Escola Profissional de Vouzela
  • Rua António Sérgio Vouzela
    3670-242 VOUZELA
  • geral@epvouzela.pt
  • Custo de chamada para rede fixa nacional
  • Custo de chamada para rede fixa nacional
  • visitar website
Serviços
PAP's
PAP's
Cursos de ed. e formação
Cursos de ed. e formação
Estágio Profissional
Estágio Profissional
cursos profissionais
cursos profissionais
Sobre Escola Profissional de Vouzela

A Escola Profissional de Vouzela, Lda. desenvolve única e exclusivamente a atividade para a qual foi criada, ou seja, o ensino e formação profissionais. Esta instituição iniciou a sua atividade em outubro de 1991.
A carência de mão-de-obra especializada no ramo da hotelaria da região e a elevada percentagem de alunos que abandonavam precocemente a escola sem preparação para a vida e para o mercado de trabalho, foi a razão pela qual se criou esta Escola Profissional. Desde sempre que a formação em hotelaria foi privilegiada, porque nos encontramos na região de Lafões, muito próximo da Estância Termal de S. Pedro do Sul, e porque esta região detém ainda fortes potencialidades turísticas a serem exploradas.
E, por tudo isto, nasce a Escola Profissional, desde logo com duas vertentes: Hotelaria e Eletricidade, cursos de nível 2 da U.E., que deram formação inicial a uma centena de jovens.
Esta terá sido a ideia base de todo o projeto, mas, surgia também o desejo de dar resposta às necessidades de recursos humanos qualificados para a sua zona industrial, como instrumento de desenvolvimento regional, evoluindo-se assim para as áreas da manutenção industrial.
Com a evolução do ensino profissional, a escola viu-se obrigada a enveredar por formação de técnicos de nível 3 da U.E. nunca se afastando da ideia inicial – cursos na área de Hotelaria/Turismo, Eletricidade/Eletrónica, Construção Civil e posteriormente manutenção industrial e mecatrónica.
Após uma caminhada de mais de 23 anos de ensino, a Escola Profissional jamais poderá ser vista como uma via menor no processo educativo. É, isso sim, uma via de ensino diferente, porque mais virada para o aprender fazendo, mais ajustada às necessidade de formação e valorização profissional de todos aqueles que procuram ingressar mais cedo no mundo do trabalho com uma qualificação profissional.
Atualmente a Escola ministra cursos de educação formação (nível II), um curso vocacional na área de hotelaria, cursos de ensino profissional (nível IV) e cursos de especialização tecnológica, em parceria (nível V), em período pós-laboral.