase todos os seus produtos. Dado o bom relacionamento que existia com esta, surge a ideia em se adquirir um primeiro camião.
Foi a partir de então que aparece a actividade de calcetamento, tendo a mesma realizado obras desta natureza em todos os Concelhos da Ilha (de onde se destaca o caminho para as Lombadas, Ribeira Grande), nas Ilhas de São Jorge e de Santa Maria, embora aqui de pequena importância. A fabricação de britas surge também nesta altura.
Posteriormente, a pavimentação betuminosa (semi-penetração asfáltica, que consistia em rega de asfalto distribuído por camadas, hoje, já ultrapassada) substituiu a actividade de calcetamento.
Em 1977, com o falecimento precoce do sócio fundador da empresa, Agostinho Ferreira Medeiros, os seus descendentes tomam a decisão de prosseguir com a actividade.
Em 1981, aparece a empresa Herdeiros de Agostinho Ferreira Medeiros, Lda., cuja actividade começa por abranger a fabricação de britas e blocos, execução de obras públicas e de construção civil, aluguer de equipamentos e comercialização de materiais de construção civil. Abandonou-se a execução de cantarias artesanais.
Em 1991, os sócios da empresa decidem retomar esta actividade, embora utilizando-se instrumentos mecânicos em detrimento do artesanal. Entretanto, esta foi crescendo de tal forma que hoje representa 30% da facturação da empresa.

Fotos