Cenfim-Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica

Cenfim-Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica

Sobre Cenfim-Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica

O CENFIM - Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica é um centro protocolar de âmbito nacional, que promove a formação, orientação e valorização profissional dos Recursos Humanos do Sector Metalúrgico, Metalomecânico e Eletromecânico.

O CENFIM tem 13 Núcleos: em Amarante, Arcos de Valdevez, Caldas da Rainha, Ermesinde, Lisboa, Marinha Grande, Oliveira de Azeméis, Peniche, Porto, Santarém, Sines com um Polo em Grândola, Torres Vedras e Trofa; com sede em Lisboa e no Porto.

O Núcleo do Porto, em atividade desde Março de 1986, instalado na zona da Areosa, transferiu-se, em Setembro de 1988, para as antigas instalações do Centro de Ramalde do IEFP, onde permanece.

Foi criado com o objetivo de dar resposta a necessidades de formação das empresas, em especial as do sector da Metalurgia, Metalomecânica e Eletromecânica. Mais tarde, desenvolveu de forma independente, a sua atuação na área da Energia – Gás e mais recentemente expandiu essa oferta à área das Energias Alternativas, onde o Solar Térmico ocupa um lugar de reconhecido destaque.

Dentro da Metalurgia e Metalomecânica, a soldadura ocupa um volume de formação muito significativo.

Este Núcleo tem instalações adequadas e reconhecidas, para a formação dos cursos de Técnico de Gás, Instalador de Redes de Gás, Soldador de Cobre e Polietileno e Mecânico de Aparelhos a Gás, estando também habilitado para a emissão e renovação dessas licenças.

No âmbito do novo Quadro Comunitário de Apoio – QREN e das oportunidades por este fundamentadas, este Núcleo, para além da formação de Jovens – Sistema de Aprendizagem, nível 3, na vertente Construções Mecânicas, Mecatrónica e Refrigeração Climatização, faz o Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, Educação e Formação de Adultos e Formação Modular Certificada.

Ainda no Sistema de Aprendizagem e integrado em atividades curriculares e/ou extra-curriculares, o Núcleo do Porto tem levado um grande número de jovens a participar em Concursos, com resultados que espelham o nosso nível de qualidade de ensino:

Padre Himalaia
2005 - 1º lugar escalão Periélio e 2º lugar escalão Zénite
2006 - 1º lugar escalão Zénite e 2º lugar escalão Periélio

Robotparty
2007 - 1º Lugar Construção - Classe Júnior
2008 - 2º Lugar Construção - Classe Júnior

Robótica
2007 - 3º Lugar - Dança Júnior
2008 - Menção Honrosa - Dança Júnior
2009 - Equipa Finalista na prova Busca e Salvamento - Escalão B

Robocup Júnior
2007 - USA - Atlanta

Carrinhos Solares
2008 - 2º Lugar
2009 - 1º Lugar

Campeonato Regional e Nacional das Profissões
Classificação de pódium em Desenho Industrial CAD, Eletromecânica Industrial, Soldadura e Canalizações desde 2000

Campeonato Internacional das Profissões
2003 - Suíça - Desenho Industrial CAD
2005 - Finlândia - Desenho Industrial CAD
2007 - Japão - Medalha de Excelência - Desenho Industrial CAD
2009 - Canadá - Medalha de Bronze - Desenho Industrial CAD

Fotos
Publicações relacionadas